O que move o seu agora? – esse foi o tema escolhido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil para o evento realizado em São Paulo
Brasil em Código trouxe aos quatro palcos discussões sobre o cenário de intensas transformações que vivemos no que já foi considerada a quinta revolução industrial.
Mais de 40 palestrantes passaram pelos palcos Inspire, Realize, Analise e Transforme.
Entre eles destaque para João Branco, ex-VP de Marketing do Mc Donald’s, que apresentou a palestra “Não sonhe grande”. João Branco emocionou a audiência presente com histórias reais que impactaram sua vida profissional em uma das empresas mais conhecidas do food service mundial. O palestrante enfatizou que passamos quase metade de nossas vidas trabalhando e, portanto, precisamos de um propósito que justifique esse tempo precioso e, para isso deu três dicas valiosas: intenções importam; as pessoas precisam do seu trabalho, e excelência = amor ao próximo.
O futuro e a inovação foram muito bem abordados por Marco Cesarino, Co-founder da Embraer X, aceleradora de mercado para criação de novos negócios da Embraer. A startup permite à empresa mãe cuidar do dia a dia, enquanto volta sua atenção aos negócios do futuro.
Na palestra “Disruptar ou ser disruptado: eis a questão”, Cesarino falou sobre inovação dos modelos de negócios e de mercados de nicho. Para atingir êxito, o palestrante destacou a importância de usar as competências já desenvolvidas para desbravar novos mercados e citou como exemplo a vertical da empresa dedicada à veículos voadores, chamada EVE, criada para atender ao crescente setor de mobilidade urbana. O veículo desenvolvido pela EVE deve atender rotas com alcance de aproximadamente 60 milhas, é 100% elétrico e zero carbono. Em parceria com a Uber no desenvolvimento de pontos de parada estratégicos, essa inovação deverá ajudar na mobilidade de cidades como São Paulo e outras grandes capitais urbanas. A palestra tratou de assuntos como estratégia ambidestra, inovação de fora para dentro, investimento para inovação, cocriação multinível e pessoas.
Toni Nadal, treinador do tenista campeão Rafael Nadal, encerrou o evento com a palestra “Tudo pode ser treinado”. Ele fez um relato de suas experiências e perspectivas sobre gestão da adversidade, ação, simplicidade, autoexigência, respeito, compromisso, melhoria constante e a importância de não sobrevalorizar os sucessos nem magnificar as derrotas. Nadal falou sobre como a mentalidade vencedora dos esportes pode ser aplicada ao universo dos negócios. Na sequência, o palestrante participou de um bate-papo com o jornalista e comentarista esportivo André Kfouri e com o ex-tenista profissional Fernando Meligeni. Num ambiente bastante descontraído, a conversa discorreu sobre vários acontecimentos da trajetória vencedora ao longo de cerca de 30 anos como técnico do sobrinho e tenista super campeão Rafael Nadal.
Para João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, “depois do sucesso da edição do ano passado, quando o Brasil em Código reuniu 1,7 mil participantes, esse encontro se firma como um dos mais importantes para quem precisa se antecipar às tendências dos negócios e o desenvolvimento de oportunidades no cenário empresarial”. Oliveira reforçou a relevância do papel da GS1 como organização global que contribui há 50 anos para a evolução dos processos de gestão, adoção de novas tecnologias, tornar a cadeia de abastecimento mais ágil e eficiente, além de proporcionar experiências mais qualificadas e seguras ao consumidor.
Os visitantes do Brasil em Código puderam visitar também uma ampla área de exposição com empresas de tecnologia e serviços para o varejo, indústria e outros segmentos.
Siga-nos nas Redes Sociais: