Vinho mais emblemático nasceu com a vinícola
O ano era 1978. A família Dal Pizzol comemorava o centenário da chegada do avô Martino ao Brasil. A Vinícola Monte Lemos, mais conhecida como Dal Pizzol, lançava seu primeiro vinho: o Cabernet Franc, que nessas quatro décadas carregou a marca ‘Do Lugar’ fazendo história. A reserva da família se tornou o que hoje é considerado o vinho mais emblemático da vinícola e que agora compõe a linha Dal Pizzol.
“O Cabernet Franc marca o nascimento da Dal Pizzol. Hoje, este vinho traz uma conotação que simboliza toda história da vinícola e que merece este destaque. Ele é sinônimo de Dal Pizzol”, ressalta Antônio Dal Pizzol, sócio-diretor da empresa. Além de ter sido o primeiro vinho elaborado e comercializado pela empresa, o Cabernet Franc sempre foi muito importante para a linha de produtos e em muitas vezes a imagem da empresa. “Nada mais justo que darmos a este vinho seu merecido posto”, assegura.
Para Rinaldo Dal Pizzol, também sócio-diretor da vinícola, o Cabernet Franc faz parte da história da Dal Pizzol. “Antes de elaborar o vinho, já cultivávamos a uva Cabernet Franc. Nossa família tem uma íntima relação com a variedade. Começamos com a uva e naturalmente seguimos com o vinho”, salienta. ‘Do Lugar’ foi a primeira marca de vinhos da vinícola, que lançou a linha ‘Dal Pizzol’ somente em 1982.
Enólogo da Dal Pizzol há 25 anos, Dirceu Scottá acompanhou grande parte dessa relação de amor ao vinho com que a Dal Pizzol construiu sua trajetória. “Sempre acreditamos no potencial desta variedade, aqui no Brasil. Versátil, resistente, de boa produtividade e qualidade excelente, originam vinhos diferenciados”, destaca. Scottá explica que com o passar dos anos, os vinhedos foram sendo recuperados, novos clones foram implantados. “Buscamos a melhor região para cultivar com o melhor terroir. Assim, o vinho ganhou e muito, recebendo diversas premiações e o prestígio do mercado. Compor a linha Dal Pizzol é o merecido reconhecimento”, garante.