Segundo dados da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), entre janeiro e outubro de 2022, o mercado brasileiro comercializou 23 milhões de litros de vinhos, uma alta de aproximadamente 11% em comparação com o mesmo período 2020.
As previsões para a safra que começa a ser colhida na Serra Gaúcha são otimistas projetando crescimento no volume e também na qualidade devido às condições climáticas mais favoráveis quando comparadas com a safra passada.
Mesmo que ainda pequeno, o aumento de consumo de vinhos no mercado interno permite aos empreendedores do setor traçar estratégias mais ambiciosas quanto a investimentos no campo e na produção. Essas iniciativas são essenciais para o desenvolvimento da viticultura brasileira alinhada com os principais produtores mundiais, principalmente em questões relacionadas à inovação e sustentabilidade.
Consumidores querem produtos sustentáveis mas que também incluam características diferenciadas e que possam atender suas necessidades de acordo com o momento de consumo. Desenvolver um portfólio de produtos atrativo não é tarefa fácil nos dias atuais. Requer conhecimento, produtos de qualidade, atuação omnichannel, distribuição ágil e eficaz, além de capacidade para oferecer uma experiência completa capaz de seduzir e fidelizar esses consumidores cada vez mais exigentes.
De toda forma, o mercado se mostra promissor e repleto de oportunidades tanto dentro quanto fora do país.
É hora de avançar!