Águas Prata avança com investimentos em tecnologia e sustentabilidade

Investimentos focaram em embalagens retornáveis de vidro, mas também contemplam
ampliação de capacidade na linha de PET

Por Carlos Donizete Parra

Prestes a completar 150 anos da descoberta da fonte que originou a trajetória da empresa no mercado, a Águas Prata destaca-se como sinônimo de tradição, pureza e qualidade no setor de águas minerais. Com  planos ambiciosos de crescimento, a empresa direcionou seus investimentos em tecnologia, sustentabilidade, qualidade e na experiência do cliente.

A estratégia inicial foi concentrar os investimentos na embalagem retornável de vidro, um grande diferencial da empresa no mercado nacional. “Desde 2020, a Águas Prata vem aportando grandes investimentos em retornáveis de vidro e, para isso, modernizamos nossas linhas e capacitamos as pessoas para aumentar a produtividade e garantir a qualidade dos nossos produtos”, explica Luciano Rizetto, Gerente de Operações da Águas Prata.

Lavagem das garrafas é um desafio
para retornáveis e merece atenção
especial na indústria de bebidas

O projeto teve inicio com um retrofit da lavadora de garrafas e a substituição da enchedora existente por um equipamento Zegla de 80 válvulas, totalmente automatizado e de altíssima velocidade, permitindo maior capacidade produtiva em ambiente fechado que garante a qualidade e segurança alimentar do produto atendendo às normas da ANM (Agência Nacional de Mineração).

“Um desafio do retornável é a lavagem das garrafas que precisa passar por um processo de assepsia muito eficiente e, por isso, destinamos atenção especial na melhoria desse equipamento”, conta Luciano.

Investimentos em tecnologia visam a ampliação da oferta de garrafas
retornáveis de vidro ao mercado

Dando sequência ao projeto de modernização e ampliação da fábrica, a Águas Prata investiu num avançado sistema de inspeção produzido pela multinacional alemã Heuft, um dos principais fabricantes de sistemas de inspeção visual no mundo. O Heuft Inline II IX garante a ausência de sujidades interna e externamente, bem como lascas de vidro ou qualquer outro material dentro da garrafa, assegurando a qualidade e eficiência ao produto durante o processo de envase.

Sustentabilidade faz parte do DNA

Em linha com as práticas ESG e com a agenda 2030, a Águas Prata vem há vários anos evoluindo seus processos com objetivo de reduzir o consumo de água utilizada na produção. Nesse contexto, um projeto de tratamento e reutilização da água ganhou escala até atingir os padrões de excelência adotados pela companhia. Um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento resultou em um sistema completo de tratamento de água capaz de recuperar 100% da água utilizada no processo. O sistema funciona num circuito fechado, captando a água que sai de equipamentos como lavadora de garrafas, enchedora e de toda a linha de produção e vai para o tratamento, retornando ao processo totalmente limpa. Isso representa uma economia de mais de 2 milhões de litros de água por mês, diminuindo a extração da natureza desse precioso líquido, além de reduzir os custos operacionais. O processo utiliza a osmose reversa, um método de filtração que permite a retirada de sujidades com rapidez e eficiência.

Na fase de extração e captação
são realizados controles de qualidade
com muita precisão e de forma ininterrupta. Esse é o coração do negócio e requer um tratamento singular, Luciano Rizetto, Águas Prata

A osmose reversa é um dos processos mais eficazes de purificação da água, utiliza membranas para remover as impurezas. O sistema instalado pela Águas Prata contempla tecnologias, como filtração, decantação e osmose reversa.

“Atualmente, já estamos tratando e recuperando mais de 2 milhões de litros de água por mês. Essa água volta para a fabrica demonstrando o compromisso e respeito da Águas Prata com a natureza e as pessoas, sempre com a responsabilidade de cuidar da água que é o nosso bem mais precioso”, explica Luciano.

Rígidos padrões de controle de processos operacionais permitem à Águas Prata
a entrega de produtos com excelência

Ampliação do PET

Atendendo a demanda do mercado por água mineral envasada em embalagem PET, a Águas Prata ampliou a linha dessa embalagem que trabalha 24 horas por dia. Foram feitas diversas modernizações culminando com a aquisição e instalação de uma sopradora SMI com capacidade de 25 mil garrafas por hora no formato 500ml aumentando a capacidade total da fábrica em cerca de 30%.

 

Diferencial do início ao fim

Os rígidos padrões de controle de processos operacionais da Águas Prata garantem a distribuição de produtos com excelência  visando sempre a satisfação dos consumidores.

Extraída de fontes de captação profundas distantes cerca de 1km do envase, a água mineral chega aos tanques reservatórios da fábrica através de um pipe rack externo aéreo com tubulações em aço inoxidável. Os tanques recebem a água de diferentes fontes, divididos em água leve e água tradicional, sendo que essas águas não se misturam no processo de envase. E qual a razão para separação dessas águas? O gerente da empresa explica que a água tradicional tem características minerais que favorecem a adição de CO2 e essa separação permite a combinação perfeita para a formação das microbolhas da água mineral com gás da Águas Prata tão apreciada no mercado. Por outro lado, a água mineral leve, reservada em outro tanque possui as características ideais que agradam ao paladar de consumidores com um outro perfil sensorial.

“Nessa fase de extração e captação, vale salientar os controles de qualidade efetuados na fonte com muita precisão e ininterruptamente. Esse é o coração do negócio e requer um tratamento singular”, informa Luciano. A fonte faz parte de uma propriedade da empresa de 32 hectares totalmente preservada.

Mixers acompanham a tendência de coquetelaria
com a adesão das novas gerações que estão
optando por drinks sem álcool

Modernidade nos canais de vendas

A modernização não está presente só na fábrica. A Águas Prata está investindo continuamente em canais de vendas que tragam facilidade e conveniência aos consumidores. Recentemente, implantou seu e-commerce próprio proporcionando ao mercado a possibilidade de comprar e receber a água mineral Prata em casa com conforto e conveniência. Através de entrega feita pelo distribuidor, o novo sistema de vendas já está presente em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Goiânia e, aos poucos, será ampliado para outros locais do Brasil. Segundo a empresa, esse canal é muito competitivo e oferece um serviço de qualidade com preço muito parecido com o ofertado pelo supermercado, além de permitir à indústria a possibilidade de estar mais próxima do consumidor entendendo seus desejos e necessidades.

Consumo em alta

A Águas Prata acompanha atentamente o cres cimento do consumo de água mineral e acredita que esse movimento acontece em parte pelo aumento das temperaturas, mas também pela mudança de comportamento do consumidor que busca  saudabilidade e qualidade de vida. Com isso, opta pela água mineral e por bebidas com menos açúcar, além de dar preferência por produtos com procedência.

A empresa está no desenvolvimento final para lançamento de uma linha de refrigerantes que terá como diferencial o fato de serem produzidos com água mineral. A linha levará a marca Serras de Cunha e será fabricada na unidade de Cunha, que recentemente, também passou por modernização e ampliação.

Também faz parte do portfólio da empresa a linha Prata Mixer, utilizada para produção de drinks, seguindo uma tendência de produtos de coquetelaria em evolução no mercado. Apesar de pequeno, esse nicho tem a adesão da nova geração que está optando por bebidas sem álcool. Fazem parte da linha dois produtos exclusivos: Ginger Beer e a Pink lemonade. Essa última leva em sua composição, limão siciliano e framboesa. Além dos mixers, a Prata também disponibiliza a linha de tônicas, muito aprecidada pelo mercado.

A Casa Prata engloba loja da fábrica, cafeteria, museu e espaço para experiências com consumidores e clientes.
Em pouco tempo, tornou-se referência na cidade

Casa Prata

Outro investimento feito, recentemente, pela empresa foi a Casa Prata, local que abriga loja da fábrica, cafeteria, museu e espaço para experiências com consumidores e clientes. Em pouco tempo, a Casa Prata tornou-se um ponto de encontro e uma visita inesquecível aos turistas e moradores da cidade.

Fontanário

Águas da Prata é uma estância turística conhecida como a rainha das águas. E esse título não é por acaso, entre estradinhas e trilhas de terra, a cidade abriga mais de 100 cachoeiras, despertando a curiosidade de exploradores ávidos por aventura. O fontanário da Águas Prata é um patrimônio histórico e cultural da cidade, construído na década de 20 que, além da beleza arquitetônica presta um serviço para a sociedade que pode captar a água gratuitamente. A água do fontanário é a mesma envasada na fábrica, com o padrão de qualidade e segurança dos produtos Prata.

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