Altas temperaturas impulsionam consumo de bebidas

 

O calorão previsto para os próximos meses e a economia mais favorável ao brasileiro devem aquecer as compras de bebidas durante o verão. É isso que aponta um novo estudo da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

O consumo fora de casa de bebidas vem se recuperando gradativamente dos impactos da pandemia. Entre o verão 2021/2022 e a estação 2022/2023, houve alta de 26% no gasto médio, passando de R$ 90 para R$ 113. Os destaques do aumento de consumo em unidades ficaram para os energéticos (+64%) e a água mineral (+37%). Os principais motivos para o consumo, por sua vez, foram sabor (47%) e matar a sede (17%).

Os responsáveis por impulsionar as compras da categoria foram os jovens adultos, entre 18 e 29 anos (+41%), as classes A, B e C (+15%) e os residentes da região Nordeste (+20%). As aquisições foram feitas, sobretudo, nos hiper e supermercados (+34%), com ambulantes (+24%) e em bares (+21%).

Dentro do lar, também se notou crescimento de 19% no gasto médio no período estudado pela Kantar, indo de R$ 183 para R$ 218. As bebidas em destaque foram os energéticos (+41%) e os chás prontos (+27%). Vale ressaltar que a cesta de bebidas é bastante relevante no e-commerce, onde 2 milhões de lares compraram as categorias no canal online no último verão (alta de 4% na comparação com a temporada 2021/2022).

As compras foram realizadas, principalmente, nos canais porta a porta (+34%) e atacarejo (+21%). Moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (+26%), pessoas acima de 50 anos (+14%) e classes A e B (+12%) foram destaques em crescimento na comparação entre o verão 2022/2023 e o período anterior.

A expectativa da Kantar para a temporada 2023/2024 é de que a categoria cresça 5% ou R$ 1 bilhão em faturamento. “No último verão já houve importante retomada no consumo de bebidas, o que deve se intensificar neste ano. Fora do lar, hiper e supermercados avançam, mas mercadinhos/ mercearias ainda contribuem negativamente. Para esses canais, importante trabalhar a exposição em geladeiras, uma vez que os produtos devem estar prontos para o consumo”, afirma Luisa Teruya, Gerente de Marketing, da Kantar.

Calorão no varejo

Iniciado no último 22 de dezembro, o verão chegou com temperaturas acima do normal até mesmo para essa época do ano. A estação mais quente costuma também aquecer o varejo. Pesquisa feita pela Opinion Box mostra que 65% das pessoas aumentam os gastos nesse período. Tradicionalmente, as bebidas mais refrescantes também costumam vender mais: segundo a pesquisa, 38% dos brasileiros gastam mais com bebidas no verão.

“No Covabra Supermercados, a venda de bebidas costuma aumentar 30% nesta estação, sendo cervejas e refrigerantes os produtos mais buscados”, conta Fábio Saito, gerente de compras do setor de bebidas da rede. Com opções variadas, Saito conta que entre as bebidas não alcoólicas, refrigerante, água mineral, sucos e água de coco são as mais vendidas.

Já entre as alcoólicas, além da cerveja, estão entre as preferências do consumidor os drinks prontos, espumantes, vinho branco e rosé. “Todos os anos investimos em novidades para nossos clientes. Entre os lançamentos para o verão deste ano que podem ser encontrados em nossa rede estão o espumante italiano Brut Tosti e a bebida Beats tropical”, diz o gerente.

Com mais de 600 rótulos das principais regiões produtoras do Brasil e do mundo, a adega do Covabra possui uma variedade para todas as ocasiões. “Neste período de calor, os vinhos ideais são aqueles que trazem refrescância e frescos, como o branco e o rosé, além dos espumantes”, explica Saito.

Vinhos e espumantes

Se engana quem pensa em vinhos e espumantes somente no inverno. Essas bebidas estão em alta no país. Levantamento da consultoria Wine Intelligence aponta o Brasil entre os principais apreciadores de vinho na escala global, ficando em 14º no ranking dos mercados de vinhos mais atrativos. No consumo, a mesma consultoria registrou que o número de apreciadores de vinhos dobrou entre 2010 e 2022, atingindo 44 milhões de pessoas que consomem a bebida regularmente.

Pensando nisso, a Vinícola Aurora lançou em janeiro sua campanha nacional de verão.

“Só dá Aurora” convida os consumidores a celebrarem a estação mais alegre do ano com espumantes, vinhos leves ou bebidas zero álcool.

A ação da vinícola, prestes a completar 93 anos de história, mostra que os produtos da marca podem ser degustados em qualquer um dos quatro cantos do país. Seja na piscina, nas praias do Nordeste ao Sul, nas cachoeiras do Centro-Oeste, no encontro das águas do Norte ou em outras ocasiões festivas, como o Carnaval.

O diretor de Marketing e Vendas da companhia, Rodrigo Arpini Valerio, comenta que muitas pessoas ainda associam o vinho com o inverno e que a nova campanha aplicada em canais on e off-line vem para desmistificar a crença. A estratégia de mídia carrega a pluralidade e excelência das bebidas da Aurora, comprovando que podem ser apreciadas nos 365 dias do ano.

“Espumantes e vinhos combinam muito bem com calor, sol, férias e alegria. E nada mais oportuno do que celebrar o verão brasileiro com produtos de qualidade, para todos os bolsos e gostos”, exalta Valerio.

Com a diversidade de mais de 220 rótulos no portfólio da cooperativa, ninguém fica de fora dos brindes, seja com a família, amigos, num momento romântico ou mesmo na sua própria companhia.

Freixenet brinda o verão com garrafas personalizadas

A marca aposta em embalagens tropicais de seus rótulos Córdon Negro e Carta Nevada em edição limitada. Produzidas especialmente para a temporada de verão, suas clássicas embalagens pretas e douradas, detalhadas com folhagens tropicais prometem surpreender os consumidores.

“A Freixenet já é uma marca conhecida pelos seus lançamentos especiais nesta época do ano. Dessa vez, apostamos na força da tão aguardada temporada de verão, que apresenta o clima ideal para o frescor dos nossos Cavas ”, diz Fabiano Ruiz, diretor executivo da Henkell Freixenet no Brasil.

Lançado originalmente em 1974, Freixenet Cordón Negro é leve, apreciado por seu grande frescor e conhecido mundialmente por sua emblemática garrafa preta e dourada. Com aromas de frutas cítricas e acidez equilibrada, é perfeito para acompanhar aperitivos, carnes, massas e risotos. Já o Freixenet Carta Nevada, produzido desde 1941, é refrescante e muito bem equilibrado. Possui sabor levemente adocicado, com delicados aromas florais, harmonizando com aperitivos e sobremesas.

Vinícola Garibaldi bate recorde de vendas

O ano de 2023 terminou com recorde de vendas na Cooperativa Vinícola Garibaldi: a comercialização de 6,5 milhões garrafas de espumantes, maior volume anual registrado desde a data de sua fundação, em 1931. Isso equivale a 4,5 milhões de litros de espumantes, ou seja, 16% do total produzido no Brasil. O número representa, também, crescimento acima de 5% no comparativo com os resultados de 2022 e tem sido comemorado de forma especial por ocorrer em um momento de estagnação do setor vinícola nacional.

O protagonista das vendas é o Espumante Garibaldi Moscatel, que responde por 20% das garrafas comercializadas. Os rótulos de variedade rosé somam 45% do total, em uma reconhecida trajetória ascendente na preferência dos consumidores brasileiros – cinco anos atrás, por exemplo, esse tipo de bebida representava 23% da produção e venda na Cooperativa Vinícola Garibaldi. Essa aposta na diversificação do mix é, inclusive, um dos motivos pelos quais a marca vem avançando em participação de mercado. “Temos produtos para atender todo perfil de consumidor, desde rótulos de entrada, para quem está começando a consumir espumantes, até outros mais complexos, inclusive com opções que atendem a proposta cada vez mais procurada pela combinação da bebida com a gastronomia”, explica Maiquel Vignatti, gerente de Marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Atualmente, a marca mantém em seu portfólio 81 produtos (entre espumantes, vinhos e sucos), organizados em 17 marcas. Em 2023, foram envasados, entre sucos, vinhos e espumantes, cerca de 20 milhões de litros. A expectativa para 2024 é crescer, em volume, entre 7% e 9%.

Cerveja e água mineral com vendas em alta nesse calorão

As fortes ondas de calor verificadas nas últimas semanas devem elevar ainda mais as vendas em setores como os de cervejas e águas minerais. Para essas bebidas o verão chega a representar cerca de 40% das vendas anuais.

No caso da cerveja, de acordo com dados da Euromonitor International, em 2023 foram produzidos 15,7 bilhões de litros de cerveja no Brasil – 4,3% a mais em relação a 2022 (15,2 bi). Para 2024, a produção deve ultrapassar os 16 bilhões de litros.

O consumo de água mineral tem crescido ano a ano globalmente. O volume é o maior da categoria de não alcoólicos. O faturamento do setor está na ordem de R$ 13,8 bilhões com um volume de 7,3 bilhões de litros, sendo que 62% do faturamento é representado pelas embalagens de 500 a 600 ml. A água mineral está presente em 76% dos lares brasileiros.

Chá gelado é opção saudável e refrescante

A Leão registra desempenho de destaque da linha de infusão em água gelada. Os sachês podem ser preparados diretamente na água gelada ou natural. Após cinco minutos de infusão, a bebida está pronta, encaixando-se facilmente na rotina diária do consumidor.

As opções de bebidas práticas e saudáveis cresceram 26% em valor de vendas no ano de 2023 na comparação com 2022, segundo dados Nielsen. Os principais destaques foram nas regiões Centro-Oeste (+65%), Sudeste (+31%) e Nordeste (+26%) do País.

“Desde 2019, quando introduzimos os chás gelados por infusão no mercado brasileiro, o nosso propósito foi quebrar a sazonalidade do consumo de chás, dissociando a bebida de épocas frias, e ampliar as opções de produtos para o consumidor brasileiro”, comenta Flavio Andrade, gerente de Trade & Marketing da Leão.

“Nossa estratégia de mercado tem como foco trazer inovação ao público, reforçando que o chá é uma bebida versátil, prática, saudável e funcional, que pode ser consumida em diversas ocasiões e em qualquer época do ano”, completa.
Vale lembrar que a estação do verão também é atrativa para degustação de drinks preparados com chás. No caso de drinks alcoólicos, por exemplo, a infusão acontece também em até 5 minutos devido o teor alcóolico da bebida.

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