Construir uma marca através da embalagem e agregar valor aos produtos são algumas das possibilidades do PET para qualquer tipo de bebida
* Nelson Falavina
As bebidas sensíveis ou longa vida (suco, leite, néctar etc) são o principal alvo das indústrias de equipamentos para os próximos anos?
É uma categoria quecomeça a ser melhor explorada porque o PET é uma novidade nessa área. É um complemento de linha para esses produtos. Hoje mais de 95% das bebidas sensíveis (longa vida) utilizam as embalagens cartonadas. Mas, o PET apresenta características diferenciadas e, por isso, seu potencial de crescimento é muito alto.
O PET tem condições de competir tecnicamente e comercialmente com as embalagens cartonadas nesse segmento?
Na relação custo X benefício o PET é extremamente competitivo com qualquer material disponível no mercado. É uma embalagem muito versátil que possibilita inúmeras possibilidades. Uma delas é poder customizar o formato, construindo através da embalagem uma marca e imagem única para a empresa. Nos dias atuais isso é fator primordial para otimizar a rentabilidade de qualquer negócio.
E qual o papel da Sidel nessa evolução do PET no mercado?
A Sidel pertence ao Grupo Tetra Laval, formado ainda pelas empresas De Laval (produtos e acessórios para extração do leite) e Tetra Pak (embalagens cartonadas, máquinas de envase e equipamentos para processamento de bebidas e alimentos).
A Sidel é hoje um fornecedor de linhas completas para produção e envase de bebidas e está extremamente focada no PET, um material que vem ao longo dos últimos anos avançando muito mais rapidamente que os outros tipos de embalagens.
A Sidel desenvolveu uma expertise muito forte no PET e entendemos que muitas bebidas optarão por esse tipo de embalagem nos próximos anos.
Quais os avanços e as soluções da Sidel nessa área?
Há mais ou menos 10 anos a Sidel desenvolveu a tecnologia Predis, uma solução de descontaminação de preformas a seco que integra todos os processos que vêm a seguir: sopro, enchimento e fechamento. Isso tudo feito em um único bloco garantindo higiene e total segurança ao produto final. A tecnologia Predis é um sistema de envase asséptico que assegura a qualidade de bebidas sensíveis sejam elas de alta ou baixa acidez, além de reduzir custos com água e esterilizantes. Os equipamentos dessa tecnologia asséptica operam com velocidade de até 52 mil garrafas de 1 litro por hora. Outro aspecto é a troca de tamanhos/formatos em pouco tempo (até 2 horas), sendo outro diferencial fundamental dessa tecnologia.
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O shelf life de um produto envasado em PET com essa tecnologia é o mesmo do que na embalagem cartonada?
Sim, essa tecnologia pode até prolongar ainda mais a vida desse produto dependendo de sua logística.
No Brasil, o PET se firmou no mercado de refrigerante e água mineral, principalmente na linha de produtos mais populares. Você acredita que pode haver alguma dificuldade em lançar produtos com maior valor agregado nesse tipo de embalagem?
A embalagem cartonada trilhou uma trajetória parecida e conseguiu se estabelecer em todas as faixas de consumo. O PET vai seguir essa trajetória porque é um material muito versátil que possibilita às empresas novas oportunidades e entrega uma alta conveniência
E do ponto de vista do consumidor, o PET é atrativo?
O consumidor atual evoluiu muito. Hoje ele quer conveniência e valor. O PET permite designs diferenciados que atraem o consumidor. Além da segurança da embalagem e da praticidade do uso e fechamento.
Isso significa que os grandes fabricantes de bebidas optarão pelo PET?
Os grandes players do mercado de refrigerantes já optaram pelo PET e para bebidas sensíveis esse é um caminho natural. As bebidas sensíveis (longa vida), atualmente, têm opções tecnológicas que possibilitam essa escolha tendo o custo total do sistema como um fator relevante na análise e comparações. Os demais momentos de consumo e “targets” também virão ao PET, como vem ocorrendo em todo o mundo.
Quais as tendências para as bebidas sensíveis (longa vida) no Brasil ?
O próximo passo é o envase de bebidas sensíveis “on the go”, com maior shelf-life. As bebidas saudáveis estão conquistando o consumidor e ele quer praticidade, segurança, fechamento melhor, produtos “on the go” e outras conveniências.
* Saiba mais sobre Nelson Falavina
Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, onde se especializou em Marketing e Finanças. Ocupou várias posições de direção antes de se mudar para o Panamá como diretor-presidente para a Tetra Pak da América Central e região do Caribe em 2012. Desde o início de 2015 é o novo diretor-presidente da Sidel no Brasil, além de VP para a América Latina