Carlos Donizete Parra
O mundo deu uma chacoalhada geral nos últimos meses e todos estão em busca de novos modelos para se adaptar e conseguir um ritmo mais forte de crescimento. A indústria de vinhos cresceu ano passado tanto em volume vendido quanto no consumo per capta no Brasil. As vendas online aceleraram a demanda por novos produtos e as embalagens continuam sendo impactantes para o sucesso nesse canal. As vinícolas precisam de agilidade para fazer chegar aos consumidores seus produtos do mesmo jeitinho como são adquiridos em lojas e supermercados. Novas opções de embalagens como latas de alumínio e bag-in-box ganharam espaço e seguem em ritmo de crescimento já que as vendas online, segundo projeções de especialistas deverão se manter em alta, principalmente nesta fase de restrição de circulação de pessoas que continuamos atravessando em praticamente todo o país.
O vinho sempre dedicou muitos estudos e importância ímpar às embalagens, assim ficamos curiosos em saber qual deve ser o comportamento da indústria em relação à embalagem nessa fase de mudanças tão intensas. Perguntamos aos executivos: Como a embalagem pode contribuir para o aumento do consumo de vinhos no Brasil?
Hermínio Ficagna, Diretor Superintendente, Vinícola Aurora
A embalagem deve se adaptar aos novos tempos que estamos enfrentando. Seja na comunicação para a geração que está chegando, seja no formato apresentado ou no volume. O mundo do vinho está muito ligado às garrafas de vidro. Mas esse tipo de embalagem para a venda online, por exemplo, vira um complicador. Por isso, embalagens alternativas serão muito bem-vindas para atender essa demanda crescente pelo “vinho online”. Entretanto, a garrafa de vidro continua soberana na vida dos amantes dos vinhos. Além disso, os volumes, estão amarrados aos 750ml e também terão que se adaptar para atingir públicos que não querem gastar muito e beber muito. Ofertas de rótulos com 100ml, 200ml ou meia garrafa terão um espaço garantido na vida das pessoas. A informação nesse período permite que o consumidor pergunte ao Google se vinho faz bem. Se ele responder que 100ml por dia está excelente, o que o cliente irá fazer com os outros 650ml? Temos que ficar atentos à demanda, ao que o público que vai começar a beber vinhos consome e oferecer as soluções. Se não fizermos isso, deixaremos outras indústrias chegarem no coração desse potencial cliente.
Fabiano Ruiz, Diretor Executivo,
Henkell Freixenet
A embalagem é um dos principais atrativos para o público. Em 2018, trouxemos ao Brasil o Freixenet Prosecco em uma embalagem especial que se assemelha ao bico de jaca. Por conta do sucesso de vendas e pela grande aceitação do consumidor, em 2019 trouxemos o espumante Italian Rosé. Os rótulos rapidamente se tornaram icônicos na companhia, sendo muito relevantes para ocasiões especiais, como casamentos e celebrações. Em 2020, inovamos e trouxemos ao Brasil os Italian Wines, nas versões tinto, branco e rosé – extensões da linha Freixenet Prosecco & Italian Rosé. Rapidamente os produtos se tornaram um dos mais vendidos da companhia, somando qualidade com embalagens que remetem a sofisticação e glamour.
Arthur Stringhini, Diretor, Zegla
A embalagem é essencial para o negócio vinícola, sendo a diversificação de produtos e embalagens imprescindível para se atingir um público maior e cada vez mais aberto a novidades, como é o caso dos vinhos e dos espumantes em latas, prático, casual e 100% reciclável. O formato já está consolidado no exterior, no Brasil é uma nova experiência que está dando certo.
Catarina Peres,
Supervisora de Marketing, Verallia
Além de proteger a bebida, a garrafa de vidro passou a ter a função de ajudar o consumidor a identificar que tipo de vinho contém. O design é um elemento diferenciador de produtos e, muitas vezes, é o fator que leva o consumidor a escolher determinado vinho. É possível investir numa embalagem com design diferenciado para conquistar mais apreciadores do vinho.
A Verallia está sempre em busca de soluções tecnológicas inovadoras para seus clientes e, nesse sentido, desenvolvemos a nova linha EGO, que atende a demanda de vinhos sofisticados, mas sem quebrar o compromisso com o meio ambiente. Graças a seu efeito ótico, a picura acentuada (61 mm) faz com que o produto se assemelhe às garrafas maiores e mais pesadas. As garrafas dessa linha contam com gargalo VEO (Verallia Easy Open). Sua marca permite cortar e remover facilmente a parte superior da cápsula, conservando o aspecto estético da garrafa, mesmo depois de aberta.
A linha ECOVA, cujo nome é inspirado na união das siglas ECO (Ecologia) e VA (Valor agregado), é outro exemplo. Elas são até 30% mais leves do que as tradicionais, sem perder qualidade e resistência, o que possibilita a otimização dos custos de logística, já que são transportadas em maior quantidade por caminhão – cerca de mil garrafas a mais.
Catherine Petit, Diretora Geral, Moët Hennessy do Brasil
A embalagem é o primeiro contato com o consumidor, desempenhando uma função de proximidade e desejo. Ela é o ponto de partida nos pontos de venda, ao estar nas gôndolas, capturando a atenção de quem está ao seu redor. Nesse sentido, há diversos meios de comunicação entre a embalagem e o consumidor, o principal deles é o design, que representa a nossa identidade – a excelência Chandon –, a qualidade e herança de nosso espumante. O design transmite vários significados, em meio a eles mensagens visuais com a finalidade de influenciar o consumidor em sua realização de compra. O design proporciona – através de sua forma aparente – o diferencial visível a elas, isto é, este desejo que nós tanto buscamos.
Adriano Miolo, Diretor Superintendente, Vinícola Miolo
A embalagem tem relação direta com o consumidor. Além de proteger e conter o produto, tem um importante papel de comunicar, além de sua utilidade. Antes de degustar o vinho, a embalagem é responsável por criar uma imagem perante o consumidor, o que a torna essencial e requer planejamento, pois se trata de uma ferramenta de marketing capaz de atrair o consumidor, criando uma comunicação direta com ele. No caso do vinho, a variedade de rótulos é imensa, o que confere à embalagem ainda mais valor. Também é importante destacar a variedade de formatos para atender as necessidades dos brasileiros que estão redescobrindo as facilidades do Bag in Box, assim como optado, ainda, pelas meias garrafas. Até mesmo inovações como a lata vêm ganhando espaço no mercado.
Alexandre Angonezi, Diretor Executivo, Vinícola Garibaldi
A embalagem torna o produto mais atraente, de modo a despertar um maior interesse do consumidor. Temos um case emblemático nesse sentido: no ano que passou, reformulamos um item da linha de frisantes, o Relax, dando novas características ao produto e novo visual, mais moderno e diferenciado. Estimávamos um crescimento nas vendas na casa dos 40%. O resultado: crescimento de 150%.
Luciano Lopreto, Diretor, Vinícola Góes
A embalagem além de ser a carta de apresentação do produto, carrega muito da magia e encanto. Quando consome seu vinho, o consumidor quer também entender a história daquele produto e se preocupa com a experiência que ele proporciona. A embalagem é e será uma grande ferramenta para propiciar esta entrega. Além disso, dependendo da ocasião, o consumidor busca conveniência, a embalagem tem grande papel nisso. Podemos destacar, por exemplo, a nova tendência dos vinhos em lata. Finalmente, a linguagem de embalagem, rótulos e afins é fundamental para atingir diferentes públicos. Aqui novamente o exemplo dos vinhos em lata, que estão apontando para embalagens mais descontraídas e descomplicadas, mirando um público mais jovem, que ainda não tem hábito do consumo de vinho.
Jeronimo Mioranza, Diretor, Vinícola Mioranza
Temos que nos adaptar às mudanças de consumo e estar atentos a esse novo consumidor e o que ele está buscando e como está consumindo. Esses são os desafios que temos e precisamos buscar melhorias para cada vez mais conquistar esse público.
Deunir Argenta, Diretor, Vinícola Luiz Argenta
A embalagem tem papel relevante desde a questão de atratividade, quanto na questão de informação ou na praticidade do consumo. A embalagem deve informar e facilitar ao máximo para o consumidor. Desta forma é possível desmistificar o vinho e popularizar mais o seu consumo.
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