Entre 30 de maio e 1º de junho, evento da indústria cervejeira apresentou as últimas tendências para o mercado e promoveu troca de conhecimentos
Cerca de 7000 pessoas transitaram pelo pavilhão 3 do São Paulo Expo para conferir as atrações da Brasil Brau 2022, principal encontro profissional do setor cervejeiro na América Latina, entre 30 de maio e 1º de junho. O número de visitantes para a 16ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja superou a expectativa da organização. Após um hiato pela pandemia em 2021 – a primeira pausa em toda a história do evento que acontece desde a década de 80 –, a edição aconteceu em clima de aguardado reencontro da cadeia produtiva, registrando crescimento em relação a 2019 e taxa recorde de renovação de expositores para 2024.
O mercado já vinha dando indícios de que aguardava ávido pela oportunidade de networking: assim que abriu o credenciamento on-line para profissionais do setor, em março, a organização recebeu centenas de inscrições em apenas poucas horas e já constava com 35% acima do público da última edição antes da abertura dos portões – um recorde. As previsões se tornaram fatos. A Brasil Brau 2022 encerrou as atividades com crescimento de 40% em relação ao número de credenciados para a feira. Durante os três dias de evento, o número se traduziu em corredores sempre cheios e muitos negócios fechados. Não à toa, ao final do dia 1º de junho, 80% das marcas presentes já haviam renovado a participação para a edição de 2024 e 21% dos expositores participantes revelaram expectativas de negócios gerados em mais de R$1 milhão após o evento.
“A Brasil Brau 2022 atingiu as expectativas, mantendo-se como um evento-chave, consolidado e tradicional, atendendo as expectativas do mercado de apresentação de bons produtos, empresas importantes e reunindo profissionais qualificados. Também conseguimos atingir todos os nossos objetivos qualitativos e quantitativos para o Congresso, o que norteia muito o futuro do evento como um importante disseminador de conteúdo, além de seu papel consolidado na América Latina como um grande evento de equipamentos, tecnologias e insumos”, revelou Gabriel Pulcino, Gestor da Brasil Brau e Gerente Sênior de Eventos da GL events.
Para os expositores da feira, o saldo também foi positivo. “O mercado vem numa crescente de consumo, de novos projetos. A feira veio em um momento oportuno e trouxe a presença de pessoas muito importantes, foi uma sensação positiva que tivemos: a percepção de que encontramos quem toma as decisões e faz o segmento acontecer. Ficamos muito felizes, valeu cada centavo do investimento e isso com certeza vai se refletir nos próximos dois anos em negócios e projetos”, compartilhou o CEO da EGISA Volmir Roberto Gava.
“Participamos da Brasil Brau há umas cinco edições. A retomada foi bem bacana. Todos os nossos principais clientes vieram, estavam esperando. Saíram bastante negócios. Pretendemos voltar em 2024”, contou Ederson Cavalin, diretor comercial da MEMO, reconhecida na América Latina como líder de mercado na produção de chopeiras, torres de chope, pré-resfriadores e acessórios.
Vitória Schwarz, analista de comunicação da Agrária, maior maltaria da América Latina, comentou a surpresa com o tamanho do público: “É muito bom estarmos onde nossos clientes, outros fornecedores e todo o mercado cervejeiro estão. Viemos com uma expectativa muito positiva. Mas a quantidade de pessoas acabou surpreendendo. Eu nunca vi um primeiro dia de feira como aquele!”.
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Entre as novidades que apareceram na feira, produtos, serviços e tecnologias apontaram buscas e tendências para o futuro do mercado. A sustentabilidade e o autosserviço apareceram de diferentes formas entre os lançamentos dos expositores.
Conteúdo em pauta
Além das novidades levadas para a feira, a edição de 2022 apostou na disseminação de conhecimento por meio de conteúdo como um forte pilar. O 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, que contou com a curadoria técnica do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), levou ao palco personalidades nacionais e internacionais para debater o setor. Em relação à edição de 2019, a atração contou com 40% a mais de inscritos, se tornando mais um recorde do evento este ano.
Os experts abordaram desde questões de cunho técnico, a assuntos ligados a Gastronomia, Sociedade e Sustentabilidade. A Biersommelière Kathia Zanatta e a chef Mari Sciotti, do restaurante Quicho, por exemplo, se juntaram para uma aula-show de harmonização de cervejas com a culinária vegetariana.
“Para o Instituto da Cerveja, fazer parte da curadoria do Congresso é uma grande oportunidade. Acompanho o evento há muitos anos, era uma responsabilidade muito grande fazer parte disso e é um orgulho ter participado. É também um desafio conseguir atender um mercado muito diferente do que era há 15 anos, ou seja, concentrado nas grandes cervejarias que queriam informação técnica. Hoje, é um mercado majoritariamente artesanal de um público muito diverso”, pontuou Alfredo Ferreira, sócio-diretor do ICB.
No Brewer Lounge, espaço de exposição de conteúdo gratuito no centro da feira, profissionais do mercado também se reuniram para apresentar temas que passearam por metadados para cervejarias, futuro do mercado pós-pandemia, a força do coletivo para o setor cervejeiro e diversas outras temáticas que atravessam o mercado.
Duplamente premiada
O público presente elegeu o estande mais bonito da edição e o principal lançamento da feira. A Prozyn, empresa especializada na aplicação de enzimas em busca de biosoluções para a produção de energia limpa e alimentos mais saudáveis, arrebatou ambos. A responsável por garantir o segundo prêmio da marca foi a PROTEZYN EX, uma proteína enzimática que atua na quebra do glúten. A solução reduz a alergenicidade para intolerantes ao glúten, é livre de alergênicos e tem melhor digestibilidade.
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