Qualidade aumenta competitividade da Bandeirantes

Certificações atestam o trabalho bem executado ao longo dos anos pela equipe
da Coca-Cola Bandeirantes impulsionando novas conquistas, além do desenvolvimento
de produtos sustentáveis e com a qualidade exigida pelo mercado

 

Carlos Donizete Parra

 

Recentemente a Coca-Cola Bandeirantes recebeu certificações internacionais importantes na área de qualidade, meio ambiente e segurança alimentar, tais como: FoodSafety System Certification (FSSC) 22000 – Segurança de Alimentos, ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental e ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Em entrevista à Engarrafador Moderno, Frederico Almeida, Gerente de Qualidade e Meio Ambiente fala sobre a evolução da qualidade e a importância da digitalização nesse processo, além do trabalho em equipe, fundamental para a conquista dessas certificações.

Quais os principais benefícios que essas certificações trazem para a empresa?

Entre tantos benefícios à Bandeirantes destaco alguns, como:

• Consistência na fabricação dos produtos;
• Satisfação do cliente/consumidor;
• Maior competitividade no mercado;
• Desenvolvimento de novos parceiros de negócio (cadeia produtiva, desde a matéria-prima até o cliente / consumidor);
• Melhoria contínua para a organização.

A digitalização e a Indústria 4.0 são ferramentas importantes para garantir a qualidade. Como essas ferramentas facilitam nas avaliações de garantia de qualidade do processo produtivo?

A digitalização e a Indústria 4.0 são ferramentas e modelos de industrialização que o mercado exigiu das Organizações naturalmente à medida que os consumidores ganharam voz ativa. Visto que as respostas precisam ter o mesmo time dos questionamentos, sugestões, reclamações, e para a Bandeirantes não foi diferente.

Essas ferramentas fazem com que independente do processo utilizado para a produção, a Bandeirantes entregue produtos seguros, com qualidade e sustentáveis. Os equipamentos e linhas de produção são projetados de acordo com a atividade da organização, com isso os parâmetros de cada produto foram considerados e as análises muitas vezes foram realizadas pelo próprio equipamento, assim gerando resultados em tempo real afim de uma tomada de decisão rápida. Em muitos casos o equipamento já é parametrizado para que ele possa rejeitar e parar a linha em caso de desvio, com isso diminuímos o risco de produzir um produto fora das especificações.

Um exemplo muito interessante de se observar, em relação a digitalização, são os processos de rastreabilidade, pois hoje temos sistemas que armazenam resultados de análises de cada etapa da produção do produto e, com isso, conseguimos resgatar essas informações mais facilmente.

Como a Bandeirantes lida com a qualidade em todos os seus processos?

A Bandeirantes hoje possui um Sistema de Gestão (Qualidade e Segurança de Alimentos, Ambiental, Saúde e Segurança Ocupacional) consolidado, onde todos seus processos possuem procedimentos afim de orientar e capacitar os colaboradores, garantindo que a qualidade das etapas dos processos e serviços sejam entregues conforme especificado.

Qual a evolução do processo de qualidade nos últimos anos?

Com consumidores mais críticos e com acesso fácil às informações, o processo de qualidade teve que evoluir na mesma medida senão mais rápido, uma vez que precisamos garantir a qualidade do produto em todas suas etapas.

Com isso surgem ferramentas estratégicas (PDCA, TPM, Six Sigma, CEP, DMAIC, entre outros) que auxiliam a empresa em tomadas de decisão afim de que a qualidade, a segurança do produto e das pessoas e a sustentabilidade possam ser um valor para os colaboradores e consumidores. Com o sistema de gestão conseguimos estimular a organização para que tenha uma visão sistêmica de todos os processos, fazendo com que cada um tenha seu papel fundamental no funcionamento dessa engrenagem.

Como assegurar a qualidade e a melhoria contínua?

Para assegurar a qualidade e a melhoria contínua dos processos e produtos, a Bandeirantes conta com as certificações nas normas (FSSC22000, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001)e programas de excelência operacional onde os processos são mapeados, KPIs são definidos, monitorados, analisados, avaliados e verificados a fim de realizar análise crítica dos resultados e ter as tomadas de decisão.

Com isso a Bandeirantes busca atender todas as partes interessadas do negócio com o intuito de promover continuamente a melhoria dos seus processos.

Da esquerda para direita: Patrícia Mendes (Gerente de Segurança do Trabalho), Lunielma Teixeira B. Sinimbu (Coordenadora de Asseguração da Qualidade), Frederico Almeida (Gerente de Qualidade e Meio Ambiente) e Danielly Albery (Supervisora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)

Em tempos de pandemia, saúde e segurança ganharam ainda mais relevância. Qual a importância e benefícios para processos e colaboradores?

A crise provocada pelo Coronavírus COVID 19 tem desencadeado uma série de transformações na sociedade e nas empresas de forma geral. Neste novo contexto, as empresas passam a ter novos desafios na gestão do dia a dia e um papel essencial na promoção da saúde tanto da sua força de trabalho quanto da sociedade envolvida. Isso, em função do avanço em consulta e participação ativa dos colaboradores, além de ações preventivas que acarretam na conscientização dos mesmos sobre à importância das medidas implantadas na empresa serem cascateadas para suas famílias, casas e comunidade em geral.

A implementação de um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional, permite à organização certificada em ISO 45001, estabelecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades, avançar no cuidado ativo, protegendo a saúde física e mental dos seus colaboradores e terceiros, atender os requisitos legais, além de disseminar uma cultura de melhoria contínua e sustentabilidade da operação, atuando de forma preventiva.

Qual a importância da certificação de meio ambiente para a empresa em um período em que a Sustentabilidade está cada vez mais presente na vida das pessoas?

A Certificação na ISO 14001 proporciona um Sistema de Gestão Ambiental equilibrado entre a fabricação de bebidas e o meio ambiente, de forma que a empresa tenha lucratividade e não gere impacto negativo no ecossistema.

A Bandeirantes busca constantemente a melhoria contínua dos seus processos, por meio do desenvolvimento de práticas e ações que proporcionem a proteção do meio ambiente, seja pela preocupação com o desperdício de recursos naturais, bem como pelo monitoramento e controle de seus aspectos ambientais significativos. Cabe ressaltar que a certificação ambiental representa um investimento que é muito benquisto pelos consumidores (cliente final) e acionistas, que valorizam empresas que se preocupam com o futuro.

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário