Sediada no município de Boituva, a 130 km de São Paulo, a Arqplast Utilidades Domésticas tem como principal diferencial a fabricação de produtos 100% reciclados de alta qualidade. Isto significa que toda a matéria-prima utilizada advém da sucata, sem misturas com o plástico virgem. Em 2015, a Arqplast deu um passo importante na consolidação de resultados e na qualidade dos produtos finais com a instalação de dois equipamentos AUTOSORT da TOMRA Sorting Recycling que permitem processar cinco toneladas de plásticos por hora.
O AUTOSORT combina os sensores NIR e VIS e permite reconhecer e separar com total precisão e máxima velocidade uma grande quantidade de materiais em função do tipo e composição, obtendo frações de elevadíssima pureza. Na fábrica da Arqplast, os dois equipamentos processam Polipropileno (PP) que vem misturado com Polietileno (PE), por vezes com até 30% de impurezas. Esta solução proporcionada alterou a realidade da fábrica, que até então tinha processos bastante manuais e elevadas perdas, assim como altos custos de produção.
O processo passava por comprar fardos de PP que eram selecionados à mão por material e cor. Além das altas perdas em todo o processo, havia um custo elevado com o pigmento para coloração do material, que também era importado e altamente dispendioso.
Com a entrada dos equipamentos em funcionamento, de imediato aumentou a capacidade de seleção, o que permitiu que todo o material necessário fosse produzido dentro da fábrica, evitando assim material moído por terceiros, bem como proporcionou um produto mais puro e de maior qualidade. Segundo Arquimedes Silva, diretor da empresa, com a implantação dos novos equipamentos, a recuperação de PE e PP teve um incremento de 3500 kg/h em comparação com os 1500 kg/h que vinham sendo registrados anteriormente, traduzindo-se assim num maior volume de entradas na fábrica.”Atualmente, recuperam-se entre 80 e 90 toneladas de boa qualidade de produto neste fluxo diariamente”, finaliza o executivo..
Processo de utilização
Neste momento, os dois equipamentos da TOMRA têm funções diferentes na fábrica da Arqplast. Como o foco está na recuperação de PP, o primeiro equipamento seleciona todo o material que pode ser utilizado, sendo depois enviado para uma seleção manual por cores. Já o segundo, está dividido em dois processamentos. Num primeiro processamento, separa PE que tem um alto valor de mercado e que pode ser vendido posteriormente. O que for rejeitado num primeiro processamento, passa diretamente para o segundo, com o principal objetivo de separar PS positivo.
O conceito principal passa por enviar PP livre de impurezas para depois ser separado manualmente por cores, dado que é uma tarefa mais fácil dentro da fábrica. Considerando, que o material tem por vezes 30/40% de contaminação de outros polímeros com elevado valor de mercado, a segunda unidade, tem como objetivo a recuperação desse material.