A nova sede da fabricante de secadores e resfriadores Geelen Counterflow em Haelen, na Holanda, foi considerada o escritório mais sustentável do mundo, recebendo a pontuação 99,94% no sistema de certificação BREEAM.
O prédio para 50 funcionários gera 50% mais energia solar do que necessita para aquecimento, ar condicionado, iluminação e computadores. A energia extra é usada na fábrica para corte a laser de aço inoxidável e para recarga de empilhadeiras elétricas.
Veja também
Sempre que possível, os materiais de construção possuem certificação “Cradle to Cradle”, o que significa que não prejudicam o meio ambiente podendo ser reutilizados até atingir o fim de sua vida útil. O prédio é construído com madeira que apresenta menor pegada de CO2 do que qualquer outro material de construção.
O design é otimizado em função da saúde e produtividade dos funcionários através do controle da infiltração da luz diurna, qualidade do ar e iluminação interna, e através do uso de materiais saudáveis.
Um jardim natural com uma variedade de plantas e flores nativas foi criado ao redor do escritório. O paisagismo inclui também locais propícios para a nidificação de pássaros, insetos, morcegos e anfíbios.
O escritório foi projetado por Architecten en Bouwmeesters, com a administração da construção pela Wagemans Bouwadvies. As instalações técnicas foram desenhadas por Dubourgraaf e Ad van de Ven foi o especialista do BREEAM-NL.
BREEAM é o principal método de avaliação de sustentabilidade do mundo usado para construções e projetos. Existem globalmente acima de 540.700 construções com a certificação BREEAM. Na Holanda, o sistema é administrado pelo Conselho Holandês de Construção Verde.
A Geelen Counterflow desenvolve e fabrica resfriadores e secadores contrafluxo para a indústria de alimentos e de ração animal.