Sidel realiza seminário online de bebidas

Entre os destaques do primeiro dia do Seminário Online de Produtos Assépticos da Sidel, Benjamin Punchard, Global Packaging Director, Mintel Group, apresentou as tendências globais do PET para alguns tipos de bebidas como sucos, águas flavorizadas, lácteos e outras. Segundo os estudos, essas bebidas tiveram crescimento ao redor de 8% entre os anos de 2015 e 2019, com destaque para iogurtes, sucos naturais e bebidas não carbonatadas. Em se tratando de inovação, Ásia e Europa lideram os lançamentos, sendo que o PET mostra um crescimento de 6,9% no lançamento da categoria de plant-based entre os anos de 2015 e 2019. Enquanto o PET cresce em todas as categorias de bebidas não alcoólicas, o estudo da Mintel mostra uma queda das embalagens cartonadas nesse mesmo período.

Especialmente no mercado asiático, a categoria de single serve, ganha bastante relevância representando cerca de um terço dos lançamentos. Isso também acontece em várias partes do mundo.

Pequenos formatos também se destacam, principalmente, na categoria de funcionais, envasando produtos vitaminados, bebidas para aumentar a imunidade, sucos e lácteos com adição de proteínas, entre outras. Com a Covid 19, os consumidores priorizam a saúde em suas refeições, gerando maiores vendas para bebidas e alimentos saudáveis. Se antes essas bebidas já vinham ganhando espaço na cesta de compras dos consumidores, esse hábito vem se tornando ainda mais freqüente nos últimos meses.

Essas alterações têm contribuído para o fortalecimento do PET nesse mercado de saudáveis suportado pelos pilares de saúde, sustentabilidade e inovação.

Um futuro sustentável para o PET foi o tema abordado por Luc Desoutter, Chefe de sustentabilidade da Sidel. Segundo o executivo, a sustentabilidade aparece como fator chave na cadeia de embalagem e que a reciclagem é uma realidade com taxas globais de 53% e estimativa de 66% em 2030. Naima Boutroy, Especialista global de embalagem e suporte técnico da Sidel apresentou o tema Faça seus produtos se destacarem com garrafas assépticas em PET. Para que isso seja possível elencou quatro pontos principais:

  • Integridade e segurança do produto;
  • Alto potencial de marketing do sistema de embalagem
  • Custo efetivo para as soluções de embalagem
  • 100% reciclável e reciclado

Durante a explanação desses tópicos, Naima Boutroy ressaltou ainda aspectos que contribuem para o avanço do PET no mercado de bebidas, como experiência do consumidor, flexibilidade no fechamento, transparência, possibilidades variadas de design, flexibilidade de formatos. Todos esses atributos que proporcionam ao PET mais valor à marca de bebidas e alimentos.

O Seminário de Produtos Assépticos, realizado pela Sidel segue nos dias 8 e 9 de julho às 9 horas.

 

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