Inovações para demandas do futuro

Foco da drinktec, realizada em setembro na Alemanha, foi sustentabilidade, digitalização e gestão de recursos

 

Por Carlos Donizete Parra

 

Aproximadamente 50.000 visitantes vindos de 169 países percorreram os 150 mil metros quadrados do Centro de Exposições do Messe Munchen. Cerca de 1000 expositores distribuídos em 12 pavilhões apresentaram uma extensa gama de tecnologias para as indústrias de bebidas e alimentos líquidos.

De acordo com Reinhard Pfeiffer, Diretor Geral responsável pelo evento, não há dúvida de que a drinktec é a feira líder no setor, o que pode ser comprovado pelo nível dos expositores e o volume financeiro do setor. “Das dez maiores fabricantes de bebidas do mundo, segundo a Statista (empresa alemã especializada em dados de mercado), nove estiveram presentes na drinktec. Além disso, os 20 principais mercados do mundo para máquinas de alimentos e embalagens estiveram todos na drinktec, dos quais mais de 80% estão entre nossos 20 principais países visitantes”.

Ainda de acordo com o executivo, outro número impressionante é o volume de comércio exterior dos mercados representados na drinktec, que somou US$ 37,8 bilhões em 2020.

Como sempre, a drinktec deixa aos profissionais inspirações e insights que farão parte de projetos e desenvolvimentos nas fábricas de bebidas que estarão em operação nos próximos anos. Além da feira, dezenas de eventos paralelos como seminários, congressos, fóruns e encontros de uma maneira geral conectaram profissionais e negócios da área de bebidas.

Tethered cap: conveniência e sustentabilidade

A tethered cap é uma embalagem em linha com as demandas dos consumidores por produtos sustentáveis e que entreguem conveniência e praticidade. Conhecida como tampa acoplada ou amarrada, a tethered já é bastante utilizada na Europa, onde a partir de 2024, passa a ser obrigatória.

Presa à embalagem mesmo após o uso, o conceito evita que a tampa se perca durante o descarte, facilitando a coleta e reciclagem do produto. É uma embalagem que segue os padrões estabelecidos pela economia circular e as políticas de ESG necessárias para o desenvolvimento sustentável das empresas.

Agrega valor ao produto, pois é fácil de abrir, fechar e de servir a bebida.

A ClipAside permite que os clientes se preparem para uma mudança rápida e simples

Segundo estudo divulgado pela Bericap, fornecedor de tethered cap com fábrica no Brasil, os consumidores estão dispostos a adotar fechamentos ecológicos se também tiverem benefícios de manuseio. A maioria dos consumidores pesquisados classificou as tampas amarradas da bericap – chamadas de ClipAside – mais positivamente do que os fechamentos convencionais para seu manuseio intuitivo, seu ângulo de abertura de 180 graus e o fato de serem muito higiênicos. Além de cumprir a Diretiva 2019/904 da UE para melhorar o desempenho da reciclagem, os fabricantes de bebidas que utilizam a tethered cap podem aumentar o apelo da marca e melhorar a fidelização dos clientes. A ClipAside permite que os clientes se preparem para uma mudança rápida e simples, enquanto continuam a fabricar fechamentos com a geometria atual.

Presente na drinktec, a Corvaglia apresentou uma ampla gama de soluções de tethered caps, incluindo a primeira produção comercial mundial de uma tampa asséptica de 38mm.

A Corvaglia apresentou uma solução de
tethered cap asséptica de 38 mm

Os esforços de sustentabilidade da Corvaglia para produção dessas tampas estão integrados aos processos da própria empresa. Por exemplo, a Corvaglia faz parte da iniciativa Science Based Targets (SBTi) desde 2021. Esta iniciativa apoia as empresas na redução de suas emissões conforme o Acordo climático de Paris. A Corvaglia está comprometida em reduzir suas emissões em pelo menos 50% até 2030, o que está em linha com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius.

 

As tampas ” Fit for a King”
foram desenvolvidas para
proporcionar o menor impacto
possível às linhas de envase

A United Caps apresentou uma linha de tampas acopladas como parte de suas iniciativas para a transformação sustentável na área de embalagem.

As tampas ” Fit for a King” foram desenvolvidas para ocasionar o menor impacto possível às linhas de envase. Os modelos estão disponíveis em diferentes tamanhos e cores para satisfazer variadas categorias de bebidas.

PET reciclado e outras soluções de embalagens

Sustentabilidade, redução de custos e eficiência foram temas relevantes no estande da Sidel durante a drinktec. Sem dúvida, entre os principais projetos para o futuro da indústria de bebidas está o desenvolvimento de uma cadeia de PET reciclado mais robusta que possa atender à crescente demanda desse tipo de resina nos próximos anos. Os ganhos dessa conversão são grandes não só no aspecto de sustentabilidade relacionados às emissões de carbono, mas também aos financeiros relativos à economia de custos com a resina virgem.

O uso de r-Pet aumenta em escala global à medida que os engarrafadores investem cada vez mais nesses desenvolvimentos. A utilização de r-Pet em embalagens aumentou para 8% em nível global, sendo que esse índice era de 5% em 2018. Na Europa, a média já é de 15% e deverá chegar a 35% até 2030, segundo informações da Fundação Ellen MacArthur.

Para dar suporte a essas indústrias, a Sidel acaba de abrir na França, uma unidade dedicada à reciclagem do PET com uma linha piloto para o desenvolvimento de soluções ao mercado de embalagens de PET reciclado para bebidas e alimentos.

No Brasil, as empresas precisam acumular conhecimento para que possam fazer essa transição sem problemas futuros.

A Sidel apresentou na drinktec soluções para o design de preformas e garrafas que permitem a utilização do r-Pet gradativamente partindo de 25% até chegar aos 100% de PET reciclado. Os investimentos, segundo a empresa, podem ser pagos simplesmente com a redução do peso da garrafa.

Seguindo a mesma linha, a Sidel mostrou como a tethered cap pode ser uma nova oportunidade e os ganhos possíveis com a redução do consumo de resina, melhorias no acabamento, menos consumo de energia, além da possibilidade de designs de acordo com a necessidade do cliente.

Uma envolvedora de shrink sem necessidade de túnel de encolhimento também segue a linha de sustentabilidade e redução de custos com energia, além de usar 50% menos filme para a produção dos packs para o varejo. O processo é similar ao utilizado no envolvimento de paletes. O equipamento vai envolvendo as garrafas soltas ou em bandejas em diversas camadas de tal forma que o consumidor possa levar o pacote para casa com segurança.

“No mundo todo os aspectos de sustentabilidade ganham força, seja por influência dos consumidores ou pela legislação”, Daniel Gonçalves, Sales Director – FHPC Sidel America

1Skin foi outro lançamento da Sidel apresentado na drinktec. Trata-se de uma garrafa fabricada de PET 100% reciclado destinada, principalmente, para o mercado de bebidas sensíveis como sucos e chás. Um design inovador privilegia o uso de tampa tethered, o rótulo é estampado na garrafa direto no processo de sopro o que evita a necessidade de separação de materiais como tinta, etiqueta e cola durante as fases de coleta e reciclagem. Isso torna a embalagem ainda mais sustentável, além do design ser um ponto relevante para conquista dos consumidores nas prateleiras dos pontos de vendas. A superfície sem rótulo permite o uso de diversas tipografias e texturas possibilitando a criação de um jogo natural de luzes e cores que também podem ser muito atrativas nas gondolas. É possível ainda a impressão do QR code ou código de barras na garrafa para que o consumidor possa buscar informações sobre o fabricante da bebida e sobre o produto.

Com a crescente demanda por soluções digitais, o destaque da Sidel nessa área foi Evo-ON, serviço de atendimento e monitoramento remoto de linhas de envase e fábricas de bebidas. Com o uso dessa plataforma o especialista da Sidel se comunica com o cliente através de câmeras instaladas no capacete do profissional da fábrica permitindo a resolução imediata de problemas na linha de produção e envase.

O Evo-ON possibilita o acompanhamento, melhoria e resolução imediata de problemas, assim como o acesso a informações que possam resultar em tomadas de decisão que permitam o aumento de eficiência e performance operacional da empresa. Os dados podem ser direcionados para a nuvem para decisões gerenciais, assim como o usuário tem à disposição os Kpis na tela com report automático fornecido pela ferramenta permitindo a análise em tempo real para correções imediatas ou melhorias futuras.

“A enchedora e o Plasmax são tecnologias consolidadas mundialmente e que ganharão muito mercado no Brasil nos próximos anos”, afirma Roberto Giampietro, Diretor Geral da KHS Brasil

Inovação para o dia a dia

Nos últimos anos o mercado começou a demandar novas alternativas de embalagens secundárias, principalmente para cervejas e refrigerantes. Por isso, a KHS desenvolveu um portfólio abrangente de soluções ecológicas e recicláveis que possam garantir mais flexibilidade para as indústrias de bebidas. O NMP (Natural Multi Pack), conceito desenvolvido pela empresa, tem um apelo sustentável, podendo utilizar papelão na parte superior das embalagens. Pode ser aplicado em embalagens de vidro, PET ou lata. No caso de latas pode ser aplicado para formatos padrão e sleek com volumes de 250 a 580 ml em diferentes tamanhos de packs para quatro, seis ou oito latas. As embalagens podem ser unidas por um ponto de cola ou a estabilidade pode ser obtida por perfuração e dobra no cartão. A Innopack Kisters CNP (Carton Nature Packer) é o equipamento da KHS para o processamento dessas embalagens com acessórios de papelão com capacidades de até 108 mil latas/hora.

Enchedora + recravadora

Entre os equipamentos, o destaque da KHS na drinktec foi o bloco enchedora + recravadora Ferrum.

Com capacidade para 108 mil latas por hora, integrada com IHM intuitivo com comando central, a enchedora possui sincronismo eletrônico com servo motores permitindo a mudança automática de formatos de embalagens sem a necessidade de ferramentas e altíssima rapidez de setups. O conceito oferece design higiênico e limpeza com árvore de espuma integrada. “Essa enchedora é uma das máquinas mais vendidas da KHS nos últimos anos no mundo. Outro sucesso que está sendo apresentado aqui na drinktec é o Plasmax. Vendemos 8 máquinas para aplicação dessa tecnologia para a Índia todos os anos. Só com a redução do peso da garrafa PET o fabricante de bebidas paga todo o investimento e ganha um produto com muito mais shelf life e extremamente competitivo no mercado atual”, afirma Roberto Giampietro, Diretor Geral da KHS Brasil.

Na área de rotulagem, a KHS apresentou um agregado para rotudora BOPP para aplicação de rótulos 360° com cola quente. O agregado tem capacidade para duas bobinas (uma em funcionamento e outra em stand by) com controle do desbobinamento feito por servo motor e um sistema de “bailarina” para evitar o tensionamento do rótulo. O principal diferencial do agregado é o fácil acesso do operador ao equipamento para troca das bobinas. “A ergonomia é outro ponto de destaque facilitando ajustes, setups, sem a necessidade de ferramentas. As peças mais pesadas são bipartidas para possibilitar a operação segura e rápida”, explica Narciso Vieira, Gerente Comercial da KHS Brasil.

A KHS desenvolveu um portfólio abrangente de soluções ecológicas e recicláveis que garantem mais flexibilidade para as indústrias de bebidas, entre elas o NMP (Natural Multi Pack)

O dispositivo de limpeza de lavadoras e pasteurizadores é outro ponto que demonstra a preocupação da KHS com os problemas do dia a dia da indústria de bebidas. O equipamento é instalado dentro da lavadora/pasteurizador para limpeza automática feita através de spray balls com tempos determinados, assim como a quantidade de materiais de limpeza utilizados otimizando o uso desses produtos químicos. Esse processo melhora os padrões de assepsia, reduzindo contaminações, incrustações e biofilmes no interior desses equipamentos. A operação é totalmente automática garantindo segurança e ergonomia aos operadores.

Entre as soluções de digitalização oferecidas pela empresa estava o robô para troca automatizada de moldes na sopradora, evitando rotinas manuais e de difícil operação. A robotização permite trocas rápidas, seguras e que dispensam a intervenção humana.

Para facilitar a vida das indústrias a KHS disponibiliza o serviço online de vendas de peças onde o profissional da indústria de bebidas entra virtualmente dentro do equipamento, visualiza a peça com as especificações necessárias, verifica o preço, prazo de entrega e efetua a compra.

Se existe a necessidade de assistência técnica, o operador pode utilizar o serviço remoto. O acesso é feito através de câmeras instaladas no boné (chapéu, capacete) do profissional da fábrica que fica com as mãos livres para acessar o equipamento e indicar os defeitos. O serviço reduz tempo, agiliza a identificação de problemas e diminui os custos com mão de obra e deslocamentos.

Outro serviço é o game training, serviço de treinamento online de operadores para as linhas de produção e envase. Através do uso de linguagem gamificada, a KHS cria avatares que navegam dentro das máquinas para explicar o funcionamento e operação de equipamentos aos profissionais. O sistema é totalmente interativo e intuitivo permitindo aos operadores a assimilação de conhecimentos fundamentais para a rotina do dia a dia, agilizando trocas de embalagens, ajustes, setups e resoluções de problemas que podem interferir na eficiência e no bom desempenho dos equipamentos na linha.

Inovações digitais e sustentáveis

Durante a drinktec 2022, a Krones apresentou aos clientes sua estratégia corporativa pautada no desenvolvimento de ações e tecnologias focadas na sustentabilidade e na digitalização.

Na entrada do estande, os visitantes puderam acompanhar os três principais desafios enfrentados pela humanidade e que vão orientar o caminho da empresa para o futuro: enfrentar as mudanças climáticas, garantir a alimentação da população mundial, e promover o uso responsável das embalagens, reduzindo os resíduos plásticos.

“O objetivo da Krones é permitir que produtos essenciais, sobretudo alimentos e bebidas, sejam mais sustentáveis e acessíveis a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo”, Silvio Rotta, Diretor Comercial, Krones do Brasil

Seguindo essa visão de futuro, a empresa divulgou o slogan “Solutions beyond tomorrow” que vai suportar a nova estratégia global da companhia, com o compromisso em desenvolver projetos que vão além do que é possível fazer hoje, que superem as expectativas dos clientes, da humanidade e do planeta. “O objetivo da Krones é permitir que produtos essenciais, sobretudo alimentos e bebidas, sejam mais sustentáveis e acessíveis a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo”, explica Silvio Rotta, Diretor Comercial da Krones do Brasil.

Entre as tecnologias apresentadas, o Phoenix esteve entre os destaques. A tecnologia é uma solução de recuperação e aproveitamento de resíduos de uma cervejaria que podem ser transformados em energia e outros produtos comerciais, como proteínas e fertilizantes. De maneira geral, a ideia é que as cervejarias convertam todos os resíduos provenientes da produção em energia e outros produtos tornando a empresa auto suficiente em energia, reduzindo a geração de CO2 e outros resíduos que possam impactar o meio ambiente.

“Uma cervejaria gera os resíduos provenientes do bagaço do malte e levedura, e também o pó de malte.

O bagaço, normalmente, vai para a produção de ração animal, porém esse subproduto é rico em proteína, então com o Phoenix é possível extrair essa proteína e utilizá-la na produção de uma nova bebida, ou ainda é possível passar essa proteína por um sistema de evaporação e obter a proteína em pó e vender com um valor agregado bem maior para diversas indústrias, como laticínios, suplementos e outros”, assegura Ayrton Irokawa, Gerente de Vendas, Krones do Brasil.

Depois disso, é feita a maceração desse bagaço e dosagem de enzima para hidrólise das proteínas. A sobra ainda é rica em nitrogênio e pode ser usada para produção de fertilizantes.

Uma outra parte (líquida) vai para o sistema tradicional de tratamento de efluentes da cervejaria, só que essa parte chega mais “limpa” causando menos problemas e permitindo uma produção maior de biogás.

 

Phoenix recupera e transforma os resíduos
da cervejaria em energia, proteínas e fertilizantes

Esse metano vai para um sistema de combustão e um co-gerador vai transformar esse gás em eletricidade para a fábrica e calor para ser utilizado na caldeira de vapor para alimentar a produção.

Com cerva de 80% dos resíduos, o Phoenix permite uma redução drástica do consumo de energia nas adegas, linhas de envase e em todo o processo, transformando a fábrica em unidade auto sustentável e, ainda, com ganhos na produção de outros produtos para um novo portfólio da empresa.

 

 

 

Enchedora+recravadora com sistema asséptico

A inovação está mais do que presente nesta enchedora com tecnologia asséptica. O sistema foi desenvolvido para isolar o ar externo evitando contaminações, operando num modelo de câmara limpa e controlada que permite eliminar o pasteurizador. A enchedora/recravadora tem capacidade para 90 mil latas por hora e pode eliminar o sistema CIP clássico com árvore de espuma. Permite a redução de cerca de 90% do espaço ocupado por processos semelhantes de enchimento e fechamento de latas, além de possibilitar o envase de diversos formatos, sem riscos de amassar, furar ou causar qualquer dano na embalagem.

Rotuladora, onde tudo começou!

Outra novidade da Krones foi uma rotuladora modular com capacidade para 100 mil garrafas com troca automática de bobina e magazine acoplado que funciona como um pulmão para garantir a troca de bobinas sem interrupção da produção. O equipamento pode fazer parte de um tribloco composto ainda por sopradora e enchedora, uma exclusividade da Krones.

“Nessa rotuladora é possível trabalhar com 6 estações que permitem, por exemplo, uma rotulagem autoadesiva, com cola fria para cervejas, tem cervejas especiais trabalhando com autoadesivo. No Brasil temos rotuladoras com 6 estações e sempre que eu tenho autoadesivo eu aplico um rótulo por estação.

Por exemplo, se eu tenho 3 estações trabalhando, a 1, 3 e 5 fazendo rótulo frontal, rótulo traseiro e rótulo de gargalo, acabou o rótulo da primeira eu já tenho o agregado em espera, ele já entra automático, eu não preciso fazer nada na máquina e ele já reconhece. Acabou a bobina, já aciona, muda o giro da mesa, tudo de maneira automática. A Krones tem vendido muito no Brasil porque está otimizando rotulagem de cola fria com rotulagem auto adesiva dentro da mesma máquina. Seja para um produto mais de combate ou um produto premium, a máquina permite toda essa flexibilidade. A máquina também permite orientar, por exemplo, uma garrafa que tem um brasão. Eu quero rotular alinhado, isso é feito eletronicamente, vai girando e tem uma câmera que detecta o brasão, avisa a máquina que o brasão está na posição correta, então aplica o rótulo naquela posição. É muita segurança, produtividade e flexibilidade em um só equipamento”, explica Ricardo Capellari, Supervisor de Vendas da Krones do Brasil.

“O Elixr permite a produção de cerveja com baixo teor alcoólico e hard seltzer ao mesmo tempo”, Lucas Goebel, Head de Marketing e Comunicação na foto junto com Gustavo Accioli, Gerente de Vendas da Ziemann Holvrieka Brasil

Produção de cerveja sem álcool e hard seltzer na mesma máquina

Em linha com as necessidades e desejos dos consumidores, a Ziemann Holvrieka definiu a sustentabilidade e a digitalização como temas centrais para a drinktec. “Digitalização e Sustentabilidade são tópicos muito importantes no contexto mundial. Nossas soluções contribuem para a redução do consumo de água, energia e outros aspectos relacionados ao meio ambiente. A digitalização permeia todas essas soluções permitindo ao cliente monitorar a produção da fábrica, o consumo de água, energia e outros aspectos que podem tornar sua fábrica mais eficiente e sustentável”, explica Lucas Goebel, Head de Comunicação e Marketing da empresa.

Sistema permite a produção de cerveja sem álcool e hard seltzer simultaneamente

 

Entre os lançamentos da Ziemann Holvrieka na feira, destaque para o sistema Elixr, produzido pela DME, empresa pertencente ao Grupo, que foi desenvolvido para os fabricantes de bebidas que querem diversificar seus portfólios de maneira rápida e eficaz. O sistema permite a produção de cerveja com baixo teor alcoólico e hard setzer ao mesmo tempo. A filtração com membranas em alta pressão separa a cerveja que entrou do álcool já limpo (claro, sem odor e sem cor de cerveja). Esse álcool é a base para o hard seltzer. No caso da cerveja, produzida com teor alcoólico próximo de 0,5%, basta fazer um blend com água desaerada e já está pronta para o mercado. O Elixr tem produção de 10 hectolitros/hora por módulo e foi concebido, inicialmente, para craft beers, podendo ser usado também para produção de ices, coquetéis e outros destilados PPB.

 

Braumat aumenta eficiência e desempenho

Os visitantes puderam acompanhar as inovações da Siemens em várias plataformas trazendo flexibilidade, transparência, ganhos de desempenho e eficiência em plantas e processos.

Entre essas plataformas, a Siemens trouxe a versão V8.0 do Braumat, um upgrade lançado recentemente com melhorias para a área de processo. Em português, a plataforma apresenta uma função para transferência de material sólido que reduz os tempos de engenharia e implementação. Na parte gráfica traz melhorias para visualização de rotas e outras que facilitam a operação. Relatórios de lote personalizáveis estão disponíveis nesta versão. A atribuição das variáveis de processo para o relatório é muito simples e intuitiva, podendo ser feita diretamente na visualização gráfica do editor de receitas. A gestão de armazenamento está integrada ao sistema de receitas juntamente com a gestão da dosagem. Isso permite a automação eficiente e flexível dos processos de mistura.

O Braumat é destinado às cervejarias enquanto
o Sistar é a versão similar oferecida para laticínios,
vinhos, bebidas e alimentos

Com o aumento da geração de dados nas linhas de produção, as indústrias vivem o desafio de utilizar corretamente esse precioso material que pode contribuir diretamente para a eficiência e aprendizagem do processo.

Basicamente, Edge é uma plataforma para controle de processo descentralizada que opera junto com o mindsfhere para tomada de decisões e controle de performance. Com ela, os usuários podem subir os dados mais relevantes permitindo a geração de relatórios para uma tomada de decisão mais assertiva.

“No Edge, as decisões na linha de envase são mais rápidas. Nesses casos a computação de borda é mais recomendada”, explica Leonardo Rogo, Especialista de Vendas Braumat/Sistar da Siemens. Na nuvem sobem as informações relevantes para gerar relatórios e tomar decisões gerenciais. Na linha, as tomadas de decisões não podem ter o delay de ir para a nuvem e voltar para resolver o problema.

Com a tecnologia de gêmeo digital é possível trabalhar a mecatrônica da linha e melhorar eficiência, performance, produtividade e processos, inclusive no projeto da linha. “O gêmeo digital é uma ferramenta muito importante para os projetos de linha e digitalização. Ela permite ganhos extraordinários para a indústria”, garante Diego Cadete, Head do Segmento de Alimentos e Bebidas da Siemens no Brasil.

Na indústria, o gêmeo digital é o modelo virtual preciso de uma planta de produção. Ele demonstra seu desenvolvimento em todo o ciclo de vida e permite que os operadores prevejam comportamentos, otimizem o desempenho e implementem insights a partir de experiências anteriores de produção.

Modular SL é uma estação de rotulagem compacta e ergonômica que permite uma multiplicidade de configurações e tecnologias de aplicação

Flexibilidade e segurança em rotulagem

A P.E. Labellers apresentou aos visitantes da drinktec novas soluções de rotulagem, entre elas a Modular SL, um equipamento flexível e multifuncional. Já conhecida no Brasil, Modular SL é uma estação de rotulagem compacta e ergonômica, permitindo uma multiplicidade de configurações e tecnologias de aplicação. Solução de alto desempenho, possibilita a rotulagem com cola fria e cola quente montada em carrinho Simpl-Cut com novos grupos FA-ST com capacidade de 140 m/min tanto no carrinho quanto no módulo fixo. As estações de rotulagem são totalmente intercambiáveis podendo ser substituídas com facilidade e rapidez. Essas estações podem ser fixas ou em carrinhos independentes, de modo que a modularidade é expressa tanto nas tecnologias disponíveis quanto nas configurações que podem ser realizadas. O setup é rápido, simples e seguro.

Durante o evento, a P.E. Labellers apresentou um portfólio completo de equipamentos de rotulagem, rotativos e lineares de alta velocidade, sistemas com cola fria, hot melt, autoadesivos, roll-fed e combinados.

 

 

 

 

As soluções RVI suportam uma ampla gama de aplicações de inspeção, incluindo presença de código de data, fechamento de garrafas, inspeção de rótulo e nível de enchimento

Inspeção de vidro e RefPET

O Omnivision 4 Intellect da Filtec é uma evolução que permite aos fabricantes de bebidas inspecionar avarias, defeitos e sujidades em garrafas vazias de vidro e RefPET, combinando os benefícios dessas tecnologias com a plataforma intellect. A solução fornece alto desempenho de inspeção e facilidade de uso. A plataforma Intellect fornece uma interface de usuário intuitiva, análise de dados e conectividade de fábrica, podendo ser instalado facil e econômicamente nas linhas de produção existentes. Intellect tem qualidade de imagem de tela superior e inspeção 360°, com setups muito rápido de formatos e tipos de embalagens.

Outras soluções de inspeção da Filtec na drinktec foram:

• Um inspetor de caixas que utiliza as tecnologias térmica e de raio-x para detectar possíveis vazamentos e falta de produtos nas caixas fechadas, assim como detecta o fechamento adequado da caixa de acordo com as conformidades estabelecidas pelo cliente.

• O inspetor de latas vazias detecta com precisão defeitos na flange, paredes laterais internas e base de latas vazias, reduzindo tempos de paradas e aumentando a eficiência da linha de produção. O sistema é compacto, é fácil de instalar e de ser integrado a linhas de produção existentes.

O futuro para dentro das fábricas

O E80 Group, multinacional italiana especializada em soluções de intralogística para fábricas de bebidas, alimentos, bens de consumo e centros de distribuição, esteve presente na drinktec apresentando seus últimos lançamentos e inovações.

Destaque para a solução Eagle T.R.A.Y.S. (Tridimensional Robotic Assortment Yard System), uma tecnologia que inclui AGV e sistemas robóticos que, através de uma garra universal, sistemas de visão e comunicação com o software SM.I.LE80, compõem e decompõem paletes de produtos e embalagens não homogêneos para responder às necessidades cada vez mais específicas e variáveis do mercado.

As soluções do E80 Group garantem flexibilidade, eficiência e segurança operacional às fabricas e centros de distribuição

“Essa solução pode ser aplicada em projetos de automação para picking de encomendas multiformes e multidimensionais para fábricas e centros de distribuição de bens de grande consumo”, explica Luca Guidetti, Head of Sales & G.M. Brazil do E80 Group.

O portfólio do E80 Group inclui armazéns automáticos de alta densidade com shuttles ou transelevadores que interagem com veículos automáticos guiados a laser e com todos os sistemas, além de soluções de armazenamento tradicionais automatizadas com LGV que otimizam a gestão, os fluxos, as operações e os custos da logística interna das unidades de produção, desde o processamento até a expedição, passando pelo final de linha.

 

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno