A geração Z está consumindo cada vez menos bebidas alcóolicas. Por causa dessa tendência,
as marcas estão investindo nos drinks prontos “spritz”, por serem opções já preparadas,
mais leves, com menos teor alcoólico, mais gaseificados e com misturas exóticas de sabores
Por Thais Martins
Dados de 2023 do Relatório Covitel, sobre hábitos de consumo dos brasileiros, mostram que a parcela de jovens entre 18 e 24 anos (classificados como geração Z), que consomem álcool três ou mais vezes por semana caiu de 10,7%, antes da pandemia de COVID-19, para 8,1% em 2023. Em comparação, na faixa de 45 a 54 anos, apenas 9,1% dessa população tem o hábito de consumo de bebidas alcoólicas. Entre os motivos está a preocupação em levar um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
E, é claro, que a indústria está atenta a esse movimento e já começou a ofertar lançamentos para atender essa necessidade. É o caso das bebidas spritz: drinks já preparados, leves, não muito alcoólicos, gaseificados e com misturas inusitadas de ingredientes. “O futuro do mercado será liderado por empresas que consigam trazer inovação de produto, principalmente em relação a qualidade e diferenciais de saudabilidade, aliada a construção de uma comunidade de consumidores que enxerga a marca como uma aliada ao seu lifestyle e não apenas mais uma opção de consumo”, acredita Rafael Milioni, fundador e CEO da Biarritz.
De acordo com a pesquisa, bebidas mais leves e refrescantes estão entre as preferências dos consumidores. “Há uma ênfase crescente na promoção de diferentes sabores e experiências sensoriais. Tecnologias avançadas de carbonatação também estão sendo utilizadas para criar uma efervescência mais refinada”, aponta Camila Freire, Diretora da Categoria ARTD (Drinks Prontos) da Coca-Cola América Latina.
Luciana Coelho, gerente de marketing da Vinícola Góes, ressalta o período da pandemia como um acelerador pela busca da saúde e do bem-estar, o que levou a população a preferir esse tipo de consumo. “Isso fez o mercado global crescer, priorizando produtos premiuns, conveniência e inovações tecnológicas no processo de fabricação. E, com isso, vem os desafios: setor altamente competitivo, leis de regulamentação, logística e armazenamento”.
Inovação
O mercado de bebidas spritz oferece uma grande oportunidade para as empresas do setor mostrarem sua força em inovação, “afinal os consumidores estão cada vez mais interessados em novos sabores – leves, frutados, refrescantes, florais – e suas combinações inusitadas, como trazemos em Brutal Fruit Spritzer. Há uma tendência em utilizar ingredientes que garantam uma experiência sensorial mais sofisticada, inclusive com avanços nos processos de infusão, para que sabor e aroma sejam percebidos de forma mais harmoniosa”, diz a diretora de marketing de future beverages na Ambev, Annelise Quintanilha.
Tanto é que as borbulhas, grande atrativo das spritz, são alvo de estudos para que a gaseificação tenha efervescência mais equilibrada e duradoura. Em todo esse processo, a Ambev conta com o CIT – Centro de Inovações Tecnológicas, que fica na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o grande responsável pelos lançamentos da companhia. “Com isso, conseguimos manter um portfólio diversificado, com marcas e soluções inovadoras e relevantes, que atendam às constantes evoluções do mercado e das demandas das pessoas, como a expectativa que os fãs brasileiros da Ambev tinham por uma bebida com o perfil de Brutal Fruit Spritzer”, aponta Annelise.
Para o fundador da Biarritz, a maior parte da inovação está na seleção e qualidade dos insumos utilizados, desde um destilado premium, até ingredientes naturais como sucos, aromas e extratos. “Boa parte do mercado ainda utiliza base mais baratas como álcool de cereais, substâncias sintéticas como corantes e aromas artificiais, além de adicionar açúcar ao produto. E é aí que entra a revolução: oferecer melhores opções em uma categoria que ainda é dominada por quem compete por preço”.
Em busca de experiências
Outro ponto observado pelas marcas é a preferência por bebidas que combinam conveniência, qualidade e momentos inesquecíveis. “Em nossa categoria de RTD (Ready to Drink/ Drinks Prontos) da The Coca-Cola Company, falamos muito sobre ocasiões de consumo para Schweppes Mixed e Jack&Coke. Nos últimos anos, houve uma mudança significativa para estilos de vida que buscam socialização, o que impulsionou a demanda por experiências sensoriais únicas e sofisticadas, fazendo com que os consumidores se interessem por produtos que ofereçam sabores inovadores. Isso reflete um desejo por bebidas que não só sejam prazerosas, mas que também se alinhem com esses novos estilos de vida. Oferecer drinks prontos não apenas amplia o leque de escolhas, como também enriquece a experiência dos eventos, como o Rock In Rio”, analisa a executiva da Coca-Cola.
Já a diretora de marketing de future beverages na Ambev observa o movimento das pessoas querendo transformar momentos comuns em ocasiões especiais. “Além disso, percebemos a crescente demanda das mulheres por bebidas que sejam acessíveis no dia a dia, ao mesmo tempo que aspiracionais. Por isso, lançamos a Brutal Fruit Spritzer, na versão Ruby Apple: versão doce e refrescante infusão de frutas cítricas e vermelhas com suco de maçã, levemente gaseificada e finalizada com um toque floral”.
Mercado Global
Na visão do CEO da Biarritz, as bebidas prontas caíram no gosto dos consumidores por uma combinação de fatores, que somados, mudaram o segmento: produtos de qualidade e clean label; uma nova alternativa a cerveja; teor alcóolico mais baixo, de fácil consumo e sabores de frutas menos amargos; e a forma das marcas de lifestyle se comunicarem com a nova geração. “Esse conjunto de fatores tem feito com que os varejistas dediquem espaço nas gôndolas para os drinks prontos. Hoje, é possível encontrar nos mercados desenvolvidos desde água alcóolica, drinks clássicos em lata, chás alcóolicos, spritz, além dos mocktails (drinks não alcóolicos), entre outros”.
“Diferente dos Estados Unidos e Europa, em que a categoria de bebidas prontas já é bem desenvolvida e existe uma grande opção de subcategorias para todos os tipos de ocasiões e paladares, o mercado brasileiro ainda é dominado pelas mesmas marcas e produtos dos últimos anos. As ices ainda representam uma boa parte do segmento e o consumo da categoria está associada as festas de Carnaval e são, normalmente, produtos muito doces e com preços baixos”, compara Milioni.
Porém, nos últimos dois anos, tem acontecido um movimento no mercado brasileiro, tanto do lado da indústria de criar novas marcas e produtos, quanto do consumidor de preferir novas opções. “Por isso, a categoria de spritz tem sido a opção para quem tem buscado um produto leve e refrescante, assim como a cerveja, mas com opções de sabores mais tropicais e ingredientes de qualidade e naturais”, complementa o executivo da Biarritz.
Atual diretora da Categoria RTD da Coca-Cola América Latina, Camila vê o Brasil se desenvolvendo rapidamente. “Mas, ainda há diferenças marcantes em comparação com a Europa e os EUA. Estamos começando a adotar essas bebidas como uma alternativa prática e refrescante, enquanto nos mercados mais maduros, a categoria já é bem estabelecida com uma ampla variedade de opções premiuns e artesanais; além de enfrentarem um alto grau de segmentação, com consumidores exigindo inovações constantes em sabores e formatos de embalagem”.
Na opinião da gerente da Vinícola Góes, o Brasil está crescendo com foco nos sabores tropicais, como maracujá e manga. “No entanto, ainda há desafios como o alto custo de importação de insumos e regulamentações rigorosas. A distribuição está se expandindo, especialmente em grandes centros urbanos. Vale ressaltar que a sustentabilidade é uma tendência forte, com foco em práticas ecológicas”.
As apostas da indústria
Na The Coca-Cola Company, o destaque é a nova Schweppes Mixed, que combina ingredientes sofisticados com um perfil de sabor refrescante e agora uma nova embalagem vibrante, ideal para os amantes de spritz. “Além disso, temos o Jack & Coke, uma combinação clássica que oferece conveniência e consistência de sabor, e o Lemon Dou, que traz uma experiência única com um toque cítrico e refrescante. No fim do ano passado, lançamos a edição limitada Schweppes Intense, pensada especialmente para o verão e o Carnaval. Estamos também comprometidos com a expansão da operação de Jack & Coke pelo Brasil”, revela Camila.
A Biarritz Gin Spritz® é um drink gaseificado na long neck, à base de gin de alta qualidade e ingredientes 100% naturais, 5% de teor alcóolico, com 99kcal, zero adição de açúcar e sem glúten, e disponível em três sabores: limão siciliano e capim santo; maracujá, tangerina e gengibre; e hibisco. “Hoje, somos a principal marca de spritz pronto pra beber de São Paulo, atendendo os melhores supermercados, empórios, bares, eventos corporativos e festas da cidade. Temos a meta de lançar mais um sabor de gin spritz e uma versão Zero álcool da Biarritz até o final de 2024”, diz Milioni.
“É interessante destacar que a novidade no portfólio da Ambev – Brutal Fruit Spritzer – traz um conceito diferente de tudo que há no mercado, não só pelo sabor marcante e pelas borbulhas, mas também por transportar as pessoas para um estilo de vida sofisticado, para uma experiência premium que, ao mesmo tempo, é acessível e prática”, ressalta Annelise.
Luciana Coelho, acrescenta que o produto pronto na latinha tem agradado os consumidores. “Por isso, investimos em tecnologias avançadas. Também temos os vinhos eletrizantes, como o Sauv Spritz que é um drink cítrico sofisticado, cuidadosamente elaborado com vinho fino branco seco de uvas viníferas Prosecco, ligeiramente gaseificado e suavemente adocicado, que apresenta um agradável toque de amargor. Outra dedicação da marca é no enoturismo, com a proposta de educar sobre o consumo dos vinhos e seus derivados em atrações que acontecem aos finais de semana, como degustações, piqueniques nos vinhedos, colheitas de verão e inverno, entre outras”, finaliza.
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