Marca aposta em chopes e cervejas que prometem
uma nova experiência a cada degustação
Uma pesquisa da Kantar Worldpanel apontou que o consumo de cerveja apresentou crescimento no último ano no Brasil. Em 2016, a bebida era consumida em 62,3% dos lares, percentual que subiu para 62,7% em 2017 e para 63,4% em 2018.
O estudo ainda revelou que é longe de casa que ocorre a maior parte do consumo: 64% do volume total de cerveja é consumido fora do lar e que o que mais pesa na escolha do produto é a busca por sabor (62%).
Já o levantamento feito pela Mintel, divulgado em novembro de 2018, apontou que consumidor de cerveja prefere qualidade, sendo que 57% dos brasileiros afirmaram preferir beber pequenas quantidades de cerveja mais cara a grandes quantidades de cerveja de menor custo.
Dados como estes impulsionam o setor cervejeiro, um dos mais tradicionais do Brasil. A expansão da cerveja artesanal é prova disso. O país fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. Nessa soma estão apenas as que têm fabricação própria, portanto se somadas às ciganas (que usam instalações de terceiros) a quantidade é bem maior. Estes números fazem parte do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As oportunidades dentro do mercado cervejeiro são inúmeras. De olho neste potencial e confiante no projeto desenvolvido, a Dogma, apresenta seu modelo de franquia, a fim de alavancar o consumo de cervejas altamente lupuladas e disseminar sua marca por todo o Brasil. Com o objetivo de proporcionar constantemente o novo, este modelo de negócio promete surpreender com um portfólio que se divide entre o fixo e o mutável.
A marca
A empresa surgiu em 2015 e foi fundada por três amigos, que já tinham suas próprias marcas de cerveja, mas decidiram se juntar e criar uma só: Leonardo Satt (Prima Satt), Luciano Silva (Noturna) e Bruno Moreno (Serra de Três Pontas). Hoje, a marca possui mais de 150 rótulos que vão desde cervejas envelhecidas em barris de vinho até ingredientes como cacau, manga, café, baunilha e tangerina. As embalagens com ilustrações que beiram o lúdico, assim como seus nomes, conquistaram a atenção do mercado, tanto que em 2017 eles decidiram abrir o seu próprio bar na região da Santa Cecília. “Em um ano com o tasting room conseguimos faturar mais de R$1 milhão. Nossa capacidade instalada é de 3.500 litros e o faturamento é de R$180 mil por mês”, conta Leonardo Satt.
A paixão dos brasileiros por cervejas lupuladas ou com receitas especiais tem crescido cada vez mais, o que deu força à ideia de expansão dos empresários. Além disso, a bem sucedida experiência fez com que a Dogma desse um grande passo em 2019 e transformasse o tasting room em uma rede de franquias.
A franquia nasce para apresentar um estilo de beber despretensioso, sem muitas formalidades, ideal para ir sozinho, a dois ou com a turma toda. É um modelo de negócio totalmente diferenciado, onde o simples e o descomplicado se sobressaem.
As torneiras engatadas terão menu mutável, já que faz parte da essência da marca criar novas receitas a todo momento. Serão comercializadas em copos de 180ml, 350ml e 510ml e os valores irão variar de acordo com o estilo do chope escolhido. A água mineral não terá custo.
A marca espera inaugurar duas franquias em seu primeiro ano e mais seis até o final de 2020.
“O franqueado terá condições comerciais de compra com um valor abaixo do mercado e auxílio nas ações de marketing”, explica Luciano Silva.
Juntamente com os acessórios, muito procurados pelos conhecedores e entusiastas da Dogma, a franquia também irá introduzir em seu menu comidas elaboradas e desenvolvidas exclusivamente pela marca. Também é possível realizar parcerias com food trucks, desde que fique clara a separação dos negócios.
A franquia
Veja também
Investimento Fixo: R$400mil
Taxa de franquia: R$40mil
Faturamento médio: a partir de R$120mil
Lucratividade: 15%
Tempo de retorno: 30 meses
E-mail para contato: contato@cervejariadogma.com.br
Website: www.cervejariadogma.com.br
Tipo de negócio: bar
Regiões para expansão: capitais brasileiras e interior de SP
Taxa de royalties: 5%
Funcionários: 3 a 5
Taxa de publicidade: 2%
Capital de giro: R$50mil
Área (m²): 60 a 100m2
Prazo de contrato: 60 meses