No dia 27 de abril é celebrado o Dia Mundial do Marselan, uva que foi criada em 1961, pelo pesquisador Paul Truel, a partir de um cruzamento entre as espécies Cabernet Sauvignon e Grenache Noir. De origem francesa, tem aromas e sabores inusitados, combinando a acidez da primeira variedade de uvas com a leveza e versatilidade da segunda.
Outra característica que também chama a atenção de degustadores é o tamanho reduzido das bagas, que aumenta a proporção de cascas durante o processo de vinificação e, consequentemente, a concentração de compostos polifenólicos no vinho, responsáveis por promoverem partículas antioxidantes que rejuvenescem a pele.
Mais de 20 nações produzem, atualmente, vinhos com esta uva. A Casa Valduga, por exemplo, possui um rótulo que utiliza exclusivamente esta espécie em sua produção, o Casa Valduga Terroir Exclusivo Marselan.
É um vinho límpido e brilhante, de coloração vermelho rubi com tons violáceos. No aroma, une a complexidade do Cabernet Sauvignon com o frutado característico da Grenache. Lembra frutas vermelhas – como cerejas e amoras – em equilíbrio com os aromas provenientes do carvalho, como couro e especiarias.
Já no paladar caracteriza-se pela potência de seus taninos, que trazem volume e maciez ao vinho. Sua grande persistência gustativa revela, sobretudo, as notas do carvalho francês, em especial toques defumados. É excelente para harmonizar com carnes vermelhas, queijos fortes e massas com molhos condimentados.