Fundada em 1925, a Superbom conta com cerca de 200 colaboradores atuando na sede e nas duas plantas localizadas em São Paulo, capital, e em Leblon Régis, Santa Catarina. A empresa se dedica à fabricação de produtos saudáveis, como sucos, geleias, enlatados, entre outros. Sempre utilizando matérias-primas de qualidade e com processos de produção extremamente controlados, a Superbom vem a cada ano tornando-se referência na produção de alimentos saudáveis. Acompanhe abaixo a entrevista com a gerente industrial da Superbom, Cristina Ferreira
Por Carlos Donizete Parra
A Superbom é uma indústria com 92 anos de existência que pertence a Igreja Adventista do Sétimo dia, pioneira na fabricação de produtos saudáveis, principalmente sucos integrais e produtos vegetarianos. Atualmente, conta com cerca de 180 funcionários, um portfólio de 117 produtos e uma capacidade de produção de 1 milhão de garrafas, podendo aumentar com mais turnos de produção, dependendo da demanda e sazonalidade.
Quais os principais diferenciais da Superbom na área de sucos?
Principal diferencial é o processo de fabricação utilizando um sistema muito controlado para a pasteurização dos sucos, preservando o aroma e sabor das frutas, sem utilização de aditivos químicos, aromas sintéticos, conservantes ou corantes artificiais. Após processamento os sucos são envasados em garrafas de vidro para preservar ainda mais as características da fruta, fechados com tampas metálicas com botão de segurança, todo o processo é monitorado para garantir a segurança alimentar em toda a cadeia de processamento.
Nossos fornecedores de uva são de Santa Catarina e alguns já fornecem há 4 gerações para a Superbom, o que nos permite acompanhar desde a plantação, poda e colheita das frutas.
O mesmo processo aplicamos para o tomate, e atualmente já temos parceria firmada com vários agricultores da região de Santa Catarina, e podemos também acompanhar todo o processo desde a plantação.
Esse cuidado é um padrão para nossa indústria, temos uma equipe técnica especializada e treinada para acompanhar toda a cadeia de suprimentos e processos. O trabalho de melhoria continua é nosso objetivo e a paixão para inovar e buscar opções saudáveis e sustentáveis é nossa missão diária.
Qual é o processo utilizado para produção e envase de suco?
Trabalhamos com a linha de produção para sucos dividida em alguns grupos:
• Sucos Integrais , ou seja 100% suco de fruta sem adição de água ou qualquer outro ingrediente.
• Sucos 100% fruta, onde utilizamos alguns sucos concentrados e reconstituímos com água até o Brix original da fruta sem adição de açúcares, aromas ou corantes;
• Néctares prontos light, para dietas com reduzido teor de açúcares;
• Smoothies de frutas;
Qual a diferença no processo de produção dos sucos naturais e dos néctares?
Na linha de Sucos Integrais as frutas passam pelo processo de seleção, higienização, extração do suco e pasteurização controlada. Esse processo preserva as características naturais da fruta, o aroma, sabor e cor do suco, pequenas alterações são aceitáveis pois podem variar conforme a safra da fruta.
Quais os tipos de embalagens utilizados no envase de suco? Qual a importância da embalagem para as vendas desses produtos?
Nossa embalagem é o vidro, devido a vários fatores, sendo o mais importante a preservação das características sensoriais do suco. O vidro é uma embalagem perfeita para preservar essas características devido à barreira natural desse tipo de embalagem. É sustentável, 100% reciclável e amiga do meio ambiente. Com isso, nosso produto fica preservado e podemos oferecer uma linha de sucos com qualidade e segurança alimentar.
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Qual a procedência das frutas utilizadas no processo industrial? Como é feito esse controle de qualidade?
As uvas são de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o tomate exclusivamente de Santa Catarina e outras frutas como manga e abacaxi são de São Paulo, maracujá principalmente do Espirito Santo. Todas as frutas são fornecidas por parceiros de longa data, onde temos um ótimo relacionamento com acompanhamento técnico desde a plantação até a colheita.
O mercado de bebidas saudáveis apresenta crescimento mundialmente. Os produtos saudáveis têm um preço mais alto em relação aos produtos tradicionais. Como contornar esse fator sem prejudicar as vendas?
O posicionamento dos produtos e a confiança dos consumidores em industrias com pioneirismo e tradição em produtos saudáveis como a Superbom, ajuda nessa relação, pois eles reconhecem que temos um sistema de processamento diferenciado e para garantirmos essa qualidade temos um custo de equipe técnica e de processamento mais alto e consequentemente os produtos são ligeiramente mais caros nos PDVs.
O consumidor “enxerga”esse valor agregado e consome essa linha de produtos?
O consumidor para esse nicho de produtos reconhece e paga um pouco mais por esses produtos, porém em momentos de crise é claro que o fator econômico interfere e acaba prejudicando um pouco esse mercado. Mas, esse nicho de mercado conta com consumidores que procuram agregar qualidade de vida através da alimentação e a Superbom está atenta para atendê-los com produtos saudáveis e que satisfaçam suas necessidades e expectativas.
Qual o perfil desse consumidor no Brasil?
São consumidores na maioria jovens, que buscam qualidade de vida e começam pela alimentação mais saudável. Atualmente temos tão pouco tempo para preparar nossas refeições que temos que buscar produtos prontos que atendam essas necessidades. Produtos inovadores são muito importantes para atender esse nicho especifico de mercado.
Além da embalagem e qualidade do produto, o sabor é outro ponto importante na venda dos sucos?
Sim, muito importante e para isso temos nosso “know how” de 92 anos, trabalhando com sucos integrais, sempre inovando em nossos processos e produtos para garantir o melhor da fruta, engarrafado para atender os mais variados paladares.
Como é feito esse processo para o desenvolvimento de novos produtos ao mercado? Quanto é investido em inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos?
Investimos muito em pesquisas de mercado, sempre estamos participando de eventos em vários cantos do mundo como seminários, feiras e visitas técnicas em diferentes plantas em outros países.
Tudo isso para estarmos atualizados em tudo que existe de novidade nos mais variados segmentos de bebidas e alimentos, tanto em produtos quanto em tecnologia.
Também temos um centro de pesquisa e desenvolvimento em nossa planta em São Paulo com técnicos capacitados nas mais variadas áreas como: nutrição, química, tecnologia de alimentos e engenheiros que diariamente estão desenvolvendo novas formulações e testando diferentes tecnologias de aplicação para nossos produtos e processos, pois temos como missão oferecer produtos saudáveis e seguros aos nossos consumidores.
Qual a expectativa de vendas e crescimento da empresa para este ano?
Apesar da crise, estamos confiantes em fechar o ano com um leve crescimento, pois iniciamos algumas exportações para América Latina e com a abertura de novos mercados esperamos um crescimento de 5%. Para os próximos anos as perspectivas de crescimento são melhores com taxas de dois dígitos.