Grupo Petrópolis define estado de Minas como foco para crescimento das vendas

Plano Acelera Minas prevê novos patrocínios estratégicos e crescimento de 15% da base de clientes, com marcas como Petra, Itaipava e TNT

O Grupo Petrópolis anuncia o lançamento do Plano Acelera Minas, iniciativa envolvendo as áreas de Distribuição, Marketing, Patrocínios, Comercial e Relacionamento com o objetivo de atingir, até o fim deste ano, um crescimento de 15% no Estado, em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência.

A estratégia capitaliza o ambiente ideal para o negócio: a maior e mais moderna fábrica do Grupo está localizada em Uberaba, Minas Gerais é um dos principais mercados de consumo de cerveja do país, o terceiro estado com mais cervejarias e a capital Belo Horizonte é uma das cidades com maior número de bares do país, com 178 botecos para cada 100 mil habitantes. O estado tem o segundo maior consumo per capita de cerveja do Brasil, com 70 litros/ano por adulto – à frente de São Paulo (61 litros/ano) e atrás apenas da região metropolitana do Rio de Janeiro (90 litros/ano), com base em dados da Nielsen.

“Minas Gerais é um dos nossos territórios mais estratégicos, devido ao perfil do consumidor e às diversas oportunidades de proporcionar experiências de marca para a população”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing, Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.

O Plano prevê ainda um incremento da presença da marca Petra em Belo Horizonte, com uma maior oferta da cerveja em bares da capital.

“Um dos objetivos do Plano é ampliar o consumo de cerveja nos bares, servida em garrafas retornáveis, que é uma característica do consumidor mineiro”, diz Cristiano Câmara, Diretor Regional Comercial em Minas Gerais. “O consumidor de BH vive a cultura de boteco e tem um relacionamento especial com aquela cerveja que é compartilhada entre amigos”, explica o diretor. O segmento bar representa 40% do volume total de cervejas vendidas em Minas Gerais.

Um dos focos do Plano é incrementar a presença das principais marcas do Grupo em eventos estratégicos de grande porte, totalizando 15 eventos realizados no Estado somente no segundo semestre. A cerveja Petra, que no primeiro semestre patrocinou entre outros o Carnaval dos Sonhos e o Festival Sensacional, estará presente em mais 10 eventos até dezembro.

Já a marca Black Princess será a cerveja oficial do festival Somos Rock, em Pouso Alegre, e a Itaipava patrocinará o encontro dos cantores Thiaguinho e Belo, em outubro. A Itaipava Premium é a patrocinadora oficial da turnê Tardezinha, de Thiaguinho, cujo show em junho no Mineirão reuniu o maior público até o momento de toda a turnê.

Fábrica em Uberaba

O estado de Minas abriga a maior e mais moderna fábrica do Grupo, em Uberaba. Inaugurada em 2020, a unidade possui 108 mil m² de área construída – o que corresponde a 15 campos de futebol –, seis linhas de produção e capacidade produtiva de 11,4 milhões de hectolitros por ano, o que representa 20% da capacidade instalada total da empresa. As linhas podem envasar 384 mil latas/hora, 124 mil garrafas/hora e 80 barris de 50 litros de chope por hora. Além de Minas, a fábrica fornece bebidas para outros sete estados (SP, PR, RS, SC, MT, DF e GO). O Grupo possui 14 centros de distribuição no Estado e emprega, diretamente, mais de 2.100 pessoas, tendo recolhido em 2024 mais de R$ 302 milhões em ICMS para o estado.

Números do Plano Acelera Minas

Mesmo com a retração de 3% no mercado cervejeiro mineiro verificada em 2024, o Grupo Petrópolis avançou 8% em volume vendido no estado.

A turnê Tardezinha, que é patrocinada pelo Grupo Petrópolis desde a sua primeira edição, em 2016, gerou um aumento de 27% nas vendas da cerveja Itaipava em edições anteriores no estado e continua puxando os resultados em 2025, com crescimento de público de 15% no show realizado no Mineirão.

Além dos eventos patrocinados pelas cervejas do Grupo, as iniciativas do Plano Acelera Minas englobam ações promocionais ligadas às bebidas prontas Cabaré Ice e Fest Drinks, ao energético TNT Energy e à bebida esportiva TNT Sport Drink.

Para intensificar ações envolvendo a marca TNT, que é a bebida esportiva oficial dos dois principais times do Estado – Atlético e Cruzeiro –, serão feitas ações promocionais em supermercados e lojas de conveniência voltadas aos fãs de esporte, especialmente o basquete: pois o energético TNT Energy tornou-se em 2025 patrocinador oficial da NBA, a mais importante liga de basquete do mundo.

Entre os objetivos do Plano Acelera Minas, estão:

  • Aumentar em 15% da base de clientes no Estado, incluindo bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência;
  • Dobrar o volume de venda de bebidas prontas – Ices e Drinks em lata;
  • Duplicar o volume de venda de isotônicos;
  • Aumentar o market share do energético TNT – em 2024, o mercado cresceu 5% versus 25% da marca.

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