Como otimizar resultados operacionais?

A eficiência está diretamente ligada a obtenção de resultados operacionais positivos, assim como a cultura organizacional e um pensamento voltado ao mercado, ou seja, com tarefas e procedimentos sempre pensando em como atender de modo satisfatório as necessidades dos clientes. Por isso, nos dias atuais, a flexibilidade aparece como um dos fatores mais importantes na escolha de uma linha de envase.
Acompanhe as dicas e opiniões de executivos da área.

 

 

 

 

Precisamos apoiar processos de padronização, assim como a elaboração e execução de planejamento estratégico, além de um profundo conhecimento do mercado, Gustavo Assoni, Gerente Industrial, Convenção

Gustavo Assoni, Gerente Industrial, Convenção

Para otimizar os resultados operacionais precisamos apoiar processos de padronização, assim como a elaboração e execução de planejamento estratégico, além de um profundo conhecimento do mercado.

Adriano Nazutto, Supervisor de Vendas, Krones do Brasil

Estabeleça KPI´s, faça a gestão das não conformidades, e invista em tecnologia com sistemas de controles automáticos para que haja padronização dos processos e controle de qualidade. Assim, os resultados de eficiência operacional serão otimizados.

Os processos automatizados
são mais eficientes.
Fazer cerveja na mão
ou no semi-automático não dá!
Marcelo Cozac, Diretor,
McPack Equipamentos

Marcelo Cozac, Diretor,
McPack Equipamentos

A melhor forma de otimizar os resultados operacionais é com a automação industrial, equipamentos de ponta para otimizar o processo. Os processos automatizados são mais eficientes.

Alberto Marques, Sócio, i9 Ópera Gestão e Inovação em Operações

Na minha opinião o primeiro grande passo para otimizar os resultados operacionais é ter uma cultura organizacional muito bem alinhada aos propósitos, com todos os níveis hierárquicos muito bem alinhados (integração vertical) e com controle de toda cadeia de fornecedores aos clientes em um único sistema de gestão. Isto é, evoluir e repensar nossas estratégias e processos se adaptando mais rápido às necessidades dos mercados e clientes.

A gestão da eficiência operacional é um importante passo para melhoria dos resultados, David Servio,
Gerente Comercial, KHS Brasil

David Servio, Gerente Comercial, KHS

Gestão da eficiência operacional é um importante passo inicial para melhoria dos resultados. A revisão nos processos, adequação de layout, treinamentos a fim de reduzir o tempo em algumas tarefas do dia a dia, também ajudam nessa otimização, como por exemplo: Processos de CIP, troca de formatos, planejamento de produções, logística interna, um eficiente sistema supervisório de Linha e atividades como as de manutenção preventiva. Todas essas ações precisam ser analisadas e monitoradas para avaliar se os objetivos estão sendo alcançados.

Filipe Pinheiro, Service Account Manager Beer, Sidel do Brasil

Uma realidade impactante nos dias de hoje é a inclusão de novos formatos nas linhas, porém ao mesmo tempo que traz diversificação, que contribui para os resultados operacionais, também traz complexidade para linha com impacto na perda de disponibilidade. Para uma boa performance em troca de formatos, é necessário que os equipamentos estejam preparados para a mudança no menor tempo possível e com boa repetibilidade, mas nem sempre isso está disponível, principalmente em linhas mais antigas.

Hoje, com ainda maior foco em sustentabilidade, existem upgrades para equipamentos mais antigos, que possibilitam economia no consumo de insumos e energias (tecnologias já implementadas nos equipamentos de última geração) .

Flexibilidade

Gustavo Assoni, Gerente Industrial, Convenção

Hoje temos muitas possibilidades de negociação com fornecedores e também com clientes, produtos exclusivos, volumes de produção, inovação de mercado, conhecimento da concorrência e do mercado, que certamente contribui para a competitividade das empresas.

Marcelo Cozac, Diretor, McPack Equipamentos

Sendo eficientes, as cervejarias conseguem trabalhar com menor custo e maior rentabilidade. A flexibilidade é extremamente importante para as cervejarias artesanais pois o processo otimizado garante que a cerveja seja mais competitiva com relação a prazos e custos. Fazer cerveja na mão ou no semi-automático não dá!

Adriano Nazutto, Supervisor de Vendas, Krones do Brasil

Investimentos em sistemas automatizados são essenciais para uma cervejaria alcançar eficiência de produção industrial e flexibilidade para a diversificação de produtos, além de conseguir um aproveitamento melhor e mais adequado de tempo e recursos, e consequentemente atingir plenamente os objetivos estipulados com ótimos resultados.

O primeiro grande passo para otimizar os resultados operacionais é ter uma cultura organizacional muito bem alinhada aos propósitos, Alberto Marques, Sócio, i9 Ópera Gestão e Inovação em Operações

Alberto Marques, Sócio, i9 Ópera Gestão e Inovação em Operações

Durante muito tempo Eficiência e Flexibilidade eram considerados condições opostas nas indústrias pelo modelo de negócio das cervejarias com grandes volumes, porém hoje são fundamentais pelo novo negócio de portfólio e inovação das empresas. Acredito que ainda estamos em uma fase de transformação onde não tiramos o melhor resultado final dos dois atributos juntos mas estamos bem avançados em algumas empresas. A ruptura para o novo modelo vem sendo construída com processos flexíveis, metodologia ágil e grupos multifuncionais que começam a fazer parte da estratégia das empresas. Veja por exemplo o caso de Inovação, sempre presente em áreas específicas na maioria das indústrias (P&D), hoje é core business e todos estão envolvidos em grupos multifuncionais e novos aprendizados.

Alta eficiência operacional tem como resultado a redução nos custos operacionais, maior previsibilidade de capacidade de produção e aumento na produtividade, Narciso Vieira,
Gerente Comercial, KHS

Narciso Vieira,
Gerente Comercial, KHS

Alta eficiência operacional tem como resultado a redução nos custos operacionais, maior previsibilidade de capacidade de produção e consequentemente aumento na produtividade.

Hoje existem tecnologias que ajudam as cervejarias a terem grande flexibilidade, permitindo uma grande variedade de produtos e mantendo eficiência e disponibilidade em alto nível, permitindo que as cervejarias trabalhem com uma ampla gama de produtos para atender as exigências crescentes do mercado.

Richard Sanchez Eusébio, Industrial, PKG Brasil

Temos muitas variáveis que diretamente impactam na performance das linhas de envase, desde uma boa limpeza, manutenção, conhecimento operacional, insumos e embalagem. No caso específico de rolhas metálicas, podemos citar alguns pontos a serem verificados para que os envasadores tenham um melhor rendimento durante o processo de arrolhamento evitando perdas por paradas de máquina, além de perda de produto que pesa no custo final de produção.

Antes de entrar em produção os envasadores devem se certificar que as rolhas estão atendendo as especificações definidas para maquinabilidade, tais como: diâmetro interno, externo, altura, ângulo da aba para que as rolhas não fiquem travando na canaleta de transporte até a sua aplicação nas garrafas; formação e tipo do vedante aplicado corretamente para o vasilhame utilizado; vernizes de acabamento que permitam um menor atrito durante o transporte da rolha e, com isso, se obtenha um melhor desempenho.

A PKG Brasil detém tecnologia que garante a padronização de todos estes itens possibilitando o atendimento em linhas de baixa e alta velocidade fazendo com que nossos clientes tenham melhor desempenho durante o envase.

Filipe Pinheiro, Service Account Manager Beer, Sidel do Brasil

Estes dois componentes estão diretamente ligados a maior disponibilidade de linha para se alcançar maior competitividade, sem dúvida nenhuma.

Portanto, boa parte do desafio está aí, pois a maioria das linhas que temos nas cervejarias foram projetadas para rodar poucos formatos, portanto não é simples converter os equipamentos para aceitar a necessidade da variedade de hoje. Possibilitar a troca no menor tempo possível e com boa repetibilidade deve ser o foco principal. Soluções passam por realizar upgrades nos equipamentos junto com o OEM de maneira a integrar soluções mais modernas e criadas com essa finalidade ou até mesmo por vezes a troca por um equipamento de última geração já com sua concepção voltada para maior eficiência, flexibilidade e ainda entregando melhores resultados em termos de sustentabilidade. Na Sidel já temos equipamentos que atende o mercado de variety packs com o objetivo de misturar produtos diferentes numa mesma embalagem secundária, disponibilizando pacotes ainda mais personalizados para os consumidores.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno