ABS-RS escolhe Melhor Sommelier no Wine Summit Pocket

Sommelier, chef, enólogo,
diretor de vinhos do Grupo Fasano e presidente da
ABS-Brasil, Danio Braga
será uma dos painelistas
do Wine Summit Pocket
Crédito: Sergio Pagano

Sommelier pode incrementar em 30% lucratividade de restaurantes

“Hoje em dia o sommelier tem múltiplas funções dentro de um negócio, desde o trabalho como wine manager, administrador de capital (estoques) a vendedor de vinhos em si. Mas a função mais importante para esse profissional continua sendo o elo entre o produtor e o consumidor final”. A declaração do italiano Danio Braga, fundador e atual presidente nacional da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), antecipa o tema que o Wine Summit Pocket colocará em evidência neste sábado (4), durante bate-papo promovido pela seccional gaúcha da entidade.

O evento ocorre das 17h às 19h, concomitante com a revelação e entrega dos troféus da primeira edição do concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul 2021, além dos oito destaques gaúchos do Prêmio ABS-RS 2020 e 2021, eleitos pelo voto popular. A diretoria e o conselho da entidade também anunciarão o embaixador ou embaixadora da ABS-RS indicado, de forma exclusiva, por eles. Diretamente de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal da ABS-RS no Youtube.

Com extensa experiência internacional entre formação e atuação profissional, Vinícius de Miranda Santiago
é sommelier da Evino e atual diretor de Degustação da ABS-RS. Ele integra a trinca de convidados na mesa-redonda Wine Summit Pocket
Crédito: Carol Essan – Essan Studio

Participam da mesa-redonda os reconhecidos sommeliers Danio Braga (presidente da ABS-Brasil), Vinícius de Miranda Santiago (diretor de Degustação da seccional gaúcha), Patrícia Binz (diretora de Marketing da ABS-RS) e Andreia Gentilini Milan (diretora das ABS-Brasil e ABS-RS). Com mediação da gestora da Wine South America, Jussara Konrad, os três convidados debaterão sobre a importância do sommelier nos negócios e como a profissão é estratégica para a rentabilidade de bares, restaurantes e no comércio de vinhos.

De acordo com o fundador e presidente da ABS-Brasil, Danio Braga, a atuação de um profissional qualificado dentro dos negócios ajuda a incrementar o faturamento, especialmente os voltados para a alimentação.

“Dentro dos restaurantes, principal negócio para atuação de um sommelier, o trabalho de um profissional do vinho acaba tendo um peso muito importante para o faturamento da casa. Em média, ele contribui de 25% a 30% no faturamento, demonstrando suma importância para a lucratividade do estabelecimento”, antecipa Braga, que também é sommelier, chef, enólogo e diretor de vinhos do Grupo Fasano.

Andreia Gentilini Milan traz o conhecimento de mais de 15 anos como sommelière no setor vitivinícola brasileiro para o Wine Summit Pocket. A especialista também é consultora em gestão da categoria vinhos, co-fundadora da
Amitié Espumantes e Vinhos e membro
das diretorias da ABS-Brasil e ABS-RS
Crédito: Silvana Gentilini

O presidente da ABS-RS, Júlio César Kunz, reitera a importância da profissão e explica que, ao contrário do que muitos pensam, o sommelier não indica necessariamente vinhos mais caros. Segundo Kunz, muitas vezes, o profissional recomenda um vinho mais econômico, porém mais alinhado à experiência que o cliente procura.

“Justamente por indicar a bebida mais adequada é que vai ajudar, inclusive aqueles consumidores que pedem uma cerveja comum ou um refrigerante, a se sentirem mais seguros para escolher um vinho. Além disso, quem bebe um vinho num restaurante tem uma probabilidade muito maior de pedir uma sobremesa, um licor e um café para finalizar a refeição. E é exatamente por isso, por conta do bom serviço do vinho, que o tíquete médio dos consumidores em restaurantes também amplia, chegando até 40% de incremento”, complementa o presidente da ABS-RS, reforçando a participação estratégica do sommelier para o sucesso dos negócios.

1º Concurso Melhor Sommelier do RS já tem finalistas

Além do bate-papo do Wine Summit Pocket, um dos momentos mais aguardados do dia será o anúncio do vencedor do primeiro concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul. Na manhã de sábado (4), os três finalistas, Deisi da Costa (Bento Gonçalves), Felipe Guarnieri de Lima (Bento Gonçalves) e Luiz Gustavo da Silva Buske (Canela), disputam o título, em uma prova prática.

A diretora de Marketing da ABS-RS, a sommelière e mestre em Turismo e Hospitalidade Patrícia Binz, apresenta sua expertise na atuação de hotéis e restaurantes no Wine Summit Pocket
Crédito: Hemily Vieira

No certame serão avaliados diversos pontos, como a identificação de determinadas bebidas servidas às cegas, erros em uma carta, além dos candidatos apresentarem o serviço formal do vinho. A transmissão da prova será ao vivo, das 9h às 12h, também pelo canal da ABS-RS no Youtube, e o resultado será anunciado durante o Wine Summit Pocket, entre 17h e 19h.

Além do título de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, o vencedor terá a oportunidade de ser preparado pela ABS-RS para participar do Concurso de Melhor Sommelier do Brasil, que ocorre no próximo ano, e ganhará as passagens e a hospedagem para a competição nacional. No total, os prêmios para o campeão alcançam um valor equivalente a mais de R$ 10 mil.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno