De acordo com estudo da Kantar, estresse é o principal fator negativo no gerenciamento
da saúde e do bem-estar
Quando o assunto é saúde e bem-estar, apenas pouco mais da metade (55%) dos latino-americanos diz se sentir bem tanto mental quanto fisicamente. A pesquisa Decoding Wellness – #BodyMindPlanet Latam Edition 2024, realizada pela Kantar, aponta que esses números variam significativamente na região, indo de 68% na Colômbia para 39% na Argentina. O Brasil aparece na média, com 56%.
Independentemente da sua percepção, os latino-americanos têm clareza que eles mesmos são responsáveis por sua saúde. Tanto é que 86% declaram que seu bem-estar está em suas próprias mãos. Quando se trata de agir, no entanto, os dados apresentam um desafio: apenas 58% dizem se envolver proativamente com sua saúde mental. E ainda menos (55%) investem esforços na saúde física.
O principal motivo para as pessoas não agirem nesse sentido é o custo. Embora os consumidores na América Latina estejam ansiosos para adotar estilos de vida mais saudáveis, 52% sentem que estão sendo impedidos de fazer as escolhas certas por causa dos altos valores praticados. Eles ainda apontam a variedade limitada (37%) e a dificuldade de encontrar produtos nas lojas (25%) como obstáculos.
Veja também
Fatores comportamentais também entram nessa equação e impedem o público de ter uma qualidade de vida melhor. O estresse é o principal impacto negativo, atingindo 59% dos latino-americanos e 46% dos brasileiros. O consumo de tabaco (53%) e de álcool (52%) e a privação de sono (48%) aparecem logo em seguida na região.
Com menor intensidade, mas ainda relevante, 24% declaram preocupação com o meio ambiente, uma vez que já entendem seu impacto na saúde. É possível ver na medição da Kantar um aumento de 8 pontos percentuais de brasileiros no segmento de pessoas muito comprometidas com o planeta.
É válido destacar que, mesmo que os indivíduos aceitem a maior parte da responsabilidade por sua saúde, eles também apontam a necessidade de ajuda de terceiros. Por exemplo, 52% afirmam que esperam apoio do governo para um melhor bem-estar, enquanto 50% dizem que as marcas devem desempenhar um papel na garantia de uma vida mais saudável.
A pesquisa Decoding Wellness – #BodyMindPlanet Latam Edition 2024 é o primeiro e mais abrangente relatório da Kantar a respeito de saúde e bem-estar na América Latina. O estudo contempla mais de 15 mil entrevistas em oito mercados – América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
Siga-nos nas Redes Sociais: