Os preparativos para a edição de 2025 estão entrando em sua fase final
e mais intensa
Entre os dias 15 e 19 de setembro, mais de 1.000 expositores de mais de 50 países se reunirão em Munique para apresentar as últimas tendências na produção de bebidas e alimentos líquidos. Em cerca de 73.000 metros quadrados, os expositores trarão soluções para toda a cadeia de valor, abordando os principais desafios da indústria.
“A drinktec permanece intimamente alinhada às necessidades do mercado, e a edição deste ano não é exceção. A forte resposta à drinktec 2025 é uma prova desse alinhamento estratégico,” destaca Rolf Keller, Diretor Executivo da YONTEX.
A tradicional distribuição de um terço de expositores nacionais e dois terços internacionais será mantida este ano. “A base internacional de expositores está no cerne da identidade da drinktec e reforça sua força. Para os visitantes, isso significa que a drinktec está unicamente posicionada como a principal plataforma para descobrir soluções orientadas para o futuro, voltadas ao setor de bebidas e alimentos líquidos em todo o mundo”, afirma Markus Kosak, Diretor executivo da drinktec.
Liquidrome – Uma visão do futuro
“Estamos consolidando nosso programa no pavilhão C4 com o novo formato ‘Liquidrome’. Esta área servirá como fórum para troca de conhecimento, apresentações de expositores e interação com a academia e a pesquisa. Com o Liquidrome, estamos lançando as bases para o diálogo do futuro”, explica Markus Kosak.
Este espaço interativo ampliará o acesso à informação para os visitantes e oferecerá insights sobre novos conceitos de produtos, uso de tecnologias inovadoras e estratégias emergentes de mercado. O conteúdo será estruturado em torno de três temas centrais.
Sob o tema “Circularidade & Gestão de Recursos”, serão abordados tópicos como reúso de água e tratamento de efluentes. As apresentações explorarão como as exigências globais de conservação da água podem ser implementadas sob diferentes perspectivas. Outros focos incluem a recuperação de energia, o uso de subprodutos dos processos de produção e o uso mais eficiente de materiais de embalagem. A implementação da Regulamentação Europeia de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) também estará refletida no programa de palestras.
O segundo tema, “Data2Value”, foca na transparência de processos e na integração de aplicações baseadas em aprendizado de máquina e inteligência artificial. Entre os tópicos estão modelos de previsão de sabor e manutenção preditiva. Essas abordagens também se aplicam ao design de processos de limpeza: a IA, combinada ao aprendizado de máquina, permite detectar níveis de contaminação em recipientes e acionar ciclos de limpeza autoajustáveis.
O terceiro tema, “Estilo de Vida & Saúde”, traz inspiração em soluções de sabor para cervejas com baixo ou nenhum teor alcoólico, vinhos sem álcool e bebidas fermentadas — permitindo que fabricantes explorem esse segmento em crescimento com receitas otimizadas. Bebidas funcionais enriquecidas com minerais, vitaminas, aminoácidos, fibras ou probióticos devem ganhar participação de mercado. A adição de proteínas vegetais, algumas derivadas de subprodutos da cervejaria, também se tornará cada vez mais relevante.
Startup zone – Forte participação
Parte do Liquidrome, a Startup zone registrou resposta particularmente forte este ano. “Estamos apresentando uma variedade empolgante de startups alemãs, apoiadas por meio de um conceito de estande financiado pelo Ministério Federal da Economia e Energia (BMWE). Além disso, atraímos com sucesso inúmeras startups internacionais”, diz Kosak.
Essas startups demonstram claro potencial de inovação, especialmente em soluções de TI para o setor. Sistemas de gestão de manutenção, tecnologias em nuvem e outras soluções digitais estão no centro das atenções. As jovens empresas também estão se concentrando no fornecimento de energia e calor para a produção de bebidas e no desenvolvimento de aditivos inovadores.
A equipe da feira observou um forte impulso no segmento de ingredientes e novas bebidas. O Health bar, integrado ao Liquidrome, apresentará conceitos para bebidas que promovem a saúde — um segmento que vem ganhando participação de mercado de forma consistente, segundo analistas.
A equipe também acompanha de perto as atividades de pesquisadores e produtores de ingredientes, já que as previsões indicam taxas de crescimento anual global acima de 8% neste segmento até 2028. A área especial New Beverage Concept (NBC) no pavilhão C3 também apresentará ideias para novos ingredientes e variações de sabor — mesmo além do universo voltado à saúde.