As telhas são usadas como obras de arte por artistas urbanos
Depois de anunciar a plataforma de sustentabilidade Bagaço do bem™ com o compromisso de compensar 100% da quantidade de embalagens longa vida produzidas por ano e dar novos formatos para os resíduos, a do bem™, empresa de bebidas saudáveis, amplia o processo de ressignificação das embalagens e transforma os materiais reciclados em telhas que serão utilizadas nas construções da TETO. A organização, que constrói moradias emergenciais, desenvolve projetos comunitários em áreas de vulnerabilidade em diversos estados do Brasil.
Para celebrar o início dessa parceria, a marca convidou cinco artistas urbanos, com estilos e traços distintos, que se conectam com propósito do projeto para utilizarem as telhas como fundo em branco e dar um mood urbano e moderno às criações. As obras especiais serão leiloadas e todo o valor arrecadado será destinado à TETO. A partir de 30 de novembro, as peças dos artistas Eve Queiroz, Crica Monteiro, Coletivo SHN, Tikka Meszanos e Nina Satie estarão disponíveis para os lances.
“Nosso compromisso é transformar embalagens recicladas em diferentes produtos que serão destinados para iniciativas do bem. As telhas são mais um exemplo de como a inovação e a tecnologia podem juntas construir uma energia criativa que transforma”, explica Tiago Schmidt, gerente de marketing da do bem™. “Queremos incentivar esse debate de transformação dos resíduos em arte. Porque além de colaborar com a iniciativa e adquirir uma obra exclusiva, as pessoas ajudarão a potencializar o trabalho da organização e o aproveitamento dos materiais recicláveis”, conclui Schmidt.
Para o projeto, a do bem™ conta com a parceria da empresa IBAPLAC, que transforma as embalagens longa vida em telhas. No processo de transformação são necessárias em média 500 caixinhas para produzir uma telha, sendo que a TETO utiliza 12 telhas e quatro cumeeiras na construção de cada casa, um total de 6347 caixinhas.