A crise econômica brasileira gera algumas distorções no mercado de difícil compreensão, como é o caso da banana. Vários outros produtos passam pelo mesmo problema.
Somos um dos principais produtores de banana do mundo e o produto sempre foi considerado popular, principalmente devido ao preço mais baixo em relação à maioria das frutas normalmente consumidas pelo brasileiro. Para se referir a um produto com preço melhor, várias vezes usamos a frase que tal produto podia ser encontrado
à preço de banana. Não dá mais para usar esse ditado e, muito menos, encontrar a banana a preços populares.
Em qualquer supermercado do país, principalmente, em São Paulo a banana dificilmente é oferecida por menos de R$ 5 o quilo. O aumento foi exorbitante nos últimos meses.
Agora, o que é mais absurdo é ver que o preço que pagamos aqui é o mesmo que pagam os alemães em Nuremberg, por exemplo, por um quilo de banana. Um detalhe, a Alemanha não figura nem entre os dez maiores produtores de banana do mundo, e acho que talvez nem tenham plantação dessa fruta no país. É, portanto, um atestado de incompetência a nós brasileiros que temos uma infraestrutura logística ineficiente, carga tributária elevadíssima e outros fatores negativos que fazem um produto popular ser transformado em sonho de consumo pela camada mais humilde da população. Isso é o que dá votar anos e anos nesses políticos que governam nosso país.
20 de dezembro de 2016