Depois de conquistar os mercados da China e da Bolívia em 2015, Peterlongo sobe para o topo das exportações e projeta investimentos para ampliar presença no exterior
2015 foi um ano de muitos brindes para a Vinícola Peterlongo, de Garibaldi, na Serra Gaúcha. Além de comemorar 100 anos, a vinícola também festeja a entrada no mercado chinês e o aumento no volume das exportações em 5,5% em relação a 2014. Foram 261.862 litros, incluindo champagnes, espumantes, frisantes, vinhos, suco de uva e filtrado doce, que encheram as taças na Bolívia, China, Colômbia e Paraguai. No ranking de faturamento, a empresa subiu de quinta para segunda posição entre as vinícolas brasileiras que mais exportaram no período.
Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), 14,5% do volume exportado no ano – 233.892 litros – teve como destino a Colômbia, com 100% de representação da Peterlongo. Para a vinícola, o montante representou 89,32% do total de exportações. Já a China, um dos maiores mercados mundiais de vinhos, para onde o mercado enviou 75.272 litros de janeiro a dezembro do ano passado, 12%, ou seja, 9.058 litros, correspondem ao primeiro embarque feito pela Peterlongo, após acordo firmado com a Vanguard, maior rede supermercadista do país.
O novo parceiro não só traz grande expectativa de aumento no volume exportado para 2016, como também confirma a entrada da linha completa de produtos da Peterlongo no gigante chinês. O próximo embarque está programado para março. A marca também estará sendo comercializada em lojas especializadas, restaurantes, bares e hotéis.
As relações com a China iniciaram em abril de 2015, durante encontros ocorridos na SIAL China 2015, em Shanghai. Depois de encontros e negociações, em novembro foi embarcado o primeiro contêiner fechado. “Acreditamos que em breve este possa ser o destino número um das exportações da Peterlongo. Estamos fazendo um grande esforço nesse sentido”, afirma Luiz Carlos Sella, sócio-diretor da Peterlongo.
Segundo Ismael Tomedi, gerente de Exportação da vinícola, a parceria nasce com objetivos de longo prazo. “O nosso importador conhece bem os produtos brasileiros e o mercado chinês. E nós fomos a campo para entender melhor a demanda chinesa e chegar com força nos nichos que queremos atender”, destaca.
Sella, por sua vez, vibra com a retomada da marca no mercado internacional. “Na década de 1940 a Peterlongo chegou com seus primeiros produtos ao mercado internacional. Na época, tornou-se marca conhecida em redes de lojas americanas. Essa trajetória internacional vem sendo retomada nos últimos anos, com nossa chegada a países da América Latina e Ásia. Estamos focados em investimentos que, apostamos, garantir novos mercados, além do fortalecimento dos já existentes”, afirma Sella.