Ingrediente agrega valor à cerveja, proporciona equilíbrio e posiciona
a cerveja como coringa das harmonizações com comida
Carlos Donizete Parra
O lúpulo está para a cerveja, assim como o molho para o macarrão e o manjericão na pizza margherita.
É um ingrediente imprescindível até para a conservação natural da cerveja. A quantidade e variedade dependem do estilo e gosto pessoal do cervejeiro. Seu amargor equilibra perfeitamente com o dulçor característico do malte, além de conferir propriedades que ajudam na harmonização da cerveja com praticamente qualquer comida.
Veja também
A gama de variedades de lúpulos só cresce favorecendo a criação de cervejas inusitadas, complexas e extremamente saborosas. Algumas variedades mais amargas, outras com sabores intensos que podem ser mais cítricos ou herbais, além dos florais e frutados ou dos tradicionais aos mais requintados. Há variedades para todos os gostos e, com a entrada de países como o Brasil e de grandes cervejarias no cultivo dessa planta, a tendência é que variedades tropicais com sabores característicos do nosso terroir estejam disponíveis em breve nas receitas dos nossos cervejeiros.
Por sinal, você sabe quais são os lúpulos mais usados pelos cervejeiros brasileiros? Veja se já experimentou todos. Se faltou algum é hora de experimentar!
Alguns lúpulos muito utilizados pelos cervejeiros brasileiros:
- Citra
- Mosaic
- Cascade
- Commet
- Sorachi Ace
- Saaz
- Centennia
- Nelson Sauvignon
- Galaxy
- Simcoe
- Amarillo
- Magnum
Siga-nos nas Redes Sociais: