Carnaval afeta as vendas do varejo

Inadimplência no período também aumentou

O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que, do dia 01/02/15 até o dia 15/02/15, as vendas no varejo paulistano – à vista e a prazo – caíram cerca de 8,6% sobre o mesmo período de 2014. No ano passado, as vendas em fevereiro não foram afetadas porque o Carnaval foi somente em março.
Em relação à primeira quinzena de janeiro de 2015, também houve recuo, de aproximadamente 9%, em razão do Carnaval.
“Conforme esperado, o movimento no comércio da capital na quinzena foi prejudicado pelos primeiros dias de Carnaval. Os consumidores começaram a deixar a cidade na sexta-feira, 13/2”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele completa que os dados não podem ser projetados para o mês de fevereiro como um todo.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, e é baseado em amostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Reúne indicadores sobre vendas a prazo e à vista, inadimplência e recuperação de crédito.

A prazo X À vista

Segundo o IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo), do Balanço de Vendas, o movimento das vendas a crédito caiu 7,1% na primeira quinzena de fevereiro de 2015 ante o mesmo período de 2014. Em relação aos primeiros quinze dias de janeiro, houve diminuição de 10,5%, explicada pela base forte de janeiro, que contou as liquidações de início de ano.

Inadimplência

O IRI – Indicador de Registro de Inadimplentes, que mede o volume de carnês em atraso, aumentou 9,6% na quinzena, sobre o mesmo período de janeiro. A variação é sazonal: a inadimplência começa baixa em janeiro e tende a aumentar em fevereiro e março.

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