Pesquisa Revela Hábitos da Educação Financeira no Brasil e o Impacto no Varejo

Resultados destacam a necessidade de soluções inovadoras para aperfeiçoar a experiência
de compra, especialmente para as novas gerações

A pesquisa da Fiserv “Carat Insights 2024 – Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos” destaca que a bancarização dos jovens começa antes dos 18 anos. Segundo a Pesquisa, 73% dos brasileiros com filhos menores de idade – os nativos digitais, enquadrados na geração Alpha e Z –, já oferecem a eles acesso às instituições financeiras, seja em formato de conta digital (39%), cartão adicional da conta dos pais (24%) ou cartão pré-pago (10%).

Para os que permitem acesso dos filhos a algum tipo de cartão, 74% querem dar autonomia e ensiná-los como gerenciar seu dinheiro; 48% almejam garantir a segurança do seu próprio cartão, evitando que ele seja utilizado por terceiros; e 46% desejam acompanhar e monitorar as despesas de seus dependentes.

“Estudar o mercado brasileiro nos permite acompanhar a evolução do comportamento e oferecer as melhores tecnologias e soluções para apoiar estabelecimentos comerciais e instituições financeiras. A realidade mostra que os varejistas precisam estar atentos a esse novo perfil de público, que nasce digital, faz compras com um clique e preza pelo imediatismo. Para este consumidor, inovações tecnológicas como a tokenização podem ser uma grande aliada para melhorar a experiência de compra”, destaca Giuliana Cestaro, diretora de Produtos Software Express da Fiserv Brasil.

A pesquisa também aponta que os brasileiros são clientes de 3,4 bancos, em média, em uma proporção equivalente entre instituições digitais (1,6%) e tradicionais (1,8%), e que 18% dos entrevistados se relacionam com cinco ou mais instituições financeiras. Além disso, 97% deles costumam acessar o banco online, enquanto o mobile banking (53%) é a opção mais escolhida na hora de interagir com a instituição.

Meios de pagamento

Como o levantamento do próprio Banco Central já indica, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelo consumidor (92%), seguido por cartão de crédito (76%), débito (74%), dinheiro (69%), boleto (44%), carteiras digitais (27%), cartão de benefício (7%), tag veicular (6%) e cheque 3%. Nove de cada 10 pessoas realizam pelo menos uma transação com o Pix por semana e 32% realizam mais de 10 transações de Pix por mês – porcentagem maior do que a apontada em 2022 (25%).

A prioridade de escolha do meio de pagamento segue a seguinte ordem: segurança (67%), descontos e promoções (66%), rapidez (64%), possibilidade de parcelamento, (34%), que seja virtual para evitar contato (23%), por sempre utilizar o mesmo (13%) e outro (1%). O Pix é considerado o mais seguro para 60% dos brasileiros, seguido por cartão de débito (40%), débito automático (40%), cartão de crédito (34%), carteiras digitais (30%) e dinheiro em espécie (28%).

Experiência Omnichannel

As compras físicas continuam sendo frequentes. Uma vez por semana, 46% dos entrevistados compram presencialmente, enquanto 29% compram pela internet e 22% em lojas que possuem múltiplos canais por semana. A proporção de pessoas que compram em lojas físicas a cada duas semanas é menor (41%) em comparação às compras online (54%) e em lojas integradas (43%).

O levantamento mostra que seis em cada dez pessoas compram e/ou vendem pelas redes sociais e o Pix (89%) e o cartão de crédito (46%) são os meios mais utilizados para essas compras. “O movimento das redes sociais para integrar o pagamento dentro de suas plataformas facilita para quem compra e quem vende. Esse conceito vem evoluindo a forma de fazer novos negócios e a Fiserv tem a tecnologia necessária para ajudar os clientes a ganharem escala”, comenta Giuliana.

O Futuro do Dinheiro

Nos próximos dez anos, apenas 2% acreditam que o Pix não vai mais existir, enquanto 5% não acreditam na existência de carteiras digitais, cartão de crédito ou débito. O dinheiro em espécie deve acabar para 17% dos entrevistados, tendo uma sobrevida maior do que a do cheque: para 56%, este meio deve desaparecer na próxima década.

 

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