A ABNT NBR 17194, publicada pela ABNT em parceria com a Abralatas, foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira (11) em São Paulo
O setor de latas de alumínio para bebidas agora conta com a sua primeira NBR. Com isso, o Brasil se torna o primeiro no mundo a contar com uma norma técnica de qualidade chancelada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que garante ainda mais segurança e confiança para quem trabalha e consome bebidas em latas de alumínio.
A norma, que irá proporcionar ao mercado brasileiro uma referência de padrão de qualidade para a lata de alumínio, foi publicada no dia 4 de novembro, e apresentada oficialmente nesta quarta-feira (11) em evento realizado na FIESP com a presença da ABNT e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
A norma ABNT NBR 17194 trata de conceitos básicos, define características visuais, dimensionais e funcionais da lata de alumínio e especificações para transporte, manuseio, armazenagem e até mesmo envase das bebidas. São requisitos, procedimentos, recomendações e cuidados que asseguram o mais alto padrão de qualidade em termos de embalagens para bebidas.
Veja também
Com 35 anos de história completados recentemente em outubro, a indústria de latas de alumínio atende com diferentes formatos, tamanhos, tecnologias de impressão desde a tradicional cerveja até a água mineral. Em 2024, a expectativa é superar o patamar de 34 bilhões de unidades vendidas no Brasil, um recorde, equivalente a mais de 93 milhões de latas por dia. O Brasil já é o 3º maior mercado mundial. Essa expansão exige instrumentos que não apenas acompanhem, mas sustentem esse avanço, garantindo segurança para todos—da indústria ao consumidor – que lidam com a lata de alumínio.
“A NBR 17194 não é apenas um ganho de eficiência para a indústria, mas também uma conquista para o consumidor, que terá à disposição um produto ainda mais confiável e seguro. Esta iniciativa reafirma o compromisso do setor com a excelência em tudo o que faz. É uma demonstração clara de um trabalho colaborativo do setor, por um mercado cada vez mais sólido e competitivo”, explicou Guilherme Canielo, da Abralatas.
Segundo o presidente da ABNT, Mario William Esper, a oferta de embalagens para bebidas seguras, confiáveis, sustentáveis e padronizadas é fundamental para a sociedade. “Ao publicarmos a série de normas ABNT NBR 17194 estamos oferecendo benefícios tais como o aumento da confiança dos clientes, ao aumentar a qualidade dos produtos, bem como a contribuição para a economia do país ao reduzir desperdícios adotando a circularidade dos resíduos.”, afirmou o presidente.
Indústria
Do ponto de vista da indústria, a norma vem para nortear e padronizar alguns procedimentos e requerimentos desde a concepção, movimentação, armazenagem, até sua utilização final. “Quando falamos de latas de alumínio, agora temos um padrão de processos que se estende desde sua produção até a utilização pelos engarrafadores de bebidas. Acredito que um dos maiores ganhos que essa normatização traz é permitir uma evolução desses processos buscando sempre o aprimoramento, garantindo em conjunto com todos os stakeholders uma evolução do mercado e de seus processos a partir dessa base que foi construída”, finaliza Moisés Souza, Gerente de Qualidade Regional da Canpack Group, um dos principais fabricantes mundiais de latas de alumínio.
Siga-nos nas Redes Sociais: