Investimentos focaram em embalagens retornáveis de vidro, mas também contemplam
ampliação de capacidade na linha de PET
Por Carlos Donizete Parra
Prestes a completar 150 anos da descoberta da fonte que originou a trajetória da empresa no mercado, a Águas Prata destaca-se como sinônimo de tradição, pureza e qualidade no setor de águas minerais. Com planos ambiciosos de crescimento, a empresa direcionou seus investimentos em tecnologia, sustentabilidade, qualidade e na experiência do cliente.
A estratégia inicial foi concentrar os investimentos na embalagem retornável de vidro, um grande diferencial da empresa no mercado nacional. “Desde 2020, a Águas Prata vem aportando grandes investimentos em retornáveis de vidro e, para isso, modernizamos nossas linhas e capacitamos as pessoas para aumentar a produtividade e garantir a qualidade dos nossos produtos”, explica Luciano Rizetto, Gerente de Operações da Águas Prata.
O projeto teve inicio com um retrofit da lavadora de garrafas e a substituição da enchedora existente por um equipamento Zegla de 80 válvulas, totalmente automatizado e de altíssima velocidade, permitindo maior capacidade produtiva em ambiente fechado que garante a qualidade e segurança alimentar do produto atendendo às normas da ANM (Agência Nacional de Mineração).
“Um desafio do retornável é a lavagem das garrafas que precisa passar por um processo de assepsia muito eficiente e, por isso, destinamos atenção especial na melhoria desse equipamento”, conta Luciano.
Dando sequência ao projeto de modernização e ampliação da fábrica, a Águas Prata investiu num avançado sistema de inspeção produzido pela multinacional alemã Heuft, um dos principais fabricantes de sistemas de inspeção visual no mundo. O Heuft Inline II IX garante a ausência de sujidades interna e externamente, bem como lascas de vidro ou qualquer outro material dentro da garrafa, assegurando a qualidade e eficiência ao produto durante o processo de envase.
Sustentabilidade faz parte do DNA
Em linha com as práticas ESG e com a agenda 2030, a Águas Prata vem há vários anos evoluindo seus processos com objetivo de reduzir o consumo de água utilizada na produção. Nesse contexto, um projeto de tratamento e reutilização da água ganhou escala até atingir os padrões de excelência adotados pela companhia. Um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento resultou em um sistema completo de tratamento de água capaz de recuperar 100% da água utilizada no processo. O sistema funciona num circuito fechado, captando a água que sai de equipamentos como lavadora de garrafas, enchedora e de toda a linha de produção e vai para o tratamento, retornando ao processo totalmente limpa. Isso representa uma economia de mais de 2 milhões de litros de água por mês, diminuindo a extração da natureza desse precioso líquido, além de reduzir os custos operacionais. O processo utiliza a osmose reversa, um método de filtração que permite a retirada de sujidades com rapidez e eficiência.

Na fase de extração e captação
são realizados controles de qualidade
com muita precisão e de forma ininterrupta. Esse é o coração do negócio e requer um tratamento singular, Luciano Rizetto, Águas Prata
A osmose reversa é um dos processos mais eficazes de purificação da água, utiliza membranas para remover as impurezas. O sistema instalado pela Águas Prata contempla tecnologias, como filtração, decantação e osmose reversa.

Rígidos padrões de controle de processos operacionais permitem à Águas Prata
a entrega de produtos com excelência
Ampliação do PET
Atendendo a demanda do mercado por água mineral envasada em embalagem PET, a Águas Prata ampliou a linha dessa embalagem que trabalha 24 horas por dia. Foram feitas diversas modernizações culminando com a aquisição e instalação de uma sopradora SMI com capacidade de 25 mil garrafas por hora no formato 500ml aumentando a capacidade total da fábrica em cerca de 30%.
Diferencial do início ao fim
Os rígidos padrões de controle de processos operacionais da Águas Prata garantem a distribuição de produtos com excelência visando sempre a satisfação dos consumidores.
Extraída de fontes de captação profundas distantes cerca de 1km do envase, a água mineral chega aos tanques reservatórios da fábrica através de um pipe rack externo aéreo com tubulações em aço inoxidável. Os tanques recebem a água de diferentes fontes, divididos em água leve e água tradicional, sendo que essas águas não se misturam no processo de envase. E qual a razão para separação dessas águas? O gerente da empresa explica que a água tradicional tem características minerais que favorecem a adição de CO2 e essa separação permite a combinação perfeita para a formação das microbolhas da água mineral com gás da Águas Prata tão apreciada no mercado. Por outro lado, a água mineral leve, reservada em outro tanque possui as características ideais que agradam ao paladar de consumidores com um outro perfil sensorial.
“Nessa fase de extração e captação, vale salientar os controles de qualidade efetuados na fonte com muita precisão e ininterruptamente. Esse é o coração do negócio e requer um tratamento singular”, informa Luciano. A fonte faz parte de uma propriedade da empresa de 32 hectares totalmente preservada.

Mixers acompanham a tendência de coquetelaria
com a adesão das novas gerações que estão
optando por drinks sem álcool
Modernidade nos canais de vendas
A modernização não está presente só na fábrica. A Águas Prata está investindo continuamente em canais de vendas que tragam facilidade e conveniência aos consumidores. Recentemente, implantou seu e-commerce próprio proporcionando ao mercado a possibilidade de comprar e receber a água mineral Prata em casa com conforto e conveniência. Através de entrega feita pelo distribuidor, o novo sistema de vendas já está presente em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Goiânia e, aos poucos, será ampliado para outros locais do Brasil. Segundo a empresa, esse canal é muito competitivo e oferece um serviço de qualidade com preço muito parecido com o ofertado pelo supermercado, além de permitir à indústria a possibilidade de estar mais próxima do consumidor entendendo seus desejos e necessidades.
Consumo em alta
A Águas Prata acompanha atentamente o cres cimento do consumo de água mineral e acredita que esse movimento acontece em parte pelo aumento das temperaturas, mas também pela mudança de comportamento do consumidor que busca saudabilidade e qualidade de vida. Com isso, opta pela água mineral e por bebidas com menos açúcar, além de dar preferência por produtos com procedência.
A empresa está no desenvolvimento final para lançamento de uma linha de refrigerantes que terá como diferencial o fato de serem produzidos com água mineral. A linha levará a marca Serras de Cunha e será fabricada na unidade de Cunha, que recentemente, também passou por modernização e ampliação.
Também faz parte do portfólio da empresa a linha Prata Mixer, utilizada para produção de drinks, seguindo uma tendência de produtos de coquetelaria em evolução no mercado. Apesar de pequeno, esse nicho tem a adesão da nova geração que está optando por bebidas sem álcool. Fazem parte da linha dois produtos exclusivos: Ginger Beer e a Pink lemonade. Essa última leva em sua composição, limão siciliano e framboesa. Além dos mixers, a Prata também disponibiliza a linha de tônicas, muito aprecidada pelo mercado.

A Casa Prata engloba loja da fábrica, cafeteria, museu e espaço para experiências com consumidores e clientes.
Em pouco tempo, tornou-se referência na cidade
Casa Prata
Outro investimento feito, recentemente, pela empresa foi a Casa Prata, local que abriga loja da fábrica, cafeteria, museu e espaço para experiências com consumidores e clientes. Em pouco tempo, a Casa Prata tornou-se um ponto de encontro e uma visita inesquecível aos turistas e moradores da cidade.
Fontanário
Águas da Prata é uma estância turística conhecida como a rainha das águas. E esse título não é por acaso, entre estradinhas e trilhas de terra, a cidade abriga mais de 100 cachoeiras, despertando a curiosidade de exploradores ávidos por aventura. O fontanário da Águas Prata é um patrimônio histórico e cultural da cidade, construído na década de 20 que, além da beleza arquitetônica presta um serviço para a sociedade que pode captar a água gratuitamente. A água do fontanário é a mesma envasada na fábrica, com o padrão de qualidade e segurança dos produtos Prata.
Siga-nos nas Redes Sociais: