Os produtos saudáveis apresentam uma tendência de crescimento em todos os lugares do mundo e isso também não é diferente no Brasil
O mercado mundial de bebidas não alcoólicas como água mineral, sucos e chás deve crescer acima de 4 % anualmente até 2019. E porque as cervejas não aproveitam melhor essa onda dos saudáveis?
Cerveja e saúde é um tema que vez ou outra desponta na mídia mas as indústrias ainda dão pouca importância a essa questão como um atributo do negócio.
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As cervejas especiais deixaram de ser uma tendência e a cada dia ganham mais volume passando de 8 % do mercado brasileiro em 2012 para 10 % em 2013 e deve ficar ao redor de 12 % este ano, mesmo com todos os problemas econômicos que estamos atravessando.
A saúde é para todo mundo uma coisa muito especial, não é mesmo?
Então porque não divulgar melhor os benefícios da cerveja aos consumidores e até mesmo lançar alguns produtos com características específicas para certos grupos de pessoas?
A cerveja é uma bebida composta de ingredientes naturais e que apresenta em sua composição uma variedade de compostos fenólicos e vitaminas do complexo B que podem ser favoráveis a um estilo de vida saudável, desde que consumida com moderação. Os polifenóis presentes no lúpulo são antioxidantes naturais, assim como as leveduras são fontes de vitaminas e tudo isso pode ser melhor explorado pelas indústrias de cerveja, como fazem muito bem as indústrias de vinho com o famoso resveratrol.
Acredito que o assunto saúde é de muitíssima importância para o setor de cerveja e deveria ser tratado como um tema para uma campanha institucional de esclarecimento ao consumidor. Além do mais, para os fabricantes é, com certeza, uma grande oportunidade de negócio e quem sair na frente de forma bem planejada e com produtos que entreguem benefícios reais vai conquistar um espaço importante na preferência do consumidor.