Famílias argentinas adotam comportamento de compra restritivo

Visitas menos frequentes, carrinhos de compras menores e abandono de categoria
ficam evidentes no terceiro trimestre do ano

De acordo com o relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar, o consumo de bens não duráveis dentro de casa fechou o terceiro trimestre de 2024 com queda de 4,8%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse cenário reflete mudanças nos hábitos de compra das famílias argentinas. Foram menos visitas aos pontos de venda, carrinhos menores e menos categorias de produtos. Em números, 7 em cada 10 domicílios diminuíram a frequência de visitas aos canais, 5 em cada 10 lares reduziram o tamanho das compras e 6 em cada 10 categorias perderam penetração.

Por outro lado, as famílias argentinas passaram a priorizar as compras menores, especialmente as urgentes. Prova disso é que as aquisições de uma única categoria de produto apresentaram aumento de 31,8% em volume no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2023.

Em relação ao desempenho dos canais, os armazéns e quiosques destacaram-se no terceiro trimestre, conseguindo captar maior volume por viagem e consolidando seu papel de proximidade. Tanto é que o meio se estabeleceu no terceiro lugar em participação, respondendo por 18,5% dos gastos das famílias argentinas.

“É importante ressaltar que os armazéns e quiosques desempenharam papel fundamental na geração de valor das marcas, resultando em um aumento na frequência de compra e no posicionamento do canal, com aumento menor no preço médio”, comenta Esteban Cagnoli, diretor-geral da divisão Worldpanel da Kantar na Argentina.

Mais informações em www.kantar.com/brazil.

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