Evento da GS1 Brasil reuniu 1700 pessoas e ofereceu mais de 20 horas de conteúdo
O encontro anual Brasil em Código promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil reuniu em São Paulo mais de 1,7 mil pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos em gestão para indústria, varejo, marketplace e tecnologia. No espaço Arca, o evento contou com mais de 20 horas de conteúdo apresentadas simultaneamente em quatro palcos por 50 palestrantes. Em um espaço para exposição 34 marcas apresentaram soluções para mostrar de tecnologia nas empresas e em experiência do consumidor.
Auditório com pessoas sentadas
Com o tema “Inovações que transformam o amanhã”, o evento proporcionou aos visitantes a oportunidade de atualização sobre as principais tendências da cadeia de abastecimento, varejo, automação, indústria e tecnologia. O painel “Novos desafios da transformação digital do varejo e a chegada da AI”, com participação da head de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Marina Pereira, abordou diversos aspectos relacionados ao avanço da inteligência artificial no setor de varejo.
O destaque fica para o levantamento do Índice GS1 Brasil de Automação, que constata o aumento significativo da adoção da Inteligência Artificial nos últimos meses. 10% das empresas de varejo já incorporam essa tecnologia em suas operações, se não diretamente, indiretamente em suas operações com parceiros de negócios. Também foi discutida durante o painel a importância de fornecer informações precisas e relevantes para alimentar os sistemas de IA. A qualidade dos dados fornecidos desempenha um papel fundamental no alcance de resultados eficazes ao utilizar essa tecnologia no varejo.
Em relação ao processo de transformação digital nas empresas, foi enfatizado nesse painel que, embora a maior parte das vendas ainda ocorra em lojas físicas, o processo de decisão de compra agora tem início no ambiente digital em quase metade da efetivação das vendas do varejo. Isso torna a transformação digital uma necessidade para que as empresas do setor varejista possam se manter competitivas e acompanhar as mudanças na preferência e no comportamento dos consumidores.
Palco Principal
Grandes atrações do empreendedorismo brasileiro passaram pelo Palco Principal do Brasil em Código como Luis Justo, CEO do Rocky in Rio e do The Town. Ele falou sobre inovação, dados e a jornada do cliente que impulsionam sua equipe a produzirem um evento melhor a cada ano.
O economista chefe da XP, Caio Megali, traçou um cenário da economia brasileira na atualidade e uma projeção para o futuro. Segundo o executivo, os custos de produção estão se normalizando e voltando aos patamares de antes da pandemia, o câmbio deve ficar entre 4,50 a 5,00 reais até 2024 e os preços das commodities estão favorecendo o Brasil no mercado mundial. A preocupação maior no curto prazo fica por conta das contas públicas que podem impactar negativamente os investimentos e o mercado mas, de qualquer forma, o cenário é bastante positivo.
Para Artur Igreja, outro palestrante do Palco Principal do evento, a Inteligência Artificial precisa ser tratada como uma oportunidade e não como um problema como muitos querem tratar. O que precisa é saber utilizá-la de forma a oferecer ao consumidor soluções simples e funcionais, sempre com muita velocidade e praticidade.
No encerramento do Brasil em Código, os participantes foram premiados com a presença de grandes estrelas do esporte brasileiro. Jaqueline, Flávio Canto e Zico subiram ao palco para falar sobre suas trajetórias, conquistas, momentos de superação e da importância do esporte na construção de um país mais justo e de sucesso. Os ex-atletas também apontaram alguns fatores importantes para o futuro dos negócios e do empreendedorismo brasileiro.
Siga-nos nas Redes Sociais: