Veja como fazer uma bela festa de final de ano

materia final de ano 2Ainda dá tempo para fazer uma festa bem organizada para os colaboradores. Acompanhe as dicas de Ellen Koscianski, Gerente de Eventos Corporativos da Florianópolis Eventos, pois é preciso ficar atendo ao local, o que deve ser servido, qual o tipo de serviço mais adequado, além das bebidas.
Local – Se o evento for realizado na empresa, monte uma decoração para que o colaborador sinta que, apesar de estar no ambiente de trabalho, ele foi preparado e pensado para recebê-lo.Não esqueça que este local deve prever espaço para que as pessoas circulem e conversem entre si, afinal, o objetivo é confraternização.
O que servir – Para decidir o que servir é necessário conhecer bem as pessoas que participarão do evento. Por exemplo: os homens comem mais que as mulheres, então, se o público masculino for maior será preciso aumentar quantidade de alimentos. Já as mulheres preferem alimentos leves e menos calóricos.
É importante considerar que, na maioria das vezes, os colaboradores deverão trabalhar no dia seguinte, então, pratos pesados e muito elaborados devem ser desconsiderados.
Tipo de serviço – Essa parte é fundamental para o sucesso do evento e depende do espaço que será organizado. Entenda os tipos mais comuns de serviço:
*Coquetel: Pode ser montado à tarde e à noite e é indicado para locais com pouco espaço e é servido por garçons. O importante é garantir que a quantidade de salgados e canapés será suficiente. Vale lembrar que é importante fazer reservas extras, pois é comum que esse “coquetel” seja o jantar de muitos convidados.
*Americano (buffet): Se o espaço permitir, esta é uma boa opção. Podem ser servidas saladas, massas e carnes. Neste caso, o convidado se serve em ilhas e réchauds. Os garçons podem servir apenas as bebidas nas mesas. Vale colocar um serviço de entrada até que o horário de buffet esteja liberado.
*À francesa: Esse serviço é o mais formal e é necessário espaço para que sejam montadas mesas com até 8 convidados. O mais comum é servir uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Os garçons servem os pratos já montados e, caso queiram, os convidados podem pedir repetição.
**Um item importante: a bebida: Sirva água saborizada com frutas cítricas e ervas aromáticas, sucos frescos, coquetéis e refrigerantes. Já os alcoólicos devem ser decididos de acordo com o estilo dos convidados e harmonizado com a comida a ser servida.

materia final de ano
Uma boa dica é evitar as bebidas com alto teor alcoólico e que, mesmo as bebidas usuais (cerveja ou chope) devem ser servidas com moderação. Destilados são sempre perigosos. Vale optar por coquetéis com baixo teor alcoólico.
O que NÃO fazer em um evento na empresa:
– Evite que sejam servidos pratos que necessitem de vários tipos de talheres. Isso pode atrapalhar e até constranger o convidado. “Deixe a Lagosta ou os Escargots para um almoço só da diretoria ou da presidência da empresa. Lembre-se que ‘o menos é sempre mais’ e a simplicidade está ganhando espaço em tempos corridos”, afirma Ellen.
– Colaborador que gosta de fazer churrasco não é treinado para isso e nunca deverá assumir a churrasqueira. “Não esqueça de que aquele colaborador que gosta de fazer churrasco em casa e para os amigos, não pode ser o responsável pelo churrasco. Ele também é convidado e quer se divertir, por isso, vale ter uma equipe contratada e treinada para servir a todos e nas quantidades e no tempo adequados”
– Não deixe seus convidados em pé! Caso opte por servir coquetel, em que normalmente os convidados ficam em pé, coloque cadeiras espalhadas pelo espaço ou monte lounges para o conforto dos seus colaboradores.
– Seja democrático no tipo da música, mas nunca coloque músicas com letras dúbias ou insinuantes, como os funks. “Evite constranger alguns convidados”.
Para Ellen, o ideal é fazer um evento que seja adequado à realidade da empresa, seja no aspecto financeiro ou no estilo dos seus colaboradores. Se for uma equipe que seja mais animada e descontraída, vale pensar em realizar um churrasco em um espaço aberto como um sítio.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno