Hattrick na Colômbia
Quando existe colaboração, há muitas sinergias para descobrir. Isso também se aplica à parceria entre a multinacional sul-americana de bebidas Postobón e KHS, que resultou em três linhas de envase com diferentes soluções de blocos no mais curto espaço de tempo.

Com mais de 50 milhões de habitantes, a Colômbia é o segundo maior país da América do Sul, depois do Brasil, e um dos mercados em crescimento mais importantes do continente. O maior produtor de bebidas da Colômbia é a Postobón, uma grande empresa que exporta produtos para 27 países em todo o mundo. A enorme e diversificada variedade de produtos inclui água e refrigerantes, sucos, chás, bebidas energéticas, cerveja e café. Além disso, a empresa engarrafa, como licenciada, Pepsi, Gatorade, Mountain Dew e Seven Up, Lipton Tea e cervejas Heineken. Das 71 unidades da empresa, 20 são destinadas a produção. A empresa possui mais de 100 linhas de engarrafamento, sendo 20 dedicadas para garrafas PET. As duas maiores unidades da empresa ficam na capital (Bogotá) e em e em Malambo, um subúrbio de Barranquilla com 10 milhões de habitantes no norte do país, onde, em 2018, foi implementado um projeto greenfield com 11 linhas de engarrafamento.

A ampla variedade de produtos da Postobón inclui não apenas sucos, refrigerantes e bebidas energéticas, mas também água, cerveja, chá e café
Decisão para três soluções de bloco KHS
Embora o relacionamento de longa data com a KHS tenha se limitado anteriormente ao fornecimento de máquinas de sopro e estiramento, a engarrafadora colombiana optou por uma solução em bloco pela primeira vez em 2018: A primeira linha inclui um InnoPET Triblock para água em recipientes plásticos que inclui sopradora, rotuladora e enchedora. Com uma produção de até 54.000 garrafas por hora, um dos destaques da linha é o transporte pelo gargalo, desde a pré-forma até o produto envasado acabado. Na parte seca da linha, o queimador multicombustível da máquina de embalagem Innopack Kisters SP também merece destaque, permitindo que o túnel de retração seja aquecido de forma flexível com gás natural ou gás propano.

Da direita para a esquerda: César Bohórquez, Gerente Nacional de Projetos na Postobón e Fernando Delgado, Gerente Regional de Vendas da KHS Andes
A Postobón ficou tão satisfeita com a qualidade, a rapidez da instalação e o comprometimento da equipe no local que mais duas soluções de blocos foram comissionadas em apenas 18 meses: A segunda linha KHS foi colocada em operação em Bogotá em 2021. Trata-se de uma linha de envase completa, cujo coração é um duoblock BloFill para envase a quente (HotFill+) com dosagem opcional de nitrogênio para sucos, chás e bebidas energéticas.
A terceira linha KHS foi instalada no mesmo local em 2023, um TriBlock para bebidas carbonatadas como Pepsi Cola. “Reconhecemos a KHS como um dos fabricantes de plantas mais renomados do mundo”, explica César Bohórquez, que, como Gerente Nacional de Projetos na Postobón, gerencia a implementação de todos os projetos de crescimento estratégico. “Ficamos impressionados com o padrão tecnológico para linhas de alta velocidade. À medida que expandimos nossos negócios, contamos com a KHS como um dos nossos mais importantes parceiros de tecnologia.”
