Novo Centro tem sede no Pará e é o oitavo da empresa
A Novelis, fornecedor mundial de laminados e reciclagem de alumínio, expande sua rede de compra de sucata e inaugura seu oitavo Centro de Coleta com sede em Ananindeua, município na região metropolitana de Belém, no Pará. Na unidade, serão feitos os trabalhos preliminares de limpeza, prensagem, paletização e montagem dos fardos de sucata.
A abertura do centro de coleta na região norte do país, além de fortalecer a participação da Novelis no mercado de reciclagem no Brasil, ajudará na captação das latas que atualmente são exportadas. “Com a ampliação da capilaridade dos nossos centros de coleta, conseguimos nos aproximar dos pequenos fornecedores e cooperativas da região, o que facilita a compra de latas soltas e material prensado em pequenos volumes”, diz Carlos Morais, diretor de Negócios de Reciclagem da Novelis.
Veja também
A nova unidade, localizada no bairro Guanabara, terá capacidade de processamento de 500 toneladas/mês, a mesma média das demais unidades, e empregará sete funcionários. Desde 2011, a empresa conta com uma unidade de negócios exclusivamente focada na expansão da compra de latas de alumínio pós consumo em sete centros de coleta no País: Salvador (BA), Recife (PE), Juiz de Fora (MG), São Paulo (capital), Pindamonhangaba (SP), Campinas (SP) e Sertãozinho (SP). Com o novo Centro em operação, os oito locais terão capacidade total de 4.000 ton/mês de latas e somam um investimento superior a R$ 6 milhões de reais.
A Novelis possui uma meta ambiciosa de atingir 80% de conteúdo reciclado em todo seu portfólio de produtos até 2020 globalmente, e, para que isso aconteça, pretende aumentar o volume e o tipo da sucata que compra, além de expandir os seus centros de reciclagem.
“A capacidade de processamento da Novelis no Brasil é de 390 mil toneladas de alumínio reciclado por ano. Isso é resultado da recente expansão da linha de reciclagem – antes com capacidade de 200 mil toneladas/ano – que exigiu o investimento de US$ 46 milhões na fábrica em Pindamonhangaba”, conta Morais.
O centro de reciclagem da Novelis em Pindamonhangaba é atualmente o maior da América Latina.