Verallia investe em novo forno para fábrica de Jacutinga (MG)

Com a ampliação, empresa mais que dobrará capacidade produtiva de embalagens de vidro na planta mineira

Carlos Donizete Parra

 

Quintin Testa, diretor geral da Verallia na América do Sul

 

Terceira maior produtora global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, a Verallia está investindo 60 milhões de euros na ampliação da fábrica de Jacutinga (MG). Com o investimento, a empresa passará a contar com um segundo forno, mais que dobrando a capacidade produtiva da planta mineira: de 1,2 milhão de garrafas diárias para 2,5 milhões a partir de 2023, quando o forno estará funcionando em plena capacidade. A ampliação da fábrica de Jacutinga visa atender principalmente ao aumento da demanda dos segmentos cervejeiro e alcoólico com embalagens de vidro nas cores âmbar e verde. O foco da produção neste momento é para o mercado interno. Acompanhe mais detalhes nesta entrevista exclusiva com Quintin Testa, diretor geral da Verallia na América do Sul

No curto prazo, o que a Verallia está fazendo para resolver os problemas de desabastecimento de embalagens de vidro no Brasil?

A Verallia está trabalhando a plena capacidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estamos honrando todos os contratos com nossos clientes. Em alguns casos ajudamos os clientes com importações de garrafas de outras fábricas da Verallia no mundo.

O investimento nesse novo forno não poderia ter sido antecipado?

A Verallia trabalha de forma organizada com investimentos de longo prazo. Esperamos o momento apropriado para oficializar esse investimento que vai mais que dobrar a capacidade produtiva da fábrica de Jacutinga. Com esse aporte de 60 milhões de euros vamos aumentar a produção para 2,5 milhões de garrafas de vidro por dia em Jacutinga a partir de 2023, chegando a um total no Brasil de mais de 4 milhões de garrafas por dia em todas as nossas fábricas no Brasil.

Crédito: Richard Cheles

As mudanças provocadas pela pandemia como o aumento nas vendas online impactam de alguma forma os negócios da empresa?

Acompanhamos atentamente todas as tendências do mercado. Nesse caso, observamos que a embalagem de vidro one way está tomando espaço das retornáveis, especialmente no setor cervejeiro. A pandemia aumentou as vendas no canal off trade (casa). As pessoas estão comprando mais produtos para consumir em casa. Isso também incrementa o consumo de embalagens de vidro.

A sustentabilidade aparece como prioridade para alavancar o crescimento das empresas. Quais os desafios e oportunidades da Verallia nesse sentido?

A sustentabilidade é o coração de nossa empresa. Em 2020 divulgamos nosso novo propósito, que pode ser resumido na seguinte frase: “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável”. Esse propósito é o nosso compromisso com a sociedade. É nossa razão de existir. Por isso, a forma como as pessoas consomem os produtos, reciclam e reutilizam as embalagens são problemas reais, e a Verallia vai ajudar a sociedade a tratar desse assunto.

Quais são esses propósitos?

Nosso propósito têm objetivos muito claros:

1) Acelerar a inovação em nossa cadeia de valor com produtos que possam ser reutilizados e reciclados;

2) Fazer do aproveitamento uma solução “ganha-ganha” para fomentar e operacionalizar a economia circular,

3) Mobilizar para obter mais vidro reciclável. A ideia é trabalhar com entidades governamentais para promover a educação acerca da reciclagem e dos benefícios do vidro. Além de facilitar e desenvolver a coleta feita por alguns parceiros, e também a limpeza do vidro para reciclagem. E, ao final, utilizar esse vidro em nossas fábricas. Portanto, a sustentabilidade é muito bem aplicada dentro dos negócios globais da Verallia.

Como equilibrar os negócios e a gestão da empresa nesse momento conturbado da pandemia?

Desde o início da pandemia utilizamos as melhores práticas de prevenção do Covid. Práticas da Verallia no mundo foram implementadas globalmente. Fizemos atividades práticas e informamos nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes sobre as medidas de sanitização, business continuity plan para seguirmos trabalhando corretamente. Uma de nossas prioridades é cuidar de nossas pessoas/nossos colaboradores.

Veja mais: vinhosvinícolasespumantessucos, cafés, cervejas, embalagem de vidro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno