Ainda dá tempo para fazer uma festa bem organizada para os colaboradores. Acompanhe as dicas de Ellen Koscianski, Gerente de Eventos Corporativos da Florianópolis Eventos, pois é preciso ficar atendo ao local, o que deve ser servido, qual o tipo de serviço mais adequado, além das bebidas.
Local – Se o evento for realizado na empresa, monte uma decoração para que o colaborador sinta que, apesar de estar no ambiente de trabalho, ele foi preparado e pensado para recebê-lo.Não esqueça que este local deve prever espaço para que as pessoas circulem e conversem entre si, afinal, o objetivo é confraternização.
O que servir – Para decidir o que servir é necessário conhecer bem as pessoas que participarão do evento. Por exemplo: os homens comem mais que as mulheres, então, se o público masculino for maior será preciso aumentar quantidade de alimentos. Já as mulheres preferem alimentos leves e menos calóricos.
É importante considerar que, na maioria das vezes, os colaboradores deverão trabalhar no dia seguinte, então, pratos pesados e muito elaborados devem ser desconsiderados.
Tipo de serviço – Essa parte é fundamental para o sucesso do evento e depende do espaço que será organizado. Entenda os tipos mais comuns de serviço:
*Coquetel: Pode ser montado à tarde e à noite e é indicado para locais com pouco espaço e é servido por garçons. O importante é garantir que a quantidade de salgados e canapés será suficiente. Vale lembrar que é importante fazer reservas extras, pois é comum que esse “coquetel” seja o jantar de muitos convidados.
*Americano (buffet): Se o espaço permitir, esta é uma boa opção. Podem ser servidas saladas, massas e carnes. Neste caso, o convidado se serve em ilhas e réchauds. Os garçons podem servir apenas as bebidas nas mesas. Vale colocar um serviço de entrada até que o horário de buffet esteja liberado.
*À francesa: Esse serviço é o mais formal e é necessário espaço para que sejam montadas mesas com até 8 convidados. O mais comum é servir uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Os garçons servem os pratos já montados e, caso queiram, os convidados podem pedir repetição.
**Um item importante: a bebida: Sirva água saborizada com frutas cítricas e ervas aromáticas, sucos frescos, coquetéis e refrigerantes. Já os alcoólicos devem ser decididos de acordo com o estilo dos convidados e harmonizado com a comida a ser servida.
Uma boa dica é evitar as bebidas com alto teor alcoólico e que, mesmo as bebidas usuais (cerveja ou chope) devem ser servidas com moderação. Destilados são sempre perigosos. Vale optar por coquetéis com baixo teor alcoólico.
O que NÃO fazer em um evento na empresa:
– Evite que sejam servidos pratos que necessitem de vários tipos de talheres. Isso pode atrapalhar e até constranger o convidado. “Deixe a Lagosta ou os Escargots para um almoço só da diretoria ou da presidência da empresa. Lembre-se que ‘o menos é sempre mais’ e a simplicidade está ganhando espaço em tempos corridos”, afirma Ellen.
– Colaborador que gosta de fazer churrasco não é treinado para isso e nunca deverá assumir a churrasqueira. “Não esqueça de que aquele colaborador que gosta de fazer churrasco em casa e para os amigos, não pode ser o responsável pelo churrasco. Ele também é convidado e quer se divertir, por isso, vale ter uma equipe contratada e treinada para servir a todos e nas quantidades e no tempo adequados”
– Não deixe seus convidados em pé! Caso opte por servir coquetel, em que normalmente os convidados ficam em pé, coloque cadeiras espalhadas pelo espaço ou monte lounges para o conforto dos seus colaboradores.
– Seja democrático no tipo da música, mas nunca coloque músicas com letras dúbias ou insinuantes, como os funks. “Evite constranger alguns convidados”.
Para Ellen, o ideal é fazer um evento que seja adequado à realidade da empresa, seja no aspecto financeiro ou no estilo dos seus colaboradores. Se for uma equipe que seja mais animada e descontraída, vale pensar em realizar um churrasco em um espaço aberto como um sítio.