Um copo, um estilo

Diversos coposApreciar a cerveja e saborear todos os aromas nela contidos também depende do copo que se utiliza

Por Michael Trommer

A utilização do copo correto para o determinado tipo de cerveja permite ao consumidor a experiência total do sabor e aroma da cerveja.
Para atingir o apse do prazer que uma cerveja pode proporcionar, deve-se escolher o copo adequado, sem esquecer-se da temperatura correta da cerveja para este momento especial.
O copo deve ser adequado ao estilo da cerveja. Existem alguns detalhes que ajudam nessa escolha.
Quanto mais fino e alongado for o corpo do copo, por mais tempo a cerveja vai se manter refrescante e preservar os aromas, como exemplo pode se citar o copo Flute e o Stange.
Portanto, a espessura do copo tem influência direta na manutenção da temperatura da cerveja . O Mug é muito usado no verão para se beber cerveja no “Bier Gaerten”.
Alguns copos possuem um entalhe no fundo para permitir uma nucleação do dióxido de carbono e a formação constante de espuma. Deve ser citado o copo do tipo cálice.
Existem copos onde o corpo na parte superior afina e posteriormente cria uma curvatura para a parte externa, a fim de manter os aromas e a espuma por mais tempo, como por exemplo, a tulipa.
O copo chamado de Napoleon ou Snifter apresenta a forma arredondada, bola e boca pequena, para reter o buquê típico das cervejas mais encorpadas e fortes.
Deve-se falar dos copos onde o diâmetro da boca é maior do que da base. Assim, durante o consumo da cerveja o diâmetro da altura (onde se encontra a cerveja) sempre vai ter espuma sobre a cerveja dentro do copo. Pode-se citar como exemplo o copo Lager.Abre
Pelo formato do copo o escorrimento do líquido sobre a língua e paredes internas da boca pode se alterar.
Segundo Schiffner, campeão mundial de Biersommelier em 2010, em seu bar existem mais de cem tipos diferentes de copos para cerveja, demonstrando importância do formato do copo e espessura do vidro ou cristal para se degustar uma cerveja e extrair o melhor dela. Acompanhe abaixo alguns tipos de copos e suas utilizações.
Stange / Vareta – Para uma cerveja leve e bem carbonatada. O formato do corpo fino traz a sensação de refrescância.
Este copo é muito utilizado no norte da Alemanha, para os seguintes estilos: Pilsen, Koelsch e Alt.
Koelsch-Vareta – Para cervejas leves e bem carbonatadas, onde a cerveja não perde suas características, o copo tem a capacidade de 210ml.
Serve para: Pilsen, Lager e Koelsch.
AltStange – Copo do tipo Alt são mais baixos, mas em compensação mais largos que a Koelsch-Stange.
O fluxo linear do líquido sobre a língua deixa os aromas fluírem da frente para o fundo da boca passando sobre a língua e pelas paredes da boca, sente se o aroma de torrado e do lúpulo.
Serve para: Alt, Wiena, Lager e Escuro.
Willybecher – É tradicional este copo na Alemanha e Áustria.
Devido à cintura fina e boca convexa, atende ao requisito de robustez e resistência, sem se tornar pesado.
Quando neste copo é umidificada a parte inteira interna com cerveja, sente se o gosto maltado e lupulado da cerveja.
Serve para: Lager, Helles, Pilsen, Wienna, Maerzen, Munich, Dunkel, Schwarzbier, Blonde, Ale, Bitter, Pale Ale, Mild, Brown Ale, Porte, Stout e IPA.
Bierkrug / Mug – O formato do corpo influencia na velocidade de escorrimento. A grossura do vidro influencia na demora do aquecimento da cerveja em seu interior. Estes copos são muito bem quistos no período quente do ano principalmente nos Biergarten.
Serve para: Helles, Maerzen, Escuro, Munique, Schwazbier, Eisbock, Doppelbock, Mild, Brown Ale, Porter, Stoud, IPA, Dunkelwizen, Wiezenbock e Centeio.
Tulipa – O nome vem pelo formato de uma flor chamada de tulipa. Apresenta uma curvatura extra, para fora, que faz aumentar o diâmetro da boca. Este recurso permite reter os aromas mais voláteis e dá ao degustador o espaço necessário para sorver o líquido sem tocar os lábios na espuma.
Serve para: Tradicional Bock, Doppelbock, Eisbock, Berliner Weisse, Lambic, Giueze, Blond Ale, Belgian Dubble, Belgian Tripel.
Goblet ou Cálice – Há grande variedade de tamanhos da haste e espessura das paredes. Alguns apresentam uma técnica de entalhe no fundo, o que permite um ponto de nucleação do dióxido de carbono para a formação constante de espuma.
Serve para: Helles Bock, Tradicional Bock, Doppel Bock, BelgianPale Ale, Saison, Biere de Garden, Flandres Red Ale, Gueuze, Blond Ale, Barleywine.
Flute – Formato de uma flauta. É indicado para cervejas que passam pelo processo champenoise, e se tornaram tão divinas quanto um vinho espumante. Pelo formato do copo a carbonatação demora a se dissipar. Também usado para cervejas leves e bem carbonatadas.
Serve para: Helles, DortmunderExport, Pilsen, koelsch, Dusseldorf e Altbier.
Snifer – Tem o corpo em forma de bola e boca estreita para reter o poderoso buquê típico das cervejas mais encorpadas e fortes.
Serve para: Maibock, Bock, Doppelbock, Eisbock, Imperial, IPA, Belgiandubbel, BelgianTripel e Barleywine.
Trapista – Este copo tem boca larga. Assim é possível perceber a intensidade total da cerveja. O aroma se altera: começa com notas de frutas e termina com notas de malte. Inspirado nas clássicas taças de champanhe e tipicamente utilizado pelos mosteiros trapistas.
Serve para: BelgianPale Ale, Blond Ale, BelgianDubbel, BelgianTripel, Old Ale e Barleywine.
Weizen – Da cerveja de trigo jorra leves notas de aroma. Pelo formato do corpo este aroma é liberado lentamente para parte superior do copo, onde o aroma fica retido por certo período.
Serve para: AmericaWheat, Weizen, Dunkelweizen, Weizenbock, Roggenbier e Witbier.
Tumbler – O nome Tumbler é aplicado de maneira genérica a todos os copos sem haste, de base plana e cuja boca tem diâmetro igual ou maior que o diâmetro de base. Merece destaque o copo tradicional da cerveja Hoeggarden.

Michael Trommer – www.portalosaberdacerveja.com.br

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno