PepsiCo reforça compromisso com a economia circular

Companhia apoia iniciativas de reciclagem que beneficia cooperativas e associações
de catadores no Brasil

Diante dos desafios da gestão de resíduos e da reciclagem de plástico no Brasil, a PepsiCo investe na estruturação da cadeia da reciclagem e em logística reversa para ampliar a destinação correta de embalagens plásticas pós-consumo. Ao mesmo tempo, a empresa apoia iniciativas de economia circular a fim de beneficiar cooperativas de coleta e triagem de resíduos. Além disso, a PepsiCo tem desenvolvido novas tecnologias de embalagens e modelos de negócio ao redor do mundo para diminuir ou zerar o uso de plástico virgem em sua cadeia produtiva, e ampliar o uso de plástico reciclado em suas embalagens. Paralelamente, investe, ainda, em iniciativas de educação ambiental da sociedade.

Menos plástico no portfólio da PepsiCo

A PepsiCo objetiva chegar a 14% de uso de plástico reciclado (rPET) nas embalagens de suas marcas de bebidas, H2OH!®, PEPSI®, LIPTON®, GATORADE®, e em 100% dentro das marcas H2OH!® Limão e TEEM® até o fim de 2024, no Brasil. A empresa já reduziu em 5 mil toneladas o uso de plástico virgem nas suas embalagens de bebidas desde 2020.”

Certificação da destinação correta de plástico

Em parceria com a eureciclo, uma empresa certificadora de logística reversa de resíduos, a PepsiCo, desde 2022, garante que o mesmo volume que gera de embalagens no mercado ao ano seja recolhido por meio de parceiros como cooperativas e operadores de reciclagem. Com auditoria externa da Ernst & Young, apenas entre 2022 e 2023, a empresa recuperou 18.500 toneladas de plásticos flexíveis, em seis estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Amazonas. Os resíduos foram destinados à rota de recuperação energética – ou seja, utilizados como combustível em fornos de cimenteiras e matéria-prima do cimento. E em 2024, a PepsiCo estima coletar mais de 8.600 toneladas de plástico flexível.

“No Brasil, são produzidas mais de 24 milhões de toneladas de resíduos recicláveis ao ano pela sociedade, incluindo indústrias e empresas, mas apenas cerca de 3% são reciclados. Este dado mostra o tamanho do desafio que temos que superar com ações práticas. A rota de recuperação energética é um plano de transição para a economia circular com resultados em volume muito significativos”, afirmou a gerente de sustentabilidade corporativa da PepsiCo Brasil, Priscila Papazissis. Além de mitigar o impacto ambiental que estes resíduos trariam, a iniciativa atua no aspecto social com a promoção de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos.

Cooperadas da Coopercaps Sul, em São Paulo
Foto: Ulisses Sulivan – Terra Preta Produções

Para diversificar suas iniciativas no pilar da reciclagem, a PepsiCo apoia a Pragma, uma empresa com um projeto estruturante que atua em todos os estados do país, incluindo cooperativas de catadores para a logística reversa de forma sistêmica. A empresa também realiza consultorias, treinamentos e investe na infraestrutura das cooperativas e associações de catadores(as) de modo a ampliar a produtividade e a renda dos cooperados.

A PepsiCo integra o programa Reciclar pelo Brasil, por meio do qual ambiciona recuperar de 22% a 30% de todas as embalagens pós-consumo através da reciclagem em parceria com cooperativas em 26 estados do país. O programa busca que as cooperativas de reciclagem desenvolvam o trabalho de forma segura, com a utilização de equipamentos de segurança e para que os cooperados tenham rendimento digno e passem por capacitação ambiental. O programa atinge cerca de 9 mil trabalhadores de resíduos e prevê a reciclagem de 110 mil toneladas de resíduos ao ano (desde 2018).

“A PepsiCo busca influenciar positivamente todas as pontas de sua cadeia produtiva e, desse modo, contribuir para a estruturação da economia circular no Brasil. Apoiar as cooperativas de reciclagem, um importante pilar de todo este processo, é outro grande objetivo dos nossos investimento ao longo dos anos e que auxilia a transformar as vidas de inúmeras famílias em todo o país, muitas em situação de vulnerabilidade social.” afirmou Lívia Favaro, Gerente de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.

A cooperada da cooperativa de reciclagem Coopercaps Sul, Gildete Almeida
Foto: Ulisses Sulivan – Terra Preta Produções

Ainda no tema de campanhas de conscientização da sociedade, a PepsiCo, por meio da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) lançaram em abril a campanha “Crie esse hábito!” para a divulgação e reforço da importância da separação do lixo reciclável, em especial das garrafas de bebidas, para que realmente ocorra sua destinação correta e reciclagem.

Preocupação ambiental no suporte aos varejistas

De olho nos materiais utilizados para apoiar os varejistas de todo país, a PepsiCo levará 70 mil racks feitos de plástico reciclado para o mercado. Os displays de exposição de produtos possuem módulos de plástico reciclado, separado pela cooperativa de reciclagem, Coopercaps, e material UBQ™ – um polímero plástico que leva resíduos domésticos em sua composição. A ação é uma extensão de um projeto-piloto bem-sucedido que envolveu a produção de 300 destes racks em 2022, e, no ano passado, a produção e distribuição de 8 mil racks.

Com a ampliação para 70 mil racks, a PepsiCo vai contribuir para a redução de emissões de mais de 13 mil Kg de CO2 (eq.) e reutilização de cerca de 130 toneladas de resíduos que seriam enviados para aterros sanitários, entre plástico e matéria orgânica.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno