Inovando sempre

Bierland-Novos-Rotulos-PROSA copyBierland-Novos-Rotulos-WITBIER copyCom produção de 100 mil litros de cerveja por mês, Bierland investe em tecnologia e processos para garantir qualidade final de suas cervejas

Durante o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau, a Revista Engarrafador Moderno visitou a Bierland, que traduzido do alemão significa “Terra da Cerveja”. Fundada em 2003, a Bierland foi uma das primeiras microcervejarias instaladas no Brasil.
Iniciou suas atividades produzindo cervejas da escola alemã, mas logo se aproximou também da escola inglesa e belga, chegando por fim ao estilo americano de fazer cerveja com uma American Red Ale. “A Bierland foi complementando seu portfólio com estilos e escolas diferentes. Foi uma viagem natural e que trouxe muito aprendizado para nossa equipe”, explica Eduardo Krueger, sócio proprietário da Bierland.
Ao longo desses 13 anos, a empresa teve sempre como objetivo principal a qualidade de seus produtos. O processo afinado garante lotes de cerveja sempre com o mesmo padrão, um diferencial de mercado importante para a empresa. “Nosso processo é muito fino, conseguimos com isso manter o equilíbrio e harmonia das nossas cervejas em todos os lotes. Isso é muito difícil de atingir, principalmente porque nem todos os processos são automatizados”, diz Eduardo.
Para chegar nesse nível, a Bierland não abre mão da qualidade das matérias-primas, além de seguir rigorosamente parâmetros fundamentais do processo, como tempo/temperatura e extrair de seus equipamentos a máxima eficiência. “Temos equipamentos de altíssimo nível, como um pasteurizador que nos permite atingir uma ótima rampa no processo e aumentar o shelf life de nossos produtos sem tirar as características organolépticas da cerveja”, garante Eduardo.SAM_0134SAM_0138

Investimentos

A Bierland tem capacidade instalada de 80 a 100 mil litros de cerveja por mês e um portfólio com 10 rótulos em linha e mais duas cervejas sazonais, disponíveis em embalagem de vidro, barril em inox e plástico.
Entre os planos da empresa para os próximos anos está o investimento em uma nova planta a ser instalada também em Blumenau. “Já compramos o terreno e estamos agora em fase de definição de projeto. Acredito que em dois anos estaremos operando nas duas unidades, uma para pequenos volumes com produtos bem diferenciados, e outra para produtos de maior escala de produção,” diz Eduardo Krueger.Bierland e Doppio Malto
Apesar de crescimento nas vendas em 2015 em relação a 2014, Eduardo acredita que as vendas das cervejas artesanais não vão aumentar em ritmo tão acelerado como nos últimos anos e, que por isso, as microcervejarias devem buscar novas estratégias de comunicação e diferenciação de produtos, como mudança de rótulos, investimentos em novas embalagens e novos produtos.
“Em 2015, mudamos todos os nossos rótulos implementando uma nova identidade visual e estamos de olho na entrada das latas no mercado de artesanais. Pode ser uma boa alternativa de embalagem. Quanto aos produtos, a tendência agora são as cervejas ácidas e as cervejas envelhecidas na madeira. A Bierland vai entrar no nicho das cervejas envelhecidas em barris de carvalho”, adianta Eduardo.

Bierland e Doppio Malto produzem cerveja comemorativa

Bierland Rauchbier copyA Bierland e a cervejaria Doppio Malto, da Itália, uniram-se para produzir uma nova cerveja. A brassagem da Bierland 1516, de estilo Rauchbier (cerveja defumada), foi realizada no dia 10 de março, na fábrica da Bierland, em Blumenau. O rótulo será lançado no dia 23 de abril, quando será comemorado os 500 anos da Lei da Pureza Alemã. A data é muito importante para os cervejeiros, pois, a partir dela, a composição da bebida passou a ser padronizada e todas as cervejas produzidas em território alemão passaram a ser compostas apenas por água pura, malte de cevada e lúpulo.
Para acompanhar e colaborar na produção, o proprietário e o cervejeiro da Doppio Malto, Alessandro Campanini e Rubens Deeke, respectivamente, participaram da brassagem. De acordo com o sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger, a cerveja de estilo Rauchbier será uma edição lançada especialmente para marcar os 500 anos da Lei da Pureza Alemã. “Há 500 anos, todas as cervejas tinham um toque defumado, já que o processo de secagem do malte era feito com lenha. Por isso, nada melhor que comemorar esta data com uma cerveja alemã pura que possui características tão marcantes e alusivas à data”, explica.SAM_0137
O nome da cerveja, Bierland 1516, é uma homenagem à data em que a Lei da Pureza Alemã foi promulgada pelo Duque Guilherme IV da Baviera. “A Lei da Pureza Alemã ainda é muito importante para as cervejarias que produzem cervejas inspiradas no estilo alemão. Na Bierland, temos algumas receitas inspiradas na escola alemã, como a Bierland Pilsen, Weizen, Viena e agora, a Bierland 1516”, ressalta o sommelier de cervejas, Yuri Holbrich.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno