A BrauBeviale apresentou lançamentos em, praticamente, todos os setores que compõe a feira. Os eventos paralelos, como o European Beer Star e o Fórum BrauBeviale, receberam uma grande quantidade de participantes que puderam trocar informações e conhecimentos muito úteis para o desenvolvimento de produtos e novos negócios
Por Carlos Donizete Parra
Depois de três dias de intenso trabalho, a BrauBeviale contabiliza bons resultados e fortalece sua posição de liderança mundial no setor de feiras de equipamentos, ingredientes, embalagens e serviços para o o setor de be-bidas. A BrauBeviale recebeu 37,137 visitantes (41 por cento deles internacionais) vindos de 131 países demonstrando a internacionalização do evento. Em um espaço de mais de 45 mil metros quadrados os visitantes puderam conhecer as novidades apresentadas por 1.083 expositores, muitos deles líderes mundiais em seus respectivos setores de atuação.
Os visitantes vieram principalmente da Alemanha, seguida de países como Itália, República Checa, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica e Rússia. Segundo pesquisa feita por um Instituto independente contratado pelos organizadores, os visitantes compareceram ao evento com o objetivo principal de reunir informações sobre novos produtos e inovações, além de aproveitar a feira para estreitar o relacionamento comercial e intercambiar experiências e informações com profissionais do setor. Ainda segundo a pesquisa, os expositores ficaram satisfeitos com a qualidade do público que visitou seus estandes: em torno de 90 por cento dos visitantes profissionais estão envolvidos nas decisões de investimento em suas respectivas empresas. Entre os expositores, cerca de 47 por cento eram internacionais, um aumento de cerca de seis por cento em relação ao ano anterior. As empresas expositoras vieram de 49 países, em particular da Alemanha (580), Itália, Países Baixos, Bélgica, Áustria e Suíça.
Eventos paralelos como a BrauBeviale Fórum apresentou tópicos em linha com as necessidades do setor. PET @ BrauBeviale apresentou insights fundamentais para a área de embalagens. O Craft Beer Corner promoveu uma série de discussões sobre temas atuais, além de degustações organizadas por renomados sommeliers de cerveja – entre eles Markus Sailer, campeão alemão atual. Cinco bares de degustação cobriram temas como: lúpulo, malte, fermento, especialidades e o copo perfeito. Mais de 160 cervejas, entre alemãs e internacionais submeteram-se às avaliações dos visitantes. As bebidas não alcoólicas também tiveram seu espaço: as sessões de degustação de água mineral realizadas por sommeliers dessa categoria de bebida também atrairam um grande número de visitantes interessados. Especialidades de cerveja extremamente diferenciadas estavam disponíveis também na festa realizada pela BrauBeviale em um espaço externo e após a feira. Foi o “Schanzenbräu & Friends”, festa pós-show, que contou com a participação de cerca de 20 cervejarias alemãs e meia dúzia de food trucks. Foi possível provar cervejas muito exóticas, diferentes mesmo para os padrões das craft beers. Para o público mais persistente ainda foi possível visitar e se deliciar com as iguarias e cervejas nos inúmeros restaurantes e bares, que faziam parte da “BierErlebnis Nürnberg” (Nuremberg Beer Experience).
European Beer Star 2015
Uma das competições de cerveja mais renomadas do mundo cervejeiro, o European Beer Star faz parte da BrauBeviale desde 2004. A parceria vem trazendo bons frutos aos organizadores e cervejarias participantes vindas de todas as partes do planeta. Com isso, novos recordes são estabelecidos a cada edição da competição. Com 1.957 cervejas de 45 países em todos os continentes, 2015 foi o ano com o maior número de cervejas submetidas a julgamento. Mais uma vez, os visitantes profissionais puderam escolher suas cervejas favoritas. “Ayinger Bräuweisse”, produzida por Brauerei Aying (Alemanha) foi premiada com o título de “Favourite Consumers” com a medalha de ouro. A medalha de prata foi para o dinamarquês Midtfyns Bruyhus em reconhecimento a sua cerveja “Midtfyns imperial Stout”. “Double Jack”, uma Imperial India Pale Ale fabricada pela Firestone Walker Brewery (EUA), recebeu o terceiro maior número de votos de um total de mais de 6.350 votos. Duas microcervejarias brasileiras, a Bierland (Blumenau) e a Bamberg (Votorantim), também tiveram suas cervejas premiadas no evento.
A dança das embalagens
Ferramenta indispensável para alavancar vendas, as embalagens seguem inovando e surpreendendo seus clientes. O setor foi um dos destaques da Brau Beviale.
Qual embalagem devo utilizar no meu produto? Vidro, lata, pet ou cartonada? Qual o formato ideal? Como reduzir custos e flexibilizar a produção?
A dúvida sempre existe, mas os produtores de bebidas já convivem muito bem com essas questões que dependem de fatores como ocasião de consumo, público alvo, canal de distribuição, investimento etc.
Entre as embalagens, o PET desponta como a que vai obter as maiores taxas de crescimento nos próximos anos. Segundo a Canadean o aumento será de 6% ao ano. No caso do vidro e da lata o crescimento será de 3% ao ano.
Na BrauBeviale o PET ganhou destaque nos kegs para cervejas e outras bebidas. As indústrias de equipamentos já fornecem máquinas adequadas a esse tipo de embalagem. Os fabricantes de kegs plásticos trabalham bem a questão de redução de peso e também possuem uma variedade de produtos de volume menor que podem ser utilizados para diversos tipos de bebidas, com ou sem gás. Uma solução interessante para distribuição em bares, restaurantes, festas e eventos. Facilidades de logística e manuseio, além da conveniência são atributos a favor desta embalagem, sem contar a imagem de inovação que pode ser uma boa oportunidade de marketing para os pioneiros.
A empresa holandesa KeyKeg é uma das maiores do mundo com unidades de produção na Holanda, Alemanha e Estados Unidos(em construção)e fornecimento em mais de 180 países. Na BrauBeviale, a empresa lançou o KeyKeg 10 Slimline, barril de 10 litros que vai de encontro ao aumento da demanda por volumes menores. Descartável e 100% reciclável, resiste a pressão de 10 bar.
Nessa linha, a Krones apresentou em seu estande na feira o BevKeg, um sistema completo para barris PETnão retornáveis que inclui a chopeira BevMat que não necessita de gás para retirada da bebida. O kit de fornecimento inclui barril de 20 litros, tampa de rosca, rótulos, alça de transporte e outros acessórios. Líder no desenvolvimento de equipamentos para bebidas no mundo, a Krones fornece ainda os equipamentos para essa operação como a enchedora(rotativa ou linear dependendo da capacidade), tampadora, rotuladora, paletizadora e transportadores. Ou seja, uma linha completa para enchimento de barris descartáveis com capacidade variando de 60 até 800 barris por hora.
A PetainerKeg, outro fornecedor de destaque nesse segmento lançou o Linestar, uma linha de barris de pet de 20 e 30 litros com design mais parecido com os kegs de aço inoxidável o que facilita a introdução dos novos barris às linhas já existentes no mercado. Avanços nos blends de PET e aditivos utilizados no Linestar permitem o aumento do shelf life das bebidas e a preservação do sabor dos produtos.
O vidro mantém o glamour e requinte de tantos séculos de existência. Na Europa, principalmente, o que se vê é uma infinidade de garrafas para as mais variadas bebidas em embalagens com designs que valorizam sobremaneira seu conteúdo. Na BrauBeviale, as garrafas de vidro fizeram um show à parte com seus formatos e cores magníficos. A possibilidade de trabalhar com desenhos em serigrafia e alto relevo no vidro também é um atrativo cada vez mais importante para o setor de bebidas que pode valer-se dessa ferramenta para agregar valor ao produto. Os fabricantes de embalagens de vidro evoluíram, substancialmente, nos últimos anos, também em questões fundamentais para competitividade como a redução de peso da embalagem.
As garrafas de alumínio ganham espaço deixando de ser um produto de nicho para se transformar em uma opção considerável para os fabricantes de bebidas. Ideais para eventos especiais, públicos diferenciados e jovens, essas embalagens apresentam excelente potencial de crescimento no mundo. A garrafa de alumínio permite estampas arrojadas e designs modernos garantindo decorações muito atrativas. Outra novidade foi o lançamento de uma garrafa para bebida completamente biodegradável feita de fibra de madeira.
Ingredientes e matérias-primas
O pavilhão 1 é destinado aos fornecedores de matérias-primas e ingredientes. Maltes, lúpulos e leveduras para todos os tipos de cervejas despertam a curiosidade e o in-teresse de cervejeiros do mundo todo. Assim como ingredientes dos mais tradicionais aos mais sofisticados sistemas integrados capazes de produzir as bebidas mais inusitadas e de sucesso comercializadas no mundo. A indústria de ingredientes é um dos setores que mais investe em pes-quisa e desenvolvimento, por excelência tem que ser uma indústria capaz de gerar inovação. Os produtores de bebidas e alimentos se nutrem dessa indústria para o de-senvolvimento de seus produtos.
Saúde e nutrição, funcionais e naturais foram os principais temas da Döhler na BrauBeviale deste ano em Nuremberg. A empresa mostrou um portfólio de produtos inovadores e que podem ser aplicados em todos os segmentos da indústria de bebidas como corantes, aromas, ingre-dientes de malte e cereais, concentrados de frutas e vegetais e sistemas completos para produção de bebidas.
O aumento da demanda por produtos naturais exige das empresas de ingredientes respostas cada vez melhores nessa linha. A Döhler apresentou uma linha extensa de aromas e extratos naturais que vão desde simples aromas de maçã, laranja e abacaxi até tendências como aromas de melão e flores, e extratos de ervas e especiarias, assim como uma inovadora tecnologia destinada a otimizar o uso de edulcorantes HIS. Para as cervejarias, a empresa apresentou um mosto para produção de cervejas especiais que agiliza e facilita os trabalhos na operação. O produto reduz naturalmente o valor de pH melhorando a estabilidade e o drinkability da cerveja. Para as microcervejarias a Döhler pode fornecer uma vasta gama de concentrados de mosto desenvolvidos especialmente para aumento da produtividade e agilidade da produção. A empresa também mostrou sua preocupação com a segurança alimentar com uma linha de produtos (como o DMD e o NBB), para identificação e de-tecção de microrganismos capazes de inibir sua proliferação e riscos aos produtos.
A Barth-Haas apresentou sua linha de lúpulos (flor, pellets e extrato) com variedades americanas e australianas, além de disponibilizar sua linha de serviços oferecidos às cervejarias e microcervejarias.
Apresentou também o HopAid, um produto que reduz a formação de espuma na fermentação aumentando a área disponível de tanque, gerando maior eficiência e, consequentemente maiores lucros, sem a utilização de produtos sintéticos. Outro produto fornecido pela empresa é a linha de óleos de lúpulos destilados e fracionados com aroma e sabor consistentes. Fácil de usar e totalmente solúvel em bebidas, a linha de óleos PHA está disponível em frascos pequenos em diversas variedades de lúpulos.
Tecnologia de envase
O destaque da Sacmi na BrauBeviale foi a linha de rotuladoras modulares de bobina ERF, uma evolução da tecnologia roll-fed. Com mais de mil máquinas instaladas em todo o mundo para aplicações com etiquetas envolventes de bobina, Sacmi é um dos líderes do setor.
Constantemente melhorada ao longo dos anos quanto aos aspectos de dimensão, acessibilidade e ergonomia, a nova linha se destaca pela utilização de uma estação de rotulagem que pode ser empregada em diferentes plataformas, uma exigência do mercado atual que necessita de flexibilidade e agilidade. Na linha de enchedoras, a Sacmi mostrou as eletrônicas isobáricas com válvulas de dupla evacuação, desenhadas para encher tanto latas de cerveja e bebidas CSD em geral (linha ECF) como garrafas de PET (linha ELT).
Estas enchedoras podem chegar a uma velocidade de até 84 mil gar/hora, em embalagens de vidro retornável com redução nas perdas de garrafas quebradas na linha e no valor de oxigênio total na garrafa, que é de apenas 30 ppm, menos de um terço das exigências dos engarrafadores.
Durante a BrauBeviale, a Gebo anunciou a parceria com a BA Systémes que resultará no incremento de soluções de intralogística para fabricantes das indústrias de bebidas e alimentos. Entre os produtos fornecidos está AGVs (Sistemas de Veículos Guiados Automaticamente), ou seja, são as empilhadeiras automatizadas (não tripuladas) e guiadas por sensores a laser. Os AGV’s trabalham automaticamente garantindo precisão e controle dos estoques dos armazéns, tanto de produto acabado como de matéria-prima. Os produtos levarão as marcas das duas empresas. BA Systémes é líder na Europa no fornecimento de AGV’s.
Com mais de três décadas de experiência em projetos de linhas de embalagens e mais de 400 linhas com performance positivamente auditadas, a Gebo coloca à disposição de seus clientes em todo o mundo seu know-how para serviços de integração de linhas de envase de bebidas e alimentos. Uma expertise que permite entregar ao cliente melhores resultados em flexibilidade, eficiência operacional, controle de qualidade, custos reduzidos e produtividade.
Dando sequência a sua estratégia de internacionalização que busca o crescimento dos negócios na América Latina e outros países, a Liess esteve presente na BrauBeviale mostrando toda sua linha de produtos para fabricação de cerveja que inclui desde a sala de brassagem, adegas de fermentação, maturação, filtração e blendagem até a adega de pressão.
A Liess é também um tradicional fornecedor de equipamento para produção de refrigerantes com destaque para as salas de xarope, dissolução do açúcar, tanques e automação de processos. A empresa segue firme no desenvolvimento de novos negócios no mercado brasileiro com soluções capazes de gerar ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos para seus parceiros comerciais.
A Filtec é um dos principais fornecedores de sistemas para inspeção de garrafas de vidro, latas, PET e outras embalagens.
Na BrauBeviale, a empresa apresentou Omni Vision 3, uma evolução na sua linha de inspetores de garrafas. Esse equipamento é indicado para embalagens de vidro tanto novas como usadas, eliminando um problema que nos últimos anos vem se mostrando vital para a indústria de bebidas. A inspeção garante que nenhum líquido residual, objetos estranhos, ou mesmo partículas microscópicas do vidro possam entrar em contato com o produto. Uma vasta linha de inspetores de última geração como os modelos LaseTec 4, SureTec e PET TEC foram expostos no estande da Filtec na feira.
Uma das novidades pela Krones na BrauBeviale foi a MicroCube, planta de cocção completa, com sala de cocção e adega de fermentação, desenhada para ser instalada em espaços limitados, para volumes de cocção de cinco a dez hectolitros. O sistema também inclui o abastecimento de água, calor e frio.
Outra solução apresentada pela Krones é o sistema Clear, um novo procedimento automático de limpeza interna dos pasteurizadores de túnel LinaFlex. Durante este processo de limpeza, as sujidades são removidas, a água é filtrada, os germes que podem estar presentes são destruídos, e as superfícies da máquina totalmente limpas.
A atenção dos visitantes da Krones na Brau Beviale também se voltou ao sistema One2Brew, que permite construir uma cervejaria completa em menos de um ano, desde o início do projeto até o envase da primeira garrafa. Este sistema é indicado para empresas com uma capacidade produtiva de 300.000 hectolitros de cerveja por ano.
As áreas de processo da cervejaria são divididas em unidades funcionais, que são fornecidas já pré-fabricadas e, em seguida, unidas a uma planta completa de acordo com o conceito “Plug and play”, o que reduz os tempos exigidos de engenharia, montagem e fabricação. Um projeto tradicional levaria, pelo menos, 18 meses para ser entregue.
Entre os vários equipamentos apresentados na BrauBeviale, o foco da KHS para as cervejarias de pequeno e médio portes foi a linha de enchedoras Innofil para garrafas de vidro controladas pneumaticamente, além do Innopro Ecostab, sistema de estabilização de cerveja e da evolução de sua linha de enchedoras para barris de PET retornáveis. A linha InnoKeg 6/1 agrega uma estação de lavagem além de ser adaptada para operar com todos os tipos de kegs disponíveis no mercado como Key Kegs, Petainer, Polykegs ou Ecokegs. Sistema flexível podendo operar com capacidade de até 100 barris por hora.
A Pentair mostrou uma extensa linha de equipamentos e soluções para fabricantes de bebidas em geral. Para as pequenas e microcervejarias, a empresa apresentou o sistema de filtração por membrana BMF Compact S com capacidade nominal que pode variar de 5hl a 75hl/hora, com CIP incluso no sistema. As vantagens da tecnologia de membranas são disponibilizadas nesse modelo compacto de forma a oferecer aos clientes baixo custo de investimento em um equipamento eficiente e de altíssima tecnologia. Além disso, a empresa mostrou toda a linha Haffmans de aparelhos para medição in-line, equipamentos de microfiltração, entre outros.
Mercado mundial de bebidas
Em todos os lugares ganham destaque as bebidas saudáveis, bem como as artesanais como cervejas e sucos, prin-cipalmente. Os valores de sustentabilidade e tradição também são atributos muito valorizados pelos consumidores atuais.
O renascimento das craft beers nos Estados Unidos é outro movimento que se espalhou pelo mundo, chegando forte também no Brasil, onde vemos aumentar a cada ano a participação das cervejas especiais.
Em 2014 o consumo mundial de bebidas voltou a crescer, tendo Ásia, África e Oriente Médio como principais protagonistas.
Água mineral
O consumo mundial per capita de bebidas foi de 267 litros em 2014, um aumento de 25 litros nos últimos cinco anos. A água mineral aparece como unanimidade em todos os continentes.
A Ásia é o maior produtor de água engarrafada do mundo, seguida da Europa, Estados Unidos e América Latina. A Europa segue como o maior consumidor de água do mundo, especialmente em países como Itália, Alemanha e Portugal, segundo informações da Canadean. A água também é a bebida sem álcool preferida dos alemães, com uma média per capita de 143,5 litros, sendo mais de 80% do total de água mineral com gás. Os refrigerantes e sucos perderam participação de mercado entre os alemães. A água já é uma das bebidas não alcoólicas mais consumidas do planeta e, em breve, será a número 1.
Bebidas saudáveis
Centro das atenções em todo o mundo, as bebidas sau-dáveis seguem seu caminho de expansão. São muitas as novas bebidas não alcoólicas lançadas diariamente que oferecem ao consumidor uma experiência refrescante e prazerosa: água mineral enriquecida com algas espirulina, água de coco com extrato do Chile ou água de alcachofra com sabores de maçã, limão e menta. Sabores inusitados e um tanto diferentes do padrão do brasileiro. No entanto, inovação às vezes vai muito distante do que se considera padrão. E, ainda, tem uma água mineral negra, devido a adição de ácido fúlvico, um tipo de ácido formado a milhões de anos e tem sua origem através da decomposição de plantas pré- históricas. Seu principal benefício está no valor elevado do pH que confere o equilíbrio ácido-base ao organismo.
Cerveja
Depois de oito anos, as vendas de cerveja na Alemanha voltou a crescer. A Alemanha ocupa o terceiro lugar no ranking mundial per capita de cerveja com 104 litros, atrás somente da Áustria com pouco mais de 107 litros e da República Checa, com aproximadamente, 137 litros. A África é o mercado de maior crescimento mundial de cerveja com expectativa de crescer mais de 5% ao ano até 2017. Esse aumento de consumo se deve principalmente ao fato de que cada vez mais os cidadãos africanos deixam de consumir bebidas caseiras para tomar cervejas industriais, e isso principalmente por questões de higiene e segurança de alimentos.
A Alemanha também acompanha a tendência mundial de aumento do consumo de cervejas artesanais, movimento que representa para muitos como arte, inovação e alta qualidade. A oferta, por conseqüência, deve aumentar devido a variedade de produtos oferecidos ao mercado. O volume mundial de cervejas artesanais alcançou em 2014 mais de 51 milhões de hectolitros. Depois dos Estados Unidos, a Europa Ocidental é o segundo maior produtor com 18 milhões de hectolitros, seguida da América Latina com 3 milhões de hectolitros e da Europa Oriental com 2,5 milhões.
Destilados
Os destilados seguem sua estratégia de oferecer ao consumidor produtos premium e de maior valor agregado, seja no líquido ou em embalagens ousadas e com design de incrível beleza.
O maior consumo per capita é da Coréia do Sul com quase 31 litros em 2014. E isso se deve quase que exclusivamente pelo consumo do Soju, uma bebida destilada tipicamente sulcoreana, muito popular e consumida por todas as faixas de renda e idades. O Japão ocupa o segundo lugar do ranking mundial com aproximadamente 18 litros per capita, seguido da Bolívia com quase 15 litros per capita. Os alemães bebem cerca de 5,4 litros per capita, segundo dados da Associação Alemã de Bebidas Destiladas.