Simpósio do VLB trata do futuro da cerveja

Na abertura do evento, Rodrigo de Mattos, executivo do Euromonitor International,
apresentou informações estatísticas e tendências sobre o mercado de cerveja

O futuro tem espaço garantido para as cervejas no/low ultrapassando os limites tradicionais para novas ocasiões de consumo através de embalagens e outras ferramentas.

A cerveja sem álcool foi uma das categorias que mais cresceu nesse setor nos últimos anos. O consumidor está descobrindo que consumir cerveja sem álcool pode acontecer em diferentes ocasiões não só nas tradicionais.

Por isso, a cerveja sem álcool se mostra uma alternativa importante para as empresas.

Outro destaque foi as mudanças geracionais. Esses novos grupos de consumo mostram a diferença da relação entre eles e a bebida, principalmente os mais jovens,  futuros consumidores da cerveja.

Aí entram em campo as cervejas sem álcool e as saudáveis, aquelas adicionadas vitaminas, fungos e outros ingredientes funcionais.

Rodrigo Mattos falou dos desafios das craft Berra que segundo ele têm papel fundamental para a comunicação e o conhecimento das diferenças e novos sabores da cerveja. Apesar disso,  as cervejarias artesanais não ganharam market share, pelo contrário, em alguns mercados até perderam participação. No Brasil,  as artesanais também encontram dificuldades para competir com as gigantes, mas tentam transformar esses desafios em oportunidades e crescimento.

 

Investimentos em diferenciação, propósito, identidade e comunicação premium pode ser uma boa alternativa para esses fabricantes.

Embalagens também é outro drive fundamental,  principalmente quando linkado à sustentabilidade, desde que isso não seja só marketing mas sim uma ação e uma estratégia permanente da empresa. A Latam é uma das regiões mais engajadas com ações de sustentabilidade e de proteção ao meio ambiente, segundo estudos do Euromonitor International.

Entre os desafios para a indústria estão os aumentos de custos das matérias primas, energia e outros insumos que impactam diretamente na produção e preços finais.

O executivo da Euromonitor International apontou inovações em embalagens apresentadas por empresa como Carlsberg (embalagem de papel) e Corona como essenciais para conquista das novas gerações. Para encerrar ressaltou a importância da inovação, sustentabilidade e diferenciação  para a competitividade dos fabricantes de cervejas.

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