Aplicativo permite agendar a retirada em 2 milhões de residências em São Paulo
A Archer Daniels Midland (ADM), uma das maiores empresas do agronegócio mundial, participa pela primeira vez da Virada Sustentável, evento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade, cuja quinta edição acontece em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de agosto. No evento, a ADM divulgará a página para cadastro de um aplicativo inovador e de cunho sustentável que fornecerá aos consumidores o serviço gratuito de agendamento da retirada do óleo comestível já usado em suas residências, evitando assim o descarte incorreto.
Para isso, o aplicativo VITALIV, batizado com o nome de uma das marcas da empresa, utiliza o recurso de geolocalização, pelo qual acionará a cooperativa de reciclagem afiliada e, considerando os outros chamados, traçará uma rota para a coleta. No app também terá um mapa de localização com todos os postos de entrega voluntária (PEV) de diversos resíduos pelo Brasil.
Além desse lançamento, a ADM estará participando da Virada Sustentável com a Bike Vitaliv no sábado e domingo (29 e 30) no Parque Vila Lobos, orientando sobre as boas práticas de descarte de resíduos sólidos e líquidos e com aulas de plantio de hortas caseiras em embalagens vazias de PET.
A ADM está posicionada entre as três maiores produtoras de óleo vegetal do País. Comercializa as marcas Concórdia e Corcovado e a recém-lançada Vitaliv, de óleos especiais de girassol, milho e canola. A proposta dessa nova linha é de oferecer ao consumidor um produto que contribua para uma vida mais saudável.
“Além de disponibilizarmos um serviço prático para o consumidor, o aplicativo de coleta contribuirá para aumentar a reciclagem de óleo comestível e apoiar o importante trabalho realizado pelas cooperativas de reciclagem”, afirma Ivana Rocha, responsável pelo Marketing de produto da ADM.
No Brasil, estima-se que apenas 6,5 milhões de litros de óleo usado sejam coletados e reaproveitados anualmente, quantidade muito pequena se comparada à média de consumo total de óleo, que já ultrapassa os 3 bilhões de litros. Cerca de 200 milhões de litros de óleo de cozinha são jogados em redes de esgoto, rios e córregos, um problema muito sério, já que basta um litro de óleo para poluir mais de 20 mil litros de água. “Acreditamos que a preservação do meio ambiente, por meio de ações que envolvam a reciclagem não só do óleo utilizado, mas também das garrafas PET na qual o produto é vendido, está bastante alinhada a esta proposta do aplicativo” afirma Amanda Consenza, gerente de sustentabilidade da ADM para a América do Sul.
Em princípio, a abrangência geográfica do aplicativo será restrita a alguns bairros da cidade de São Paulo, como Bela Vista, Consolação, Pinheiros e região da Avenida Paulista. Em 2016, está prevista a inclusão de cidades da Grande São Paulo, mas o objetivo da ADM é, futuramente, estender o alcance do aplicativo a outros estados do País.