Evento apresentou ideias e experiências importantes sobre IA, excelência operacional
e sustentabilidade
Março e abril foram meses intensos. Visitas a fabricantes de bebidas, encontros repletos de trocas e networking, participações em eventos importantíssimos para a cadeia de valor de bebidas como o Manufacturing Day, PETtalk, Congresso ABRE de Embalagem e Consumo. Entre eles, destaco aqui o Manufacturing Day.
Manufacturing Day
O Manufacturing Day foi realizado em São Paulo pela Alvarez & Marsal (A&M), uma consultoria global com foco em excelência operacional, operações industriais, supply chain, com atuação em vários segmentos industriais. O evento apresentou palestras de diversos especialistas com insights valiosos sobre modelos de negócios, eficiência energética, jornada digital e experiências operacionais a uma audiência composta de profissionais de setores, como alimentos, bebidas, farmacêutico, limpeza, entre outros.
No primeiro painel Juliana Passoni, Diretora de Operações da A&M, destacou o papel da eficiência energética no posicionamento estratégico e econômico industrial e porque a IA, a tecnologia e transformação de processos podem ser uma virada de jogo. A executiva finalizou reforçando sobre a economia que a eficiência energética representa para as indústrias.
Alan Cardoso, Diretor de Operações da A&M, abordou os principais impactos de um modelo operacional ineficiente, estruturas organizacionais, impactos estratégicos de um modelo operacional eficiente, além das principais oportunidades e tendências.
Ainda no bloco de Modelos Operacionais, Evandro Privatti, Diretor Senior de Manufatura e Excelência Operacional da General Mills, mostrou os desafios, estratégias e soluções encontradas para “enxugar” a operação da empresa passando de 8 fábricas para 2 fábricas num robusto processo de desverticalização e concentração de operações, com foco em eficiência, competitividade e na qualidade dos produtos oferecidos ao mercado.
No terceiro painel do dia Rodrigo Carniato, Data & AI Managing Director da consultoria apresentou os impactos positivos da Jornada Digital, como a redução total de custos industriais, os ganhos de eficiência que chegam a R$ 31 bi/ano, o aumento de faturamento e produtividade em indústrias após a adoção da indústria 4.0, e a disponibilidade de ativos após a implementação.
A indústria de bebidas esteve representada no painel de Jornada Digital por Danilo Melo, Diretor Executivo de Supply Chain e Business Transformation da Diageo, empresa responsável por marcas globais como Johnnie Walker, Smirnoff, Baileys, Guinness e outras. Em sua apresentação, o executivo compartilhou os desafios de adequar a jornada digital da Diageo para a operação local, inclusive com experiências valiosas como os avanços da multinacional na área de tecnologia com a utilização de Inteligência Artificial para controlar perdas e características de qualidade nos barris de carvalho que armazenam os whiskies produzidos pela companhia na Escócia.
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