As questões relacionadas à segurança do produto ganham relevância na indústria de bebidas
e alimentos, exigindo dos processos industriais tecnologias e equipamentos adequados
FLAVIO MORI
Há tempos o consumidor vem mudando de perfil, se tornando cada vez mais crítico e exigente quando o assunto é qualidade do produto que consome.
Em se tratando do mercado de bebidas, algumas ocorrências relativas à contaminação de produtos geraram grandes prejuízos financeiros às empresas fabricantes, além da perda de fatia de mercado e desgaste de suas marcas.
Cada vez mais, os agentes fiscalizadores intensificam as ações com base em normas/regulamentos por programas internacionalmente reconhecidos, como Codex Alimentarius, GMP (Good Manufacturing Practice), HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point) e Product Integrity Policy.
Dentre os principais requerimentos da Segurança Alimentar, aplicados à indústria de bebidas, está o HACCP, cujo um dos pré-requisitos trata dos aspectos construtivos, acabamento, concordância com os princípios de instalação sanitária e dispositivos que previnam o risco de contaminações físicas e microbiológicas.
Preocupada com as expectativas e a segurança de seus clientes, segurança do consumidor, tendências de mudanças dos hábitos de consumo mais saudáveis e criticidade com composição das bebidas (quantidade de conservante), a Krones vem desenvolvendo projetos em conformidade, utilizando a linha de válvulas Evoguard, certificada por órgãos renomados.
Selecionamos, neste artigo, alguns modelos de válvulas e suas principais características, contribuindo assim com a ampliação do conhecimento dos leitores e consumidores que somos, referente a este tema de expressiva relevância.
1 – Válvulas de duplo assento – Double Seat Valves – Mix Proof – com Seat Lifting
Principais aplicações: esta válvula é utilizada em sistemas de fluxo com fluidos de diferentes natureza, por exemplo, soluções químicas de limpeza e produto/bebida, propiciando alta eficiência de estanqueidade de forma a evitar contaminações cruzadas. E também desvio de fluxo.
Veja também
Geometria otimizada da vedação, certificada pelo EHEDG (European Hygienic Engineering & Design Group). Materiais de vedação em conformidade com as especificações de regulação 21 CFR da FDA (Food and Drug Administration) e do regulamento (CE) No 1935/2004.
2 – Válvulas de duplo assento – Double Seat Valves – Mix Proof – Asséptico
Principais aplicações: utilizada em sistemas de fluxo cujos fluidos possuem alta sensibilidade quanto às características microbiológicas, especificamente em linhas e processos assépticos, propiciando alta eficiência de estanqueidade e redução do risco de contaminação – física e mi-crobiológica. E também desvio de fluxo.
• Os foles metálicos promovem vedação hermética entre o produto e o ambiente externo.
• Geometria otimizada da vedação, certificada pelo EHEDG.
• Materiais de vedação em conformidade com as especificações de regulação 21 CFR da FDA em EPDM ou FKM HF, conforme regulamento (CE) No 1935/2004.
• Limpeza ou esterilização com vapor da câmara de segurança, por meio das válvulas de enxágue ou pelo sistema lifting, o qual promoverá a abertura/fechamento do disco superior ou inferior, momento em que a solução de limpeza fluirá removendo possíveis sujidades.
• Fole metálico com elemento de suporte, evitando a sobrecarga e oscilações deste acessório, aumentando assim a sua vida útil.
3 – Block and Bleed – Sistema de Duplo Bloqueio e Purga
Princípio de funcionamento: as válvulas de bloqueio permanecem fechadas, e a válvula de drenagem/purga aberta, enquanto os fluidos A e B passam pelas tubulações em sentido contrário. Caso o reparo de uma das válvulas de bloqueio esteja danificado, o referido fluido será drenado pela válvula de purga.
Principais aplicações: utilizado como objeto de isolamento ou bloqueio, no caso de dois fluidos diferentes passando por tubulações que possuem um ponto de conexão em comum, evitando a contaminação entre estes.