Amostras de vinhos já estão sendo coletadas

Coleta IIEtapa final da Avaliação Nacional de Vinhos acontecerá em 26 de setembro

 Passado o período de inscrições, no mês de julho diretores da Associação Brasileira de Enologia  e profissionais da Embrapa Uva e Vinho percorrem as regiões produtoras do país para coletar as 314 amostras inscritas na 23ª Avaliação Nacional de Vinhos. O processo antecede a Degustação de Seleção, terceira etapa da Avaliação, que ocorre em agosto e elegerá os 30% mais representativos da Safra 2015.

coleta IO trabalho consiste em coletar as amostras diretamente dos tanques, lotes de barricas ou já em garrafas. São recolhidas nove garrafas de cada amostra inscrita, preferencialmente em garrafas bordalesas reserva, verdes, 750ml, sem rótulo ou marca que identifique a empresa. Conforme afirma o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Juliano Perin, a colaboração dos profissionais do vinho é primordial para garantir o sucesso do evento: “É uma grande responsabilidade visitar as vinícolas e realizar  a coleta das amostras, sabendo que na etapa seguinte elas passarão por criteriosas sessões de degustação às cegas”, afirma Perin.

A terceira etapa, a qual Perin se refere, diz respeito à degustação às cegas, um trabalho que envolve cerca de 120 enólogos divididos em oito grupos. Durante o mês de agosto, entre os dias 18 e 27, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, ocorre a degustação de seleção, que elegerá os 30% mais representativos da Safra.  Após essa etapa, a Avaliação Nacional de Vinhos terá o seu grande momento no dia 26 de setembro, no parque de Eventos de Bento Gonçalves. Neste dia, cerca de 850 apreciadores terão a oportunidade de degustar na taça 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2015.

 

 

Fotos: Larissa Bettú

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno