Consumo de álcool entre universitários

Jovem-bebida-hg-20100615Pesquisa pode ajudar estudantes a consumir moderadamente

Com qual frequência os universitários consomem álcool? Em que situações? Quanto bebem em cada ocasião? Uma auto avaliação desperta reflexão sobre o consumo? Essas são algumas das informações que uma pesquisa nacional, realizada em parceria pelo CIEE e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pretende levantar. A pesquisa pretende avaliar uma intervenção online para a redução do uso de álcool e suas consequência entre universitários e está disponível na área Estudantes, do site do www.ciee.org.br.
Os respondentes, além de obter informações sobre a frequência de seu consumo e os riscos envolvidos no uso excessivo, também poderá receber informações de quantas calorias ingere com o uso do álcool; quantos quilos a mais isso pode render; quanto dinheiro tem dispendido com bebidas alcoólicas, entre outras. As informações poderão ser enviadas para seu e-mail ou mesmo impressas para que possam consultá-las novamente.
O objetivo da intervenção é despertar a crítica dos estudantes sobre as consequências do consumo exagerado do álcool e, assim, promover redução do mesmo.
Resultados iniciais apontaram que: 89% deles afirmam ter consumido álcool nos três meses que antecederam a pesquisa. O consumo pesado episódico (muitas doses de uma vez, com possível embriaguez), foi referido por metade (52%) dos universitários. Cada estudante afirmou ter vivenciado em média duas consequências associadas ao uso de álcool nos últimos três meses, como pegar carona com alguém que bebeu, atitudes impulsivas e arrependimento posterior. A avaliação preliminar demonstrou resultados promissores na mudança de comportamento dos universitários.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno