No topo das exportações

JS8-1035
Depois de conquistar os mercados da China e da Bolívia em 2015, Peterlongo sobe para o topo das exportações e projeta investimentos para ampliar presença no exterior

2015 foi um ano de muitos brindes para a Vinícola Peterlongo, de Garibaldi, na Serra Gaúcha. Além de comemorar 100 anos, a vinícola também festeja a entrada no mercado chinês e o aumento no volume das exportações em 5,5% em relação a 2014. Foram 261.862 litros, incluindo champagnes, espumantes, frisantes, vinhos, suco de uva e filtrado doce, que encheram as taças na Bolívia, China, Colômbia e Paraguai. No ranking de faturamento, a empresa subiu de quinta para segunda posição entre as vinícolas brasileiras que mais exportaram no período.Fotos Mário Pferscher (36)Fotos Mário Pferscher (20)

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), 14,5% do volume exportado no ano – 233.892 litros – teve como destino a Colômbia, com 100% de representação da Peterlongo. Para a vinícola, o montante representou 89,32% do total de exportações. Já a China, um dos maiores mercados mundiais de vinhos, para onde o mercado enviou 75.272 litros de janeiro a dezembro do ano passado, 12%, ou seja, 9.058 litros, correspondem ao primeiro embarque feito pela Peterlongo, após acordo firmado com a Vanguard, maior rede supermercadista do país.

O novo parceiro não só traz grande expectativa de aumento no volume exportado para 2016, como também confirma a entrada da linha completa de produtos da Peterlongo no gigante chinês. O próximo embarque está programado para março. A marca também estará sendo comercializada em lojas especializadas, restaurantes, bares e hotéis.JS8-1012

As relações com a China iniciaram em abril de 2015, durante encontros ocorridos na SIAL China 2015, em Shanghai. Depois de encontros e negociações, em novembro foi embarcado o primeiro contêiner fechado. “Acreditamos que em breve este possa ser o destino número um das exportações da Peterlongo. Estamos fazendo um grande esforço nesse sentido”, afirma Luiz Carlos Sella, sócio-diretor da Peterlongo.

Segundo Ismael Tomedi, gerente de Exportação da vinícola, a parceria nasce com objetivos de longo prazo. “O nosso importador conhece bem os produtos brasileiros e o mercado chinês. E nós fomos a campo para entender melhor a demanda chinesa e chegar com força nos nichos que queremos atender”, destaca.JS8-1005

Sella, por sua vez, vibra com a retomada da marca no mercado internacional. “Na década de 1940 a Peterlongo chegou com seus primeiros produtos ao mercado internacional. Na época, tornou-se marca conhecida em redes de lojas americanas. Essa trajetória internacional vem sendo retomada nos últimos anos, com nossa chegada a países da América Latina e Ásia. Estamos focados em investimentos que, apostamos, garantir novos mercados, além do fortalecimento dos já existentes”, afirma Sella.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno