A indústria pode criar sua própria máquina com máxima eficiência
Há mais de 70 anos desenvolvendo rotuladoras para a indústria de bebidas, a Krones disponibiliza ao mercado a Ergomodul, um sistema modular que possibilita a utilização de diversas técnicas de rotulagem nos mais variados tipos de embalagem em um só equipamento. A indústria pode “criar” a máquina de acordo com suas necessidades e com máxima eficiência, apesar de toda essa flexibilidade. A rotuladora tem capacidade para 100 mil garrafas por hora com troca automática de bobina e magazine acoplado que funciona como um pulmão para garantir a troca de bobinas sem interrupção da produção e foi apresentada na drinktec, que teve como foco os temas sustentabilidade, digitalização e gestão de recursos.
O equipamento pode fazer parte de um tribloco composto ainda por sopradora e enchedora. A extrema flexibilidade do sistema permite a combinação dos mais diversos tipos de embalagens, rótulos e formatos através de uma tecnologia de ponta com design enxuto e higiênico.
“Nessa rotuladora é possível trabalhar com 6 estações que permitem, por exemplo, uma rotulagem autoadesiva com cola fria para cervejas especiais. No Brasil temos rotuladoras com 6 estações e sempre que eu tenho autoadesivo aplico um rótulo por estação. Por exemplo, se eu tenho 3 estações, a 1, 3 e 5 com rótulo frontal, rótulo traseiro e rótulo de gargalo e acaba o rótulo da primeira estação o agregado já está em espera, ou seja, quando acaba a bobina a mudança é feita automaticamente. As vendas de rotuladoras Krones crescem muito no Brasil e uma das razões é a otimização dos sistemas de cola fria com rotulagem autoadesiva dentro da mesma máquina. Seja para um produto de combate ou um produto premium, a máquina permite essa flexibilidade. O sistema também permite orientar, por exemplo, garrafas que possuem brasões. Se eu preciso alinhar a rotulagem, isso é feito eletronicamente, a garrafa vai girando, uma câmera detecta o brasão, avisa a máquina que o brasão está na posição correta e só então aplica o rótulo. É muita segurança, produtividade e flexibilidade em um só equipamento”, explica Ricardo Capellari, Supervisor de Vendas da Krones do Brasil.
As estações de rotulagem são autônomas e permitem acessibilidade e ergonomia aos operadores, assim como um único painel de controle facilita e reduz possíveis falhas. O sistema garante alta eficiência energética, baixo consumo de lubrificantes e nível de ruído reduzido, entre outras características fundamentais para uma produção mais sustentável.
Rotuladora, onde tudo começou!
A Alemanha possui mais de 6 mil museus de renome mundial seja em artes, história, tecnologia e diversos outros assuntos.
A Krones, uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos para a indústria de bebidas, orgulha-se em apresentar aos visitantes de sua sede em Neutraubling, na Alemanha, obras primas do engarrafamento de bebidas expostas em um museu junto a um parque fabril moderno e com conceitos avançados de gestão.
A Companhia está presente em mais de 150 países do mundo, seja com fábricas ou escritórios de serviços e atendimento aos clientes.
Em atividade desde 1951, logo após a Segunda Guerra Mundial, a Krones iniciou os negócios nessa área produzindo rotuladoras. Em 1956 fabricou a primeira rotuladora semi-automática do mundo com velocidade de 2 mil garrafas por hora. A partir daí a evolução tecnológica e a inovação tornaram-se parte da história da empresa como é possível verificar em máquinas, partes de equipamentos, fotos e outros itens de um acervo extremamente significativo que merece a visita de amantes de tecnologia e apreciadores da história. O museu e essa unidade industrial estão instalados no espaço onde, durante a Segunda Guerra Mundial, funcionava uma fábrica de aviões que foi completamente destruída pelos bombardeios. Algumas partes do prédio foram preservadas e podem ser vistas quando visitamos as instalações da fábrica.
Siga-nos nas Redes Sociais: