Seleção automatizada de mudas

Seleção de mudasUm novo projeto da Festo mostra que maior produtividade pode ser adquirida em segmentos que não são associados tradicionalmente à automação

Em parceria com a Agricef, companhia de projetos com foco na área de soluções para o segmento agrícola, foi desenvolvido um equipamento capaz de selecionar e qualificar mudas de cana-de-açúcar.
“O grande desafio para uma empresa de automação industrial trabalhar no agrobusiness é que as espécies da natureza não são padronizadas, como as peças manipuladas nas aplicações fabris”, explica Júlio Dallan, Consultor de Vendas da Festo.
“Na natureza não existe um padrão perfeito, as plantas podem ser de tamanhos, cores e formas diversas”, lembra Guilherme Gray, Diretor de Engenharia da Agricef.

Funcionamento

Seleção de mudas2A máquina criada funciona com alimentação de uma bandeja contendo dezenas de mudas repartidas em pequenas células de cerca de 5 cm cada. Após ser suspendida por um sistema de garras e transportada por meio de um eixo elétrico, uma fileira inteira da bandeja de entrada passa a ser analisada por uma câmera, que faz o papel do olho humano ao distinguir, dentro da infinidade de variáveis biológicas, o que está dentro e fora dos padrões comerciais.
Além da visão, o sistema requer precisão milimétrica, capaz de erguer as mudas e depositá-las corretamente nas células vazias da bandeja de saída sem danificar o produto natural. Qualidade de vida e de materiais
Sem o equipamento, o processo de seleção seria manual, envolvendo dezenas de pessoas trabalhando em condições bastante adversas de calor e umidade. “A máquina foi desenvolvida para trabalhar dentro de uma estufa”, lembra Gray, da Agricef. Por isso, a necessidade de criar um mecanismo capaz de fazer o serviço de forma rápida e com a mesma eficiência dos olhos e das mãos humanas.Seleção de mudas3
O material selecionado na estufa é bastante frágil e em algumas variedades, menos de 50% das sementes dão brotos. Essa imprecisão natural revela-se um entrave nos negócios de qualquer companhia que deseja comercializar as mudas. “O cliente paga por uma bandeja cheia”, comenta Dallan da Festo. Por isso, a necessidade de selecionar apenas as sementes germinadas e em fase inicial de desenvolvimento.
O equipamento seleciona as mudas dentro do padrão comercial e as rearranja para uma segunda bandeja, descartando eventuais brotos mal formados. É a maneira de entregar ao cliente o material completo e sem falhas.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno