Um dos destaques da feira é que toda a cadeia de valor de bebidas, na maioria das vezes, está disponível em operação, em tempo real
Por Carlos Donizete Parra
Em sua estratégia de divulgação do evento pelo mundo, a drinktec realizou em março, no Brasil, um roadshow com a presença de executivos da matriz da empresa. Principal feira mundial para a indústria de bebidas e alimentos líquidos, a drinktec acontecerá entre os dias 15 e 19 de setembro, em Munique, Alemanha, apresentando as principais inovações em tecnologia de equipamentos, ingredientes, embalagens, acessórios e serviços, com expositores de cerca de 60 países, divididos em 11 pavilhões.
A feira está baseada em três pilares principais: Economia Circular e Gestão de Recursos, Data2Value e Estilo de Vida & Saúde. “Os preparativos para a feira estão a todo vapor e podemos prometer aos visitantes de todo o mundo que eles terão mais uma vez uma visão completa de toda a cadeia de valor da indústria de bebidas e alimentos líquidos”, garante Markus Kosak, Diretor Executivo da drinktec.
Nesta edição, uma ênfase especial está sendo dada para o programa Liquidrome. “A drinktec é uma plataforma feita por especialistas para especialistas. Isso inclui as apresentações dos expositores na feira e, além disso, insights para todos os temas futuros da indústria. Com uma área criada especificamente para o intercâmbio de informações no Pavilhão C4, vamos focar ainda mais na comunicação entre pesquisa, visitantes e expositores”, explica Markus Kosak.
Em várias áreas interativas, o futuro da indústria de bebidas e alimentos líquidos será discutido com objetos demonstrativos, apresentações e trocas interativas. Esse formato será complementado com uma área para networking para troca entre visitantes, especialistas e expositores.

A ampla gama de demandas dos consumidores continuará a moldar as ofertas de produtos desenvolvidos pelas indústrias
Dinamismo do mercado exige ações efetivas
A ampla gama de demandas dos consumidores continuará a moldar as ofertas de produtos desenvolvidos pelas indústrias. Mudanças de comportamento, como a procura por produtos saudáveis e novos estilos de vida exigem da indústria uma rápida resposta que pode vir, por exemplo, com a oferta de novos ingredientes e novos processos de produção. Para isso, a drinktec está reunindo um programa de apoio chamado de “Lifestyle & Health”, onde os visitantes receberão uma visão abrangente de bebidas à base de plantas, com suas especificações de sabor e as tecnologias de processo associadas.
Outro pilar da drinktec foca no uso de tecnologias e ferramentas de digitalização da indústria. A utilização de IA abrirá novas áreas de aplicação para o futuro do uso de dados em todo o mercado, pois um grande número de tarefas na cadeia de valor da indústria de bebidas e alimentos líquidos pode ser beneficiada com esse aprofundamento de dados. “Data2Value” vai mostrar, por exemplo, que a integração de dados externos ou as ferramentas de previsão baseadas em aprendizado de máquina tornam visíveis relações gerais na formulação de produtos, bem como na tecnologia de processos e operação de plantas.
O trio de temas em foco se completa com a área de “Circularity & Resource Management”. Produtos e operações sustentáveis continuam a ser uma prioridade nas pesquisas com consumidores em todo o mundo. Para muitos produtores de bebidas, esses critérios já fazem parte das estratégias de investimentos. Entre os objetivos principais estão a recuperação de materiais, o uso eficiente de energia e novas ideias para reciclagem.

Produtos e operações sustentáveis continuam a ser uma prioridade nas pesquisas com consumidores em todo o mundo
Presente no Brasil durante o roadshow drinktec, Richard Clemens, Diretor Executivo da VDMA (Federação Alemã de Engenharia), disse que apoia totalmente a reforma do programa de suporte desenvolvido pela drinktec. “No cenário econômico atual, a troca de ideias dentro da indústria e a expansão da gama de tópicos com uma visão para o futuro são mais importantes do que nunca”, pontuou o executivo.
Os números apontados no roadshow mostram claramente a expansão do setor de bebidas e sua importância para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.
O comércio global de máquinas para bebidas, alimentos e embalagens atingiu 52,6 bilhões de euros em 2023. “O setor de bebidas é um dos grandes responsáveis por esse resultado com aumentos expressivos em mercados como Ásia, Oriente Médio e América Latina”, explicou Richard Clemens. As vendas globais de bebidas deve saltar de 2,765 bilhões de euros em 2024 para 3,503 bilhões de euros em 2028, segundo projeções da Euromonitor,VDMA.
Mais informações acesse: https://drinktec.com/en-US/home/