Com a ampliação, empresa mais que dobrará capacidade produtiva de embalagens de vidro na planta mineira
Carlos Donizete Parra
Terceira maior produtora global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, a Verallia está investindo 60 milhões de euros na ampliação da fábrica de Jacutinga (MG). Com o investimento, a empresa passará a contar com um segundo forno, mais que dobrando a capacidade produtiva da planta mineira: de 1,2 milhão de garrafas diárias para 2,5 milhões a partir de 2023, quando o forno estará funcionando em plena capacidade. A ampliação da fábrica de Jacutinga visa atender principalmente ao aumento da demanda dos segmentos cervejeiro e alcoólico com embalagens de vidro nas cores âmbar e verde. O foco da produção neste momento é para o mercado interno. Acompanhe mais detalhes nesta entrevista exclusiva com Quintin Testa, diretor geral da Verallia na América do Sul
No curto prazo, o que a Verallia está fazendo para resolver os problemas de desabastecimento de embalagens de vidro no Brasil?
A Verallia está trabalhando a plena capacidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estamos honrando todos os contratos com nossos clientes. Em alguns casos ajudamos os clientes com importações de garrafas de outras fábricas da Verallia no mundo.
O investimento nesse novo forno não poderia ter sido antecipado?
A Verallia trabalha de forma organizada com investimentos de longo prazo. Esperamos o momento apropriado para oficializar esse investimento que vai mais que dobrar a capacidade produtiva da fábrica de Jacutinga. Com esse aporte de 60 milhões de euros vamos aumentar a produção para 2,5 milhões de garrafas de vidro por dia em Jacutinga a partir de 2023, chegando a um total no Brasil de mais de 4 milhões de garrafas por dia em todas as nossas fábricas no Brasil.
As mudanças provocadas pela pandemia como o aumento nas vendas online impactam de alguma forma os negócios da empresa?
Acompanhamos atentamente todas as tendências do mercado. Nesse caso, observamos que a embalagem de vidro one way está tomando espaço das retornáveis, especialmente no setor cervejeiro. A pandemia aumentou as vendas no canal off trade (casa). As pessoas estão comprando mais produtos para consumir em casa. Isso também incrementa o consumo de embalagens de vidro.
A sustentabilidade aparece como prioridade para alavancar o crescimento das empresas. Quais os desafios e oportunidades da Verallia nesse sentido?
A sustentabilidade é o coração de nossa empresa. Em 2020 divulgamos nosso novo propósito, que pode ser resumido na seguinte frase: “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável”. Esse propósito é o nosso compromisso com a sociedade. É nossa razão de existir. Por isso, a forma como as pessoas consomem os produtos, reciclam e reutilizam as embalagens são problemas reais, e a Verallia vai ajudar a sociedade a tratar desse assunto.
Quais são esses propósitos?
Nosso propósito têm objetivos muito claros:
1) Acelerar a inovação em nossa cadeia de valor com produtos que possam ser reutilizados e reciclados;
2) Fazer do aproveitamento uma solução “ganha-ganha” para fomentar e operacionalizar a economia circular,
3) Mobilizar para obter mais vidro reciclável. A ideia é trabalhar com entidades governamentais para promover a educação acerca da reciclagem e dos benefícios do vidro. Além de facilitar e desenvolver a coleta feita por alguns parceiros, e também a limpeza do vidro para reciclagem. E, ao final, utilizar esse vidro em nossas fábricas. Portanto, a sustentabilidade é muito bem aplicada dentro dos negócios globais da Verallia.
https://youtu.be/YoPp0FpJdpg
Como equilibrar os negócios e a gestão da empresa nesse momento conturbado da pandemia?
Desde o início da pandemia utilizamos as melhores práticas de prevenção do Covid. Práticas da Verallia no mundo foram implementadas globalmente. Fizemos atividades práticas e informamos nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes sobre as medidas de sanitização, business continuity plan para seguirmos trabalhando corretamente. Uma de nossas prioridades é cuidar de nossas pessoas/nossos colaboradores.
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