A reciclagem de latas de alumínio alcançou um marco histórico no Brasil em 2022, atingindo a marca de 100%.
Conforme resultados divulgados pela Recicla Latas, em parceria com a Abal (Associação Brasileira do Alumínio) e a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio). Esse índice é calculado dividindo o volume de sucata de latas de alumínio coletadas pelo volume de latas comercializadas pelos fabricantes.
No ano passado, aproximadamente 31,85 bilhões de unidades de latas de alumínio foram recolhidas, totalizando cerca de 390,2 mil toneladas de sucata. A conquista do índice de 100% reflete uma evolução do país no setor, bem como uma atenção maior ao impacto ambiental que a produção de lixo possui.
Reciclagem de alumínio e geração de empregos para catadores:
A reciclagem gera renda e empregos para catadores – muitos que têm a reciclagem como única fonte de renda. Atualmente, o Brasil conta com 36 centros de coleta mantidos pelo setor, atendendo 100% do território nacional. Os locais garantem a destinação adequada de toda sucata para a reciclagem. Mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis são beneficiados com o programa de logística reversa de latas de alumínio e gerando renda de mais de R$ 5 bilhões por ano.